Desde 2019, a Volvo Cars Brasil comercializa o sedã de luxo S60 Recharge R-Design, o qual tem um motor a combustão e outro elétrico que pode ser recarregado na tomada, ou seja, Plug-in Hybrid. O sedã de luxo integra a estratégia global da Volvo Cars de comercializar só automóveis eletrificados.
O sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design foi pensado para ser esportivo com o luxo e conforto de um três volumes executivo. A dianteira tem o capô com vincos ressaltados no centro em forma de V. Os faróis Full LED ostentam no centro um T em LED. É uma alusão ao martelo de Thor, o deus nórdico do trovão. Há uma grande grade, a qual acomoda no centro a logomarca da Volvo. O para-choque na cor da carroceria é moldado para acomodar as grades com as entradas de ar nas pontas e no meio.
Na lateral, o sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, utiliza o teto com caída acentuada na traseira. A área envidraçada é grande e os espelhos retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor preta. O para-lama é ressaltado sem moldura, neste ressalto começa um vinco que se estende por toda a lateral e termina na traseira. Outro vinco acentuado está na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 19 polegadas com 5 raios triplos e os pneus 235/40R19.
Na traseira a antena do tipo barbatana está no teto. O vidro é grande, a tampa do porta-malas é ressaltada o que forma um aerofólio. As lanternas têm o desenho da letra E, com a linha superior que avança para a tampa. No centro da tampa, uma moldura para a placa de identificação. O para-choque na cor da carroceria utiliza refletores nas extremidades superiores. Nas extremidades inferiores molduras para a saída do escapamento.
A tradição da marca sueca em oferecer modelos luxuosos foi preservada. O volante multifuncional é revestido em couro. No painel de instrumentos de 12 polegadas são mostradas informações como as direções de navegação, smartphone conectado, mostram também os sinais de trânsito como placas de velocidade, e indicação da localização dos radares. O layout oferece quatro modos gráficos. Apesar de o painel ser digital, o visual do velocímetro e conta-giros é do instrumento analógico. No meio do painel uma tela com informações variadas, inclusive as de navegação do sistema GPS.
Através do multimídia, com Android Auto e Aple Carplay e tela sensível ao toque de 9 polegadas, que está no centro do painel, é possível acionar os vários sistemas de auxilio ao motorista que o sedã oferece.
Os bancos são revestidos em couro, tanto o banco do motorista como o do passageiro possui ajustes elétricos e a função de memória, a qual ajusta o assento e os espelhos da porta no lado do motorista. A almofada do assento e o encosto são ajustáveis. Ao abrir o carro com o sensor de presença, o assento e os espelhos da porta são ajustados automaticamente.
O sistema de ar-condicionado é de duas zonas, ou seja, permite temperaturas diferentes para motorista e passageiro. As saídas de ar estão no piso e nos pilares do teto para os assentos traseiros. O sistema de climatização ainda tem tecnologia para proteger os ocupantes. Quando ele detecta altos níveis de gases perigosos no exterior, o sensor de qualidade do ar do sistema fecha automaticamente as entradas e ativa a recirculação da cabine.
O sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design tem 4,7 m de comprimento, 2 m de largura, Altura de 1,4 m e distância entre-eixos de 2,8 m. A parte traseira é recomendada para dois ocupantes. Apesar de ter o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, o túnel central é elevado, o que pode causar desconforto para quem senta no meio. A capacidade do porta-malas é de 442 litros.
Desde 2020, a Volvo Car comercializa no Brasil só modelos eletrificados e planeja para este ano o 100% elétrico. Nesta versão o S60 T8 Recharge R-Design tem um motor 4 cilindros 2.0L a combustão interna movido a gasolina e outro motor elétrico, que pode ser carregado na tomada, ou durante a condução. A potência combinada deste sistema de propulsão do sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design é de 407 cv e torque de 40,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com opção de trocas manuais e a tração do tipo eAWD, a qual permite o motorista selecionar os modos.
Logo ao visualizar o sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design externamente, o motorista percebe que se trata de um modelo diferenciado. Isso porque, geralmente os sedãs têm aquele estigma de ser um veículo para o cliente com idade avançada. O desenho da carroceria deixa bem claro que se trata de um esportivo. Ao entrar, nota-se que a Volvo Cars não deixou o luxo de lado, apesar dos elementos que conferem esportividade.
O painel é fácil de visualizar, porém, para obter o melhor das várias informações do computador de bordo, as quais são acessadas pelo volante multifuncional, o motorista deve reservar um período, com o sedã parado, e navegar nos vários menus. O mesmo deve ser feito com a tela multimídia. Assim poderá usufruir de todas as funções oferecidas.
Logo ao acionar o motor, fica aquela sensação de que não foi ligado. Isso porque, entra em funcionamento o sistema elétrico, inclusive ele arranca com o motor elétrico, ou seja, sem nenhum ruído. Mas mesmo assim o arranque é forte.
Ao conduzi-lo na cidade, o motorista percebe que o Volvo S60 T8 Recharge R-Design tem excelente isolamento acústico e boa visibilidade. Na cidade o melhor é utilizar o modo Hybrid, assim ele automaticamente entra e sai do motor elétrico quando necessário economizando combustível.
Por tratar-se de um sedã esportivo, o motorista precisa ter cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar o assoalho. Nestas condições e nas costumeiras ondulações do asfalto, ele é muito confortável, isso graças ao bom acerto do sistema de suspensão.
Como o veículo é grande, o sistema de câmeras auxilia o motorista ao realizar as manobras de estacionamento, e assim a tarefa é fácil. Os sistemas de auxilio são precisos. Durante esta avaliação, em uma manobra para sair de um estacionamento aberto, uma moto passou na traseira do carro e ele freou imediatamente.
Na rodovia o motorista sente que tem um automóvel potente nas mãos. Excelentes acelerações e retomadas, sem sustos nas ultrapassagens. Muito seguro nas curvas, a direção com assistência elétrica é firme e macia quando necessário.
O consumo de combustível do sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, validado no Conpet, o programa de etiquetagem veicular é de 21,9 km/L na cidade e 22,5 km/L na rodovia. Nesta avaliação, ao utilizar o sedan em várias situações do dia a dia, como trânsito congestionado, entradas e saídas de estacionamentos, circulação em avenidas com velocidade média de 50 km/h chegamos a 18,7 km/L na cidade e 21,3 km/L na rodovia, isso com o ar-condicionado ligado.
O conjunto de baterias pode ser carregado pelo motor a combustão, através da regeneração durante a frenagem e também nos carregadores públicos ou tomada residencial. Para realizar a carga na tomada residencial ela precisa ser 220V e ter aterramento. O tempo necessário para carregar totalmente em uma tomada comum é de 8 horas. Já em uma estação de carga rápida a média é de 50 minutos.
Assista no Canal Auto Agora o vídeo que mostra todos os detalhes do Volvo S60 T8 Recharge R-Design
A Volvo Cars Brasil firmou parceria com o aplicativo de rotas Waze. Todos os eletropostos By Volvo estão disponíveis na plataforma, sendo assim, podem ser localizados digitando “Eletroposto Volvo” para traçar a rota até os pontos mais próximos. Ela também comercializa o Wallbox um carregador doméstico para veículos híbridos e elétricos.
A Volvo conseguiu reunir o visual e o desempenho de um esportivo em um sedã de luxo.
O preço sugerido do Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design é de R$ 314.950.
Entre os itens de série ele traz:
Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes c/ Subwoofer – 600 watts
Controles do áudio no volante
Duas (2) portas USB console dianteiro
Conexão Bluetooth
Subwoofer
Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Info)
Sensus Connect – Sistema de entretenimento e conectividade
Apple CarPlay e Android Auto (via USB)
Comando de voz
Assentos
Assento do motorista com regulagem elétrica e memória
Assento do passageiro com regulagem elétrica
Assento do passageiro com regulagem elétrica e memória
Assentos dianteiros com suporte lombar elétrico
Assentos dianteiros com ajuste de extensão
Climatização
Ar-condicionado digital dual zone
Sistema de qualidade de ar multiativo (CleanZone)
Teto solar panorâmico elétrico
Instrumentação
Painel de instrumentos digital com 12,3″ personalizável
Painel central de LCD com 9″ touch screen e antirreflexivo
Segurança
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical – WHIPS
City Safety – Sistema de frenagem automática
Cintos de segurança com pré-tensores e limitador de esforço
Sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX
Alerta de colisão frontal
Sistema de alerta de mudança de faixa – LKA
Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert
Alerta de colisão traseira
Assistente de partida em subidas (HSA)
Sistemas de travamento e prevenção
Alarme com sensor de movimento interior
Chave com controle remoto integrado e função memória
Sistema Keyless de travamento, destravamento e partida sem chave
Fechamento elétrico das portas traseiras para crianças
Sistemas de suporte e tecnologia
Airbag frontal para motorista e passageiro
Sistema de proteção contra impactos laterais – SIPS
Airbags do tipo cortinas laterais infláveis
Sistema Inteligente de informação – IDIS
Volvo On Call
Sistema Start/Stop
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Pilot Assist
Câmera traseira de estacionamento
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Configuração de modos de condução – Drive Modes
Sensor de chuva
Sistemas de iluminação
Faróis Full LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativas – ABL
Jato lavador para os faróis
Exterior
Moldura dos vidros laterais com acabamento em Preto brilhante
Retrovisores externos na cor Preto brilhante
Escapamento duplo integrado
Espelhos retrovisores retráteis
Grade frontal
Para-choque
Interior
Acabamento interno – Metal Mesh
Para-sol com espelho e iluminação (LD/LE)
Espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático
Soleira de porta com inscrição “Recharge”
Iluminação interna ambiente com cores personalizadas
Chassis
Chassi Dynamic
Rodas
Rodas de alumínio 19″ (R133)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS
Pneus 235/40 R19
Compartimento de bagagem
Kit de reparo
Triângulo de segurança
Saída 12V no porta-malas
Cabo de recarga da bateria (Tipo 2)
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Ficha técnica Volvo S60 T8 Recharge R-Design
Motor: T8
Tipo: 4 cilindros em linha e motor elétrico
Cilindrada: 1.969 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência motor a combustão: 320 cv a 6.000 rpm
Potência motor elétrico: 87 cv
Torque motor a combustão: 40,8 kgfm a 2.000 rpm
Torque motor elétrico: 24,5 kgfm
Torque combinado: 65,3 kgfm a 2.200 – 5.400 rpm
Tração: Integral sob demanda eAWD
Câmbio: Aisin, automático 8 marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva
Suspensões
Dianteira: Independente, braços sobrepostos
Traseira: Independente, multibraço
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 19”
Pneus: 235/40 R19
Dimensões/Capacidades
Comprimento: 4.761mm
Distância entre-eixos: 2.872 mm
Largura: 2.040mm
Altura: 1.431mm
Porta-malas: 442 litros
Tanque de combustível: 60 litros