Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024
Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel 2024
15/07/2024
Diferenças Ram Rampage Laramie Rampage Rebel 2024
Diferenças Ram Rampage Laramie Rampage Rebel 2024
19/08/2024
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

SUV Renault Kardian chama a atenção por causa do visual e também pelo desempenho

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Por: Edison Ragassi

Pata iniciar nossa Avaliação do Renault Kardian, vale avisar: esqueça o que você conhece dos outros modelos da Renault comercializados no Brasil como Sandero, Stepway, Logan e Duster. Isso porque eles foram desenvolvidos pela subsidiária da fabricante francesa na Romênia, a Dacia, mas passaram por atualização para serem vendidos no Brasil. O Renault Kardian é o primeiro veículo fabricado no Paraná, onde está a unidade produtiva da empresa, com a plataforma RGMP, Plataforma Modular do Grupo Renault. E nela podem ser montados modelos com motor a combustão, híbridos e 100% elétricos.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Frente

Nova identidade visual Global para o Renault Sandero Kardian

Isso fica evidente ao observar o desenho do carro, a dianteira do Kardian traz a nova identidade visual global da Renault. O capô tem vincos acentuados. O sistema de iluminação com assinatura em LED na parte superior é ligado por um friso cromado e os faróis são FULL LED. A grade frontal na cor preta traz no centro o ‘Nuvo er’, ou seja, o logotipo da Renault em forma de diamante atualizado, ela também tem vários diamantes esculpidos em tamanho menor. A grade inferior também é grande e o retângulo no centro é um dos sensores do sistema ADAS e nas pontas do para-choque estão os faróis de neblina.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Lateral

Teto e molduras na cor preta, e as rodas escurecidas ressaltam o visual esportivo do Kardian/ Foto: Divulgação Renault

Por sua vez, a lateral do Renault Kardian Première Edition turbo TCe tem os para-lamas vincados, as caixas das rodas com molduras, elas são ligadas por um friso, as rodas são de liga leve 17 polegadas diamantadas e escurecidas, calçadas com pneus 205/55 R17. O teto preto tem as barras funcionais e modulares. Já a área envidraçada traz as molduras pretas, mesma cor dos apliques nas colunas e capas dos retrovisores, os quais acomodam as lâmpadas de direção e as maçanetas são na cor da carroceria.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Traseira

Na traseira, chama a atenção as lanternas em formato de C no Renault Kardian

Ao observar o desenho da traseira do SUV Kardian, a partir do teto, observa-se que a antena é do tipo barbatana de tubarão. O aerofólio que sai da parte superior do carro, acomoda também o breaklight. O vidro tem as extremidades arredondadas. As lanternas traseiras são em LED, elas formam um ‘C’ e um vinco liga uma a outra. Bem ao centro da tampa do porta-malas está o logotipo da Renault. O para-choque é preto com detalhe Prata e refletores nas extremidades.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Painel

Painel digital, volante multifuncional, multimídia com tela 8 polegadas no Kardian da Renault

Interior exclusivo para o Renault Kardian

Quem conhece os outros modelos da Renault, ao entrar no Kardian Première Edition tem a impressão de se tratar de um automóvel de outra fabricante. Isso porque, a exemplo do exterior, o interior também é novo. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital com tela 7 polegadas, não há ponteiros e ele oferece três modos de visualização. Nele o motorista visualiza as informações tradicionais como velocidade, giro do motor, quantidade de combustível, e também todas as funções do sistema ADAS de auxílio ao condutor. O volante de três raios é multifuncional e revestido em couro, com ajuste de altura e profundidade.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Volante multifuncional

O sistema multimídia tem a tela 8 polegadas sensível ao toque. Ele aceita conexão com Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Na tela há o acesso às regulagens do sistema Multi-Sense e os três modos de condução: Eco, Sport e My Sense, porém só na versão Première Edition, igual a avaliada.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Tela multimídia

Tela sensível ao toque para o multimídia onde é possível selecionar o modo de condução

A sofisticação é confirmada com o Ambient Lighting, pois há 8 opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos. A iluminação em LED também está nos painéis das portas dianteiras e o sistema de áudio vem com 6 alto falantes. O ar-condicionado é digital.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Ar- condiocionado

Sistema de ar-condicionado digital de uma zona no Renault Kardian

Outra novidade no interior do Kardian é console alto, nela há duas entradas USB A e C e o carregador por indução com resfriamento do smartphone. A alavanca do câmbio é do tipo joystick, sem acionamento mecânico denominada e-shifter. O freio de estacionamento é eletrônico e os bancos são revestidos em tecidos com detalhes laranja.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Porta-malas Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Banco rebatido 40/60 Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Banco totalmente rebatido

Dimensões e capacidades Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Por se tratar de um SUV compacto, o Renault Kardian tem 4,12 m de comprimento, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,60 m, ela define o espaço interno do carro. Sua largura é de 2,02 m e a altura de 1,6 m, isso contando as barras no teto. A altura livre do solo do Kardian é de 209 mm, com ângulo de entrada de 20°, por sua vez o ângulo de saída é de 36°. No porta-malas a capacidade é de 358 litros, porém, eles podem ser rebatidos totalmente, 40/60 e 60/40. O tanque recebe até 50 litros de combustível.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Motor

Renault Kardian Première Edition, é o primeiro da marca com o motor turbo TCe 1.0 3 cilindros

Motor e câmbio Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Como foi dito no início da postagem, no Kardian é tudo novo, inclusive o motor e câmbio. Ele é uma variação do 1.3 TCe Flex turbo de quatro cilindros desenvolvido em parceria com a Daimler e que traz soluções usadas nos motores de F1. No SUV compacto a Renault estreia o motor 1.0 Turbo TCe. Ele traz tecnologias como a injeção direta de combustível a qual acontece com a pressão de 200 bar, os injetores são centrais, os quais foram desenvolvidos para etanol. O turbocompressor tem a pressão máxima de 1.5 bar controlada com válvula wastegate.

Assista o vídeo no Canal autoagoracombr

O comando de válvulas do motor do Renault Kardian trabalha com temporização variável nas válvulas de admissão e escape. Já o cabeçote é em formato delta, o coletor de escape está integrado ao cabeçote e ele ainda tem o sistema Start & Stop, o qual faz o motor desligar, quando para em um semáforo, por exemplo, e ligar imediatamente ao tirar o pé do pedal do freio.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Câmbio

Renault Kardian Première Edition turbo TCe com o câmbio automático de dupla embreagem e alavanca tipo joystick

Para completar as informações do trem de força do Renault Kardiam, o câmbio é automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem banhada em óleo com opção de trocas das 6 marchas nas aletas atrás do volante (paddle-shifts). Sendo assim, a potência do motor do Kardian é 125 cv (E) / 120 cv (G) a 5.000 rpm. Enquanto que o torque é 22,4 kgfm (E)/ 20,4 kgfm (G). Vale ressaltar que o óleo indicado para o motor Renault 1.0 Turbo TCe é o 5W40.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Impressões ao dirigir Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Quando sabemos que se trata de um carro novo, montado em uma plataforma que não foi utilizada, a vontade de visualizar, observar os detalhes, entrar, conhecer e dirigir é muito maior, do que por exemplo, a de um veículo que passou por um facelift. Por isso acredito que um interessado em comprar um modelo Renault, logo ao entrar na concessionária, vai perceber que o Kardian se destaca entre os demais.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Painel visto de cima

Logo ao entrar o Kardian chama a atenção pelos detalhes de acabamento

Depois do primeiro contato visual externo, as surpresas continuam ao entrar no SUV Kardian, pois o interior é muito agradável e confortável. Para perceber que se trata de um veículo moderno, o simples toque no botão que aciona o motor, também liga o painel de instrumentos 100% digital, o qual mostra uma mensagem de boas vindas.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Espaço dianteiro Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Espaço traseiro

Na sequência, vale utilizar com o carro parado os comandos disponíveis no volante multifuncional e também navegar nas funções que são acionadas ao tocar a tela multimídia. E após os ajustes do banco e espelhos, acelerar para tirar o Kardian da posição estacionária. A alavanca do câmbio tipo joystick é simples de entender, apesar de ser diferente das convencionais. Só merece atenção ao estacionar, pois a função P (Parking) é acionada em um botão e não na alavanca.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Movimento

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe/ Foto: Divulgação Renault

Ao acelerar, ele responde prontamente com pouca pressão no pedal direito. Circulando na cidade, ele desenvolve velocidade de maneira constante, responde bem quando é necessário frear. As suspensões estão bem calibradas, passa de forma confortável nas valetas, buracos e lombadas. Também é fácil fazer manobras, como por exemplo, encostar entre dois carros, pois os sistemas de auxilio como os sensores e câmeras funcionam muito bem.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Movimento

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Já ao entrar na estrada, o desempenho também impressiona, pois atinge a velocidade máxima da via sem esforço. O câmbio de dupla embreagem, funciona bem é quase que como não estar lá, pois a velocidade do carro aumenta, as marchas mudam e o motorista não percebe estas mudanças. A Renault produziu um carro de qualidade, o qual agrada no visual, motorização, conforto e tecnologia.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Consumo

Renault Kardian Première Edition com motor turbo TCe tem eficiência energética/ Foto: Divulgação Renault

Consumo Renault Kardian Première Edition turbo TCe

O consumo do Renault Kardian Première Edition turbo 1.0 TCe com o câmbio EDC quando abastecido com gasolina ele faz 13,1 km/l rodando na cidade e 13,9 km/l na estrada. Ao utilizar o etanol, álcool combustível o consumo no ciclo urbano é de 9,0 km/l e 9,7 km/l na rodovia. Para a nossa Avaliação, o Kardian foi entregue abastecido com Etanol e durante o período do empréstimo ele foi utilizado em situações comum tanto na cidade como na estrada. Depois disso, o consumo registrado no computador de bordo foi de 8,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Preço e itens de série Renault Kardian Première Edition turbo TCe

O preço do Renault Kardian Première Edition turbo TCe câmbio EDC é R$ 132.790. A Renault oferece o SUV compacto nas cores Preto Nacré (sem custo), Branco Glacier (R$ 1.000,00), Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Laranja Energy, igual a esta mostrada na postagem (R$ 1.900,00). Entre os itens de série ele traz 6 airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL), assistente de partida (HSA), sensores de estacionamento dianteiros e traseiro e câmera de ré.

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe Logo Renault

Novo logotipo da Renault estreia no Kardian

Por sua vez, ainda mostrando os itens de série, o Renault Kardian vem também com os controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR), sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de velocidade adaptativo (ACC), câmera Multiview (MVC), alerta de ponto cego (BSW), alerta de distância segura (DW), sensores de estacionamento frontal e sensor crepuscular, o qual acende os faróis automaticamente de acordo com a luminosidade externa. Para finalizar, os custos das revisões do Renault Kardian Première Edition turbo TCe variam de acordo com a quilometragem rodada, conforme mostrado abaixo:

Custos revisão Renault Kardian Première Edition TCe

10.000 km: R$ 685,49

20.000 km: R$ 751,16

30.000 km: R$ 943,82

40.000 km: R$ 1389,12

50.000 km: R$ 816,83

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Ficha técnica Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Motor: 1.0 12v TCe

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Número de válvulas: 12

Alimentação: Injeção direta de combustível

Cilindrada: 999 cm³

Potência: 125 cv (E) / 120 cv (G) @ 5.000 rpm

Torque: 22,4 kgfm a 2.250 rpm (E)/20,4 kgfm a 2.000 rpm (G)

Taxa de compressão: 11,0:1

Câmbio Renault Kardian Première Edition turbo TCe:

Denominação/ Tipo: EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem imerso em óleo com opção de trocas de 6 velocidades via aletas (paddle-shifts) no volante

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica

Suspensão Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Dianteira: Independente McPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores

Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais

Freios Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 205/55 R17

Rodas: Liga leve 17”

Dimensões / Capacidades Renault Kardian Première Edition turbo TCe

Comprimento: 4.119 mm

Entre-eixos: 2.604 mm

Largura: 2.025 mm

Altura: 1.596 mm (com as barras no teto)

Altura livre do solo: 209 mm

Ângulo de entrada: 20°

Ângulo de saída: 36°

Porta-malas: 358 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Colaborou: Renault Brasil

 

Leia também:

Avaliação: Renault Stepway Zen 1.0 SCe 2023

Conheça as tecnologias do novo motor Renault 1.3 TCe Flex Turbo

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Acesse o Canal autoagoracombr

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *