Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Pata iniciar nossa Avaliação do Renault Kardian, vale avisar: esqueça o que você conhece dos outros modelos da Renault comercializados no Brasil como Sandero, Stepway, Logan e Duster. Isso porque eles foram desenvolvidos pela subsidiária da fabricante francesa na Romênia, a Dacia, mas passaram por atualização para serem vendidos no Brasil. O Renault Kardian é o primeiro veículo fabricado no Paraná, onde está a unidade produtiva da empresa, com a plataforma RGMP, Plataforma Modular do Grupo Renault. E nela podem ser montados modelos com motor a combustão, híbridos e 100% elétricos.
Nova identidade visual Global para o Renault Sandero Kardian
Isso fica evidente ao observar o desenho do carro, a dianteira do Kardian traz a nova identidade visual global da Renault. O capô tem vincos acentuados. O sistema de iluminação com assinatura em LED na parte superior é ligado por um friso cromado e os faróis são FULL LED. A grade frontal na cor preta traz no centro o ‘Nuvo er’, ou seja, o logotipo da Renault em forma de diamante atualizado, ela também tem vários diamantes esculpidos em tamanho menor. A grade inferior também é grande e o retângulo no centro é um dos sensores do sistema ADAS e nas pontas do para-choque estão os faróis de neblina.
Teto e molduras na cor preta, e as rodas escurecidas ressaltam o visual esportivo do Kardian/ Foto: Divulgação Renault
Por sua vez, a lateral do Renault Kardian Première Edition turbo TCe tem os para-lamas vincados, as caixas das rodas com molduras, elas são ligadas por um friso, as rodas são de liga leve 17 polegadas diamantadas e escurecidas, calçadas com pneus 205/55 R17. O teto preto tem as barras funcionais e modulares. Já a área envidraçada traz as molduras pretas, mesma cor dos apliques nas colunas e capas dos retrovisores, os quais acomodam as lâmpadas de direção e as maçanetas são na cor da carroceria.
Na traseira, chama a atenção as lanternas em formato de C no Renault Kardian
Ao observar o desenho da traseira do SUV Kardian, a partir do teto, observa-se que a antena é do tipo barbatana de tubarão. O aerofólio que sai da parte superior do carro, acomoda também o breaklight. O vidro tem as extremidades arredondadas. As lanternas traseiras são em LED, elas formam um ‘C’ e um vinco liga uma a outra. Bem ao centro da tampa do porta-malas está o logotipo da Renault. O para-choque é preto com detalhe Prata e refletores nas extremidades.
Painel digital, volante multifuncional, multimídia com tela 8 polegadas no Kardian da Renault
Quem conhece os outros modelos da Renault, ao entrar no Kardian Première Edition tem a impressão de se tratar de um automóvel de outra fabricante. Isso porque, a exemplo do exterior, o interior também é novo. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital com tela 7 polegadas, não há ponteiros e ele oferece três modos de visualização. Nele o motorista visualiza as informações tradicionais como velocidade, giro do motor, quantidade de combustível, e também todas as funções do sistema ADAS de auxílio ao condutor. O volante de três raios é multifuncional e revestido em couro, com ajuste de altura e profundidade.
O sistema multimídia tem a tela 8 polegadas sensível ao toque. Ele aceita conexão com Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Na tela há o acesso às regulagens do sistema Multi-Sense e os três modos de condução: Eco, Sport e My Sense, porém só na versão Première Edition, igual a avaliada.
Tela sensível ao toque para o multimídia onde é possível selecionar o modo de condução
A sofisticação é confirmada com o Ambient Lighting, pois há 8 opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos. A iluminação em LED também está nos painéis das portas dianteiras e o sistema de áudio vem com 6 alto falantes. O ar-condicionado é digital.
Sistema de ar-condicionado digital de uma zona no Renault Kardian
Outra novidade no interior do Kardian é console alto, nela há duas entradas USB A e C e o carregador por indução com resfriamento do smartphone. A alavanca do câmbio é do tipo joystick, sem acionamento mecânico denominada e-shifter. O freio de estacionamento é eletrônico e os bancos são revestidos em tecidos com detalhes laranja.
Por se tratar de um SUV compacto, o Renault Kardian tem 4,12 m de comprimento, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,60 m, ela define o espaço interno do carro. Sua largura é de 2,02 m e a altura de 1,6 m, isso contando as barras no teto. A altura livre do solo do Kardian é de 209 mm, com ângulo de entrada de 20°, por sua vez o ângulo de saída é de 36°. No porta-malas a capacidade é de 358 litros, porém, eles podem ser rebatidos totalmente, 40/60 e 60/40. O tanque recebe até 50 litros de combustível.
Renault Kardian Première Edition, é o primeiro da marca com o motor turbo TCe 1.0 3 cilindros
Como foi dito no início da postagem, no Kardian é tudo novo, inclusive o motor e câmbio. Ele é uma variação do 1.3 TCe Flex turbo de quatro cilindros desenvolvido em parceria com a Daimler e que traz soluções usadas nos motores de F1. No SUV compacto a Renault estreia o motor 1.0 Turbo TCe. Ele traz tecnologias como a injeção direta de combustível a qual acontece com a pressão de 200 bar, os injetores são centrais, os quais foram desenvolvidos para etanol. O turbocompressor tem a pressão máxima de 1.5 bar controlada com válvula wastegate.
Assista o vídeo no Canal autoagoracombr
O comando de válvulas do motor do Renault Kardian trabalha com temporização variável nas válvulas de admissão e escape. Já o cabeçote é em formato delta, o coletor de escape está integrado ao cabeçote e ele ainda tem o sistema Start & Stop, o qual faz o motor desligar, quando para em um semáforo, por exemplo, e ligar imediatamente ao tirar o pé do pedal do freio.
Renault Kardian Première Edition turbo TCe com o câmbio automático de dupla embreagem e alavanca tipo joystick
Para completar as informações do trem de força do Renault Kardiam, o câmbio é automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem banhada em óleo com opção de trocas das 6 marchas nas aletas atrás do volante (paddle-shifts). Sendo assim, a potência do motor do Kardian é 125 cv (E) / 120 cv (G) a 5.000 rpm. Enquanto que o torque é 22,4 kgfm (E)/ 20,4 kgfm (G). Vale ressaltar que o óleo indicado para o motor Renault 1.0 Turbo TCe é o 5W40.
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Quando sabemos que se trata de um carro novo, montado em uma plataforma que não foi utilizada, a vontade de visualizar, observar os detalhes, entrar, conhecer e dirigir é muito maior, do que por exemplo, a de um veículo que passou por um facelift. Por isso acredito que um interessado em comprar um modelo Renault, logo ao entrar na concessionária, vai perceber que o Kardian se destaca entre os demais.
Logo ao entrar o Kardian chama a atenção pelos detalhes de acabamento
Depois do primeiro contato visual externo, as surpresas continuam ao entrar no SUV Kardian, pois o interior é muito agradável e confortável. Para perceber que se trata de um veículo moderno, o simples toque no botão que aciona o motor, também liga o painel de instrumentos 100% digital, o qual mostra uma mensagem de boas vindas.
Na sequência, vale utilizar com o carro parado os comandos disponíveis no volante multifuncional e também navegar nas funções que são acionadas ao tocar a tela multimídia. E após os ajustes do banco e espelhos, acelerar para tirar o Kardian da posição estacionária. A alavanca do câmbio tipo joystick é simples de entender, apesar de ser diferente das convencionais. Só merece atenção ao estacionar, pois a função P (Parking) é acionada em um botão e não na alavanca.
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe/ Foto: Divulgação Renault
Ao acelerar, ele responde prontamente com pouca pressão no pedal direito. Circulando na cidade, ele desenvolve velocidade de maneira constante, responde bem quando é necessário frear. As suspensões estão bem calibradas, passa de forma confortável nas valetas, buracos e lombadas. Também é fácil fazer manobras, como por exemplo, encostar entre dois carros, pois os sistemas de auxilio como os sensores e câmeras funcionam muito bem.
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Já ao entrar na estrada, o desempenho também impressiona, pois atinge a velocidade máxima da via sem esforço. O câmbio de dupla embreagem, funciona bem é quase que como não estar lá, pois a velocidade do carro aumenta, as marchas mudam e o motorista não percebe estas mudanças. A Renault produziu um carro de qualidade, o qual agrada no visual, motorização, conforto e tecnologia.
Renault Kardian Première Edition com motor turbo TCe tem eficiência energética/ Foto: Divulgação Renault
O consumo do Renault Kardian Première Edition turbo 1.0 TCe com o câmbio EDC quando abastecido com gasolina ele faz 13,1 km/l rodando na cidade e 13,9 km/l na estrada. Ao utilizar o etanol, álcool combustível o consumo no ciclo urbano é de 9,0 km/l e 9,7 km/l na rodovia. Para a nossa Avaliação, o Kardian foi entregue abastecido com Etanol e durante o período do empréstimo ele foi utilizado em situações comum tanto na cidade como na estrada. Depois disso, o consumo registrado no computador de bordo foi de 8,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
O preço do Renault Kardian Première Edition turbo TCe câmbio EDC é R$ 132.790. A Renault oferece o SUV compacto nas cores Preto Nacré (sem custo), Branco Glacier (R$ 1.000,00), Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Laranja Energy, igual a esta mostrada na postagem (R$ 1.900,00). Entre os itens de série ele traz 6 airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL), assistente de partida (HSA), sensores de estacionamento dianteiros e traseiro e câmera de ré.
Novo logotipo da Renault estreia no Kardian
Por sua vez, ainda mostrando os itens de série, o Renault Kardian vem também com os controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR), sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de velocidade adaptativo (ACC), câmera Multiview (MVC), alerta de ponto cego (BSW), alerta de distância segura (DW), sensores de estacionamento frontal e sensor crepuscular, o qual acende os faróis automaticamente de acordo com a luminosidade externa. Para finalizar, os custos das revisões do Renault Kardian Première Edition turbo TCe variam de acordo com a quilometragem rodada, conforme mostrado abaixo:
10.000 km: R$ 685,49
20.000 km: R$ 751,16
30.000 km: R$ 943,82
40.000 km: R$ 1389,12
50.000 km: R$ 816,83
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Motor: 1.0 12v TCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Alimentação: Injeção direta de combustível
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 125 cv (E) / 120 cv (G) @ 5.000 rpm
Torque: 22,4 kgfm a 2.250 rpm (E)/20,4 kgfm a 2.000 rpm (G)
Taxa de compressão: 11,0:1
Denominação/ Tipo: EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem imerso em óleo com opção de trocas de 6 velocidades via aletas (paddle-shifts) no volante
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 205/55 R17
Rodas: Liga leve 17”
Comprimento: 4.119 mm
Entre-eixos: 2.604 mm
Largura: 2.025 mm
Altura: 1.596 mm (com as barras no teto)
Altura livre do solo: 209 mm
Ângulo de entrada: 20°
Ângulo de saída: 36°
Porta-malas: 358 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Colaborou: Renault Brasil
Leia também:
Avaliação: Renault Stepway Zen 1.0 SCe 2023
Conheça as tecnologias do novo motor Renault 1.3 TCe Flex Turbo
Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020
Acesse o Canal autoagoracombr