Para iniciar a postagem da Avaliação do VW Polo Track, vou lembrar a tradução da palavra alemã Volkswagen para o português. Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. A fabricante de automóveis germânica foi fundada em 1937 pelo governo da época com o nome de Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, ou, ‘sociedade para a preparação do carro do povo alemão’.
E assim foi, por isso, o modelo de maior sucesso em vendas da empresa, o qual ganhou o mundo, foi o VW Fusca, originalmente chamado de VW Sedan. Aqui no Brasil, durante anos seguidos o Fusca foi sinônimo de carro popular, até ser substituído pelo VW Gol, o qual foi lançado em maio de 1980. Este último permaneceu durante 27 anos consecutivos na liderança em vendas. O Gol saiu de linha, ou foi descontinuado, no final de 2022. Porém, uma fabricante com tanta tradição em produzir modelos ‘populares’, não poderia deixar de ter esse tipo de produto. Sendo assim, o escolhido para ser o substituto do Gol é o VW Polo Track.
Para se diferenciar das outras versões, o Polo Track tem um visual exclusivo. O capô traz ao centro vincos acentuados em formato de V e também nas extremidades. Os faróis com máscara escurecida têm assinatura em LED. A grade frontal tem acabamentos em preto fosco, e o VW, símbolo da marca, ao centro. O para-choque é na cor da carroceria, com uma grade escurecida na parte inferior.
Nas laterais do VW Polo Track, as colunas das portas têm apliques pretos, as capas dos retrovisores são na cor da carroceria e a base preta. Elas trazem luzes de direção. Os vincos aparecem na linha das maçanetas, também na cor da carroceria e abaixo nas portas. As rodas com calotas são de aço 15 polegadas e os pneus 185/65 R15.
A traseira do VW Polo Track tem um pequeno aerofólio que sai do teto, nele está também o break light. No vidro traseiro há o limpador no centro. As lanternas são escurecidas, enquanto que há vincos na tampa do porta-malas para liga-las. No meio da tampa o logotipo VW e abaixo dele a inscrição ‘POLO’. O para-choque na cor da carroceria vem com refletores nas extremidades.
No interior, o VW Polo Track segue o padrão dos veículos de entrada, ou veículos populares. O painel é de material plástico, assim como o volante multifuncional com a base reta. O quadro de instrumentos traz velocímetro e conta giros analógicos, com uma tela TFT no centro, a qual mostra as informações do computador de bordo, entre elas, a velocidade digital e também o indicador de mudança de marchas.
O ar-condicionado mecânico no VW Polo Track é item de série, enquanto que a central multimidia, denominada Rádio Media Plus II com Android Auto e Apple Carplay é item opcional. Ela custa R$ 920,00 e acompanha quatro alto falantes, a antena de teto, o indicador multifunções, a tomada USB tipo C (a VW não oferece mais modelos com porta USB-A, até nos de maior valor), e o volante multifuncional. Os bancos revestidos em tecido, trazem frisos vermelhos.
Montado na plataforma MQB, o VW Polo Track tem mais espaço que o VW Gol. Seu comprimento é de 4,07 m, para uma distância entre-eixos de 2,56 m. A largura é de 1,75 m e a altura 1,47 m. Já a capacidade do porta-malas é de 365 litros, porém, o encosto traseiro pode ser rebatido, o que amplia a capacidade para transportar carga.
No que diz respeito a motor e câmbio do VW Polo Track 2023, ele herdou o powetrain do irmão de marca aposentado, ou seja, é o mesmo do VW Gol. O motor é o 1.0L MPI Flex com 3 cilindros acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Sua potência é de 84 cv (E)/ 77 cv (G) e o torque que este conjunto entrega é de 10,3 kgfm (E)/ 9,6 kgfm (G).
No primeiro contato com o VW Polo Track 2023, o motorista percebe que ele mantém no desenho da carroceria um visual que remete a uma evolução do icônico VW Gol. Já ao observar o interior, fica evidente que se trata de um modelo de entrada. Isso por causa do painel e volante de material plástico e o revestimento dos bancos em tecido.
Porém detalhes, como por exemplo, a tela TFT no centro do quadro de instrumentos dá aquele toque de modernidade, o qual está ainda mais ressaltado, por causa da tela multimídia, porém é um item opcional.
Em termos de conforto, o motorista encontra no Polo Track boa posição para dirigir e fácil visualização do painel e espelhos retrovisores, os quais não têm ajustes elétricos, assim como nos vidros traseiros, no entanto, os vidros dianteiros possuem comandos elétricos de série.
Após ligar o motor, pouco do ruído entra na cabine, o que confirma que o isolamento acústico é bom. Depois disso, após engatar a primeira marcha, e acelerar, as marchas são trocadas de maneira simples, pois o pedal da embreagem é leve e a alavanca ajustada, o Polo Track tem aceleração de 0 a 100 km/h 13,4 s (E) / 13,8 s (G), sendo assim ele arranca rápido, e desenvolve velocidade rapidamente nos terrenos retos.
Ao rodar na cidade, o Polo Track passa com suavidade nas valetas, lombadas e asfalto ondulado. O condutor só vai lembrar que se trata de um carro com motor 1.0L sem turbo, ao chegar em uma subida sem estar embalado. Nestas condições o melhor é manter a segunda marcha engatada, até passar o obstáculo.
O Polo Track também tem performance aceitável na estrada. Em linha reta atinge a velocidade de 120 km/h rapidamente, tem folego, pois ao atingir a velocidade desejada, ele estabiliza. Só no caso de uma redução de velocidade, para retomar, o motorista irá trocar a marcha, esperar encher o motor e depois engatar a quinta marcha na velocidade de cruzeiro. Além disso o VW Polo Track 2023, escolhido para substituir o VW Gol, também é um carro econômico, como mostraremos a seguir.
O VW Polo Track faz na cidade 9,3 km/L quando abastecido com etanol e 13,5 km/L ao ter gasolina no tanque. Quando ele vai para a estrada, utilizando o álcool, o consumo é de 10,5 km/L e 15 km/L quando o tanque está abastecido com gasolina. Para esta Avaliação, a Volkswagen entregou o Polo Track 2023 abastecido com etanol e o consumo mostrado no computador de bordo foi de 8,1 km/L no circuito urbano e 11 km/L na estrada, sempre com o ar-condicionado ligado.
O preço do VW Polo Track 2023 é R$ 81.370. No período em que vale o desconto oferecido pelo Governo Federal para incentivar a compra de carros novos ele foi comercializado por R$74.990. Entre os itens de série ele traz os dois aibags dianteiros obrigatórios e dois airbags laterais. O sistema de auxílio a frenagem ABS/EBD, auxilio para saída em rampa, controle de tração/estabilidade/ bloqueio do diferencial, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, dois alto falantes e preparação para som, vidro elétrico dianteiro e travamento das portas. Como opcional está o sistema multimidia ao custo de R$ 920,00. Por se tratar de um carro de entrada, o VW Polo Track atende as necessidades de um consumidor que tem a necessidade de um veículo para este fim.
Motor VW Polo Track 2023: 1.0L MPI
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Cilindrada: 999 cm³
Injeção de combustível: Multiponto
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Tambor
Pneus: 185/65 R15
Comprimento: 4.079 mm
Distância entre-eixos: 2.566 mm
Largura: 1.751 mm
Altura: 1.471 mm
Porta-malas: 365 litros
Tanque de combustível: 52 litros
Colaborou: VW do Brasil
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
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