Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Avaliação: Picape média Nissan Frontier XE 2020
Avaliação: Picape média Nissan Frontier XE 2020
10/11/2020
Lançamento: Picape média Toyota Hilux 2021
Lançamento: Picape média Toyota Hilux 2021
18/11/2020
Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020/ Foto: Saulo Mazzoni

Sedã compacto da Renault tem visual agradável, motor forte, excelente espaço interno e capacidade de porta-malas

A linha 2020 do sedã Renault Logan foi lançada em julho de 2019. A Renault não mudou a plataforma do carro, manteve a estrutura utilizada a partir de 2013. As alterações foram feitas no visual, acabamento interno, e a versão com o câmbio automático CVT teve a suspensão elevada.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Os faróis do Renault Logan com assinatura em LED/ Foto: Saulo Mazzoni

Em relação ao Logan 2019, na dianteira, recebeu nos faróis uma nova assinatura luminosa com luzes de LED no formato de “C”. O capô tem vincos laterais, a grade utiliza um pequeno friso cromado na parte superior. O símbolo da Renault está no centro e outro friso cromado aparece no entorno. O para-choque dianteiro também é novo, com uma grade preta no centro. Nas extremidades há molduras para as luzes de neblina, porém, elas não são itens de série nesta versão, portanto, é um acessório.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 , vincos nas laterais e retrovisor pintado na cor da carroceria/ Foto: Saulo Mazzoni

Nas laterais, os faróis avançam para os para-lamas. Eles têm vincos na parte superior, em formato de “C”. Há vincos acima, abaixo das maçanetas e na parte inferior das portas. Tanto as maçanetas como os retrovisores são na cor da carroceria. E as lanternas traseiras também invadem as laterais e juntam-se com os vincos. De série, o Renault Logan Zen vem com as rodas de aço estampado 15 polegadas e os pneus 185/65 R15. Estão disponíveis como acessório, as rodas de liga leve.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Traseira do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, as lanternas têm frisos cromados/ Foto: Saulo Mazzoni

A traseira tem a tampa do porta-malas ressaltada, as lanternas em Led  têm frisos que separam a iluminação. No centro da tampa, a logomarca da Renault, do lado esquerdo o nome da fabricante e do direito a identificação da cilindrada. O para-choque é na cor da carroceria, com refletores nas extremidades e moldura no centro para acomodar a placa de identificação.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, porta-malas com capacidade de 510 litros/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, dimensões e capacidades

Desde o lançamento em 2007, o sedã Renault Logan chama a atenção pelas dimensões generosas, ou seja, é um sedã compacto Premium, com espaço interno e capacidade de um sedã médio. Seu comprimento é de 4,3 m, para uma distância entre-eixos de 2,6 m. A largura, sem os retrovisores é de 1,7 m. No porta-malas a capacidade volumétrica é de 510 litros. Para confirmar a boa capacidade, basta mostrar que, o Toyota Corolla, um sedã médio, tem porta-malas com capacidade de 470 litros, enquanto que o Honda Civic, outro sedã médio, tem a capacidade de 525 litros.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, novos materiais de acabamento interno/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, interior

Na linha 2020, a Renault incluiu no interior do automóvel, novos materiais, o teto é escuro. As portas têm acabamento em tecido. Os bancos exclusivos da versão Zen têm a regulagem de altura e profundidade. O volante utiliza detalhes em cromo anodizado, ele não é multifuncional, porém, esta versão de acabamento tem o comando satélite para as funções do multimídia.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, painel simples e multimídia com informações que auxiliam a economizar combustível/ Foto: Saulo Mazzoni

Também de série traz o Media Evolution, a central multimídia com Android Auto e Apple Carplay. Ela permiti o uso do Spotify, Waze, Google Maps e áudios de Whatsapp na tela de 7 polegadas touchscreen capacitiva, ou seja, sensível ao toque. Ainda vem com as funções Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching. Estes últimos são aplicativos que mostram ao motorista como ele dirigi e dá dicas de como economizar combustível. Por exemplo, mostra como foram feitas as trocas das marchas, se foram trocadas no giro certo.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, com bom espaço para as pernas no banco traseiro/ Foto: Saulo Mazzoni

Também há no painel um indicador, ele mostra se a marcha deve ser trocada para cima ou para baixo. A chave é do tipo canivete, com comando de abertura e fechamento das portas. Já o painel de instrumentos manteve o conta-giros e velocímetro analógicos, com mostrador de temperatura, marcador de combustível, odometro parcial e total e informações de consumo digitais.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen motor 1.6 SCe e câmbio manual/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, motor e câmbio

O Renault Logan Zen avaliado tem o motor Flex 1.6 16v SCe (Smart Control Efficiency). Ele entrega potência de 115 cv (G) / 118 cv (E) a 5500 rpm. O torque é de 16 kgfm a 4000 rpm com qualquer combustível. Com bloco e cabeçote de alumínio, ele foi lançado em 2016. É um motor com quatro cilindros, duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote. Segundo a Renault ele é 30 kg mais leve que o utilizado anteriormente (1.6L 8V Hi-Power). Outro item de série é o Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente no semáforo ou outras paradas, desde que ao parar, o câmbio seja colocado em ponto morto e o pé ser tirado da embreagem. Já o câmbio é manual com cinco marchas.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, impressões ao dirigir e consumo de combustível

O sedã Renault Logan, ao observar o visual externo, nota-se que as modificações feitas na linha 2020 deixaram o carro mais atraente, porém, só depois de entrar é que o motorista descobre como ele é espaçoso. Sendo assim, é o tipo de carro que por fora esconde sua principal qualidade.  

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Foto: Saulo Mazzoni

Já o painel de instrumentos é simples e escuro, pois a Renault não mudou a grafia. O banco exclusivo da versão é confortável e de fácil ajuste. Utilizar a central multimídia não é complicado, ela é intuitiva, fácil de operar.

Depois de acionar o motor, pouco do ruído invade a cabine, o que significa que tem um bom isolamento acústico. Ao acelerar, se o motorista precisar, o arranque é forte e desenvolve velocidade rapidamente de maneira constante. O câmbio tem engates macios e precisos, não é preciso forçar para engrenar.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, com suspensões bem calibradas/ Foto: Saulo Mazzoni

A altura em relação ao solo auxilia a passar por valetas, lombadas, também conhecidas por quebra molas, e imperfeições do asfalto em geral. Responde bem ao acionar os freios, até nas frenagens mais bruscas. O sistema de direção com assistência eletro-hidráulico é mais amigável com o carro em movimento, já que, oferece alguma resistência nas manobras de estacionamento. Não dificulta, porém, os sistemas elétricos mostram-se mais eficientes.

É necessário lembrar que, ele tem o Stop&Start e por isso deve-se desengatar o carro ao parar em um semáforo. Como opção, o motorista pode desativar, se assim preferir. Para isso, é só apertar o botão localizado no console.  

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020/ Impressões ao dirigir

Foto: Saulo Mazzoni

Ao ser utilizado na rodovia, desenvolve velocidade de maneira constante, tem boas acelerações, retomadas e estabilidade nas curvas, sem a saída de traseira.

O consumo de combustível do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual, na estrada, abastecido com gasolina é de 14,1 km/L e 9,7 km/L com Etanol. Na cidade o consumo é de 13 km/L com gasolina e 8,7 km/L usando Etanol. Nesta Avaliação, o Renault Logan foi entregue com 100% de Etanol no tanque. Portanto,  com o ar-condicionado ligado, na cidade o consumo foi de 8,6 km/L e 12 km/L na rodovia. Vale lembrar que o consumo de combustível sofre influencia de acordo com o que o motorista utiliza o carro.

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, tem direção com assistência eletro-hidráulica/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020, preço sugerido, itens de série e opcionais

O preço do Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020 é de R$ 70.990. Sendo assim, esta versão traz de série a direção eletro-hidráulica, quatro air bags (dois frontais e dois laterais), Isofix para fixação da cadeira infantil, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos com função um toque (one touch), travas elétricas, chave canivete. Tem ainda o Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, Stop&Start e rodas de 15 polegadas. As cores disponíveis são: Vermelho Vivo (sem custo) e Branco Glacier (R$ 700,00). Já pelas cores Prata Étoile, Cinza Cassiopée e Preto Nacré, é cobrado R$ 1.500,00.

O profissional do volante, como por exemplo um taxista ou motorista de aplicativos, que procura um automóvel que será utilizado no trabalho, o Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020 é uma opção a ser considerada.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Ficha técnica: Renault Logan Zen 1.6 câmbio manual 2020

Motor: 1.6 16V SCe

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.597 cm³

Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm

Torque: 16,2 kgfm (G) / (E) a 4.000 rpm

Câmbio: Manual 5 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo semi-rígido

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 185/65 R15

Rodas: Aço estampado 15”

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4.350 mm

Largura: 1.730 mm

Altura: 1.517mm

Entre-eixos: 2.635 mm

Tanque de combustível: 50 litros

Porta-malas: 510 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *