Por: Edison Ragassi
O novo Renault Duster foi lançado em março de 2020 já como modelo 2021. Apesar das modificações visuais e tecnológicas, na época do lançamento havia a expectativa de que a fabricante também incluiria o motor turbo, o que só veio a acontecer em março de 2022 quando chegou o Duster ano 2022 modelo 2023 com o motor TCe 1.3 Flex só é oferecido na opção topo de linha, ou seja, a Iconic.
O visual dianteiro do Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe traz o capô com os vincos acentuados. A grade traz frisos cromadas e o símbolo da Renault em forma de losango bem grande no centro.
Os faróis ostentam ao redor a assinatura em LED na forma de um “C”, uma característica da atual linha Renault. Foi adotada uma moldura frontal e o para-choque na parte superior tem a cor da carroceria, enquanto que na parte inferior a cor é preta. Há também uma grade no centro e quatro luzes de neblina, sendo que duas estão na região da placa e outras duas nas extremidades inferiores.
O Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo traz nas laterais a linha de cintura alta, em relação ao SUV comercializado até 2020, a área envidraçada diminuiu de tamanho, e as portas foram redesenhadas. Nos para-lamas dianteiros e traseiros há ressaltos para passar a impressão de robustez. As caixas das rodas são com molduras, as quais se unem por um friso colocado na coluna inferior.
Ainda nos para-lamas uma moldura retangular acomoda a lâmpada sinalizadora. Os vincos estão abaixo das maçanetas, as quais são têm a cor da carroceria. Já os retrovisores usam as capas na cor preta, a mesma das molduras dos vidros e apliques nas colunas das portas. As rodas são em liga leve 17 polegadas com pneus 215/60 R17. Ainda na linha 2023 o Renault Duster Iconic recebeu novas barras no teto.
Ainda comparado com o Duster vendido até 2020, a traseira recebeu uma nova tampa do porta-malas e novo para-choque. Porém, o que mais chamou a atenção foi que as lanternas receberam o formato quadrado, com uma cruz no centro e passaram a ser em LED. No centro da tampa está estampado bem grande a palavra ‘DUSTER’ com a logomarca da Renault acima e nas pontas do para-choque estão os refletores e as luzes de ré.
O Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe manteve no interior as características de um veículo versátil, porém, aprimoraram os materiais de acabamento. O volante é multifuncional revestido em couro. O painel é amplo e no quadro de instrumentos as informações são mostradas de maneira analógica, no caso o velocímetro e o conta-giros, e digitais na tela colocada no centro.
A central multimídia é a Display Link de 8 polegadas. Oferece conectividade wireless, sem cabos, para o espelhamento de smarphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. A tela de 8” é sensível ao toque. Nela são projetadas as imagens da câmera de ré com guias dinâmicas.
O sistema de auxilio para estacionamento mostra imagens da traseira, lado direito, lado esquerdo e dianteira
Na versão Iconic, ou seja, a topo de linha, o sistema Multiview, o qual permite visualizar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road e também de estacionamento. A conexão USB está na parte inferior do painel. Ele possui ainda layout personalizável, conexão via Bluetooth e informações como temperatura externa e horário direto na tela. Para auxiliar o motorista na economia de combustível a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring.
No que diz respeito as dimensões e capacidades, o Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe tem comprimento de 4,3 m. Sua distância entre-eixos é de 2,6 m. A largura é de 1,8 m, enquanto que, com as barras de teto chega a altura de 1,6 m. No porta-malas a capacidade sem rebater os bancos é de 475 litros e no tanque de combustível recebe até 50 litros.
Estas dimensões conferem ao Duster espaço interno privilegiado, uma qualidade exaltada pelos compradores, desde o lançamento. O ângulo de entrada do Renault Duster é de 30°, já o ângulo de saída é de 34,5° enquanto que o ângulo de transposição é de 13°.
E o que faltou no Duster 2021 foi incluído no Duster 2023. O motor turbo TCe 1.3 Flex. Importado da Espanha, foi desenvolvido em parceria com a Daimler, ele traz soluções desenvolvidas e testadas na F1, como por exemplo, a injeção de combustível direta central com 250 bar de pressão, o turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.
O motor 1.3 TCe trabalha acoplado ao novo câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas. Este conjunto faz com que o Duster Iconic 2023 tenha potência de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) disponíveis entre 1.600 rpm e 3.750 rpm. Na prática é mesmo powertrain utilizado no Renault Captur lançado em junho de 2021.
Como já comentado, o Renault Duster impressiona quem entra pela primeira no SUV, em um primeiro momento, por causa do espaço interno para todos os ocupantes. Também é fácil fazer os ajustes do volante, banco e espelhos na melhor posição para dirigir.
As informações do painel de instrumentos do Renault Duster Iconic 2023 são fáceis de visualizar, o mesmo ocorre com as mostradas na tela do multimídia o uso é intuitivo. Só é necessário prestar um pouco mais de atenção ao sintonizar e salvar as emissoras de rádio preferidas, aliás o sistema está atualizado para sintonizar as emissoras de FM que operam na faixa estendida que inclui frequências de 76,1 a 87,5 MHz.
Para acionar o motor, o Duster Iconic tem o botão de partida, o sensor é semelhante a um cartão, com ele dentro do carro é só pisar no pedal do freio e apertar este botão que o TCe entra em funcionamento. Depois disso, basta posicionar a alavanca do câmbio na posição ‘D’, soltar o freio de mão e pisar levemente no acelerador.
E aqui vale uma comparação, o motor TCe deixou o Duster muito mais esperto que a versão com o propulsor 1.6 SCe. Apesar da menor litragem (1.3L), o motor turbo entrega torque de 27,5 kgfm enquanto que o aspirado (1.6L) oferece 16,2 kgfm de torque. Esta diferença é sentida logo ao arrancar.
Depois disso, desenvolve velocidade de maneira constante e ao entrar em uma subida não perde o folego. No circuito urbano, graças a boa altura em relação ao solo, passa por valetas, lombadas e buracos com certo conforto e sem raspar o assoalho.
A direção possui assistência elétrica com calibragem ideal tanto para as manobras de estacionamento, como também nas curvas mais severas.
Por falar em manobras de estacionamento, o sistema 3D de câmeras para auxilio de estacionamento do Duster Iconic 2023 é um ótimo auxiliar para entrar nas vagas apertadas das garagens dos prédios, por exemplo.
E ao entrar na estrada, ele tem um bom desempenho. Nos primeiros metros, quando é exigido um pouco mais do acelerador, há uma pequena diferença para ele reagir. Mas isso ocorre só até chegar na velocidade necessária, no caso 120 km/h. Depois disso ele estabiliza e com o motor cheio, o motorista não encontra dificuldades ao realizar uma ultrapassagem.
Já as retomadas são um pouco mais lentas, porém, muito melhores que as obtidas com o Duster que utiliza o motor 1.6L aspirado. No geral, o Duster Iconic 2023 TCe 1.3 Flex, é um veículo projetado para atender as necessidades de uso urbano e rodoviário, com características esportivas e familiares.
Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe faz 7,7 km/ litro na cidade e 8,4 km/L na estrada quando abastecido com Etanol. Ao utilizar gasolina o consumo é de 10,8 km/L no ciclo urbano e 11,5 km/l na rodovia.
Na Avaliação de AutoAgora.com.br, o Duster Iconic 2023 foi entregue abastecido com 100% de Etanol, o SUV foi utilizado em várias situações comuns ao usuário, como por exemplo em trajetos urbanos para ir ao supermercado, deslocamentos no trabalho, enfrentando trânsito congestionado, subidas, descidas, entre outros e na rodovia, sempre com o ar-condicionado ligado. O consumo de combustível mostrado no computador de bordo foi de 7,3 km/l na cidade e 8,1 km/L na estrada.
O preço do Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe é R$ 141.290. Entre os itens de série ele vem equipado com airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro.
Os vidros são elétricos nas quatro portas, vem de série com o Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR). O banco do motorista tem a regulagem de altura manual, ainda a luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira.
Para a versão Iconic topo de linha do Duster o comprador conta ainda com os vidros elétricos defunção um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, sensor de estacionamento traseiro com câmera, ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.
Além disso, vem com o sistema Multiview composto por quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento Premium e apoio de braço.
No total são 7 opções de cores oferecidas pela Renault para o Duster Iconic 2023. A Vermelho Vivo não tem custo extra e a Branco Glacier custa R$ 700,00. Já ao custo de R$ 1.650,00 a Renault oferece as cores Prata Étoile, Bege Dune, Marrom Vison, , Cinza Cassiopé e Preto Nacré.
Motor: 1.3 16V TCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada:1.332 cm³
Potência: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque: 27,5 kgfm (E/G) entre1.600 rpm e 3.750 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Comprimento: 4.376 mm
Largura:1.832 mm
Altura: 1.693 mm
Entre-eixos: 2.673 mm
Porta-malas: 475 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Colaborou: Renault Brasil
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
4 Comments
[…] Leia também, Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo […]
[…] Na picape Renault Oroch Outsider 2023 o motor é o turbo TCe 1.3 flex. Ele está acoplado ao câmbio automático CVT XTRONIC com 8 marchas simuladas. Este conjunto entrega 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm de potência, já o torque é de 27,5 kgfm (E) entre 1.600 e 3.750 rpm. Este motor foi desenvolvido em conjunto com a Daimler, ele estreou no Renault Captur 2022 e depois foi incluído também no Renault Duster 2023. […]
Porque ninguém comenta a grande falha de projeto? Como fabricam um SUV sem a opção de desligar o controle de tração ?
A Renault, até por questões de segurança, optou por não colocar o botão para desabilitar o controle de tração. Porém na picape Oroch, com mesmo motor e câmbio há o botão para desabilitar o controle de tração. Ele fica desativado até a velocidade de 30 km/h e depois volta a habilitar. Obrigado por deixar sua opinião.