Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Ford Territory Titanium
Avaliação: Ford Territory Titanium
21/01/2021
Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo
Avaliação: Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo
12/02/2021
Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Foto: Saulo Mazzoni

Motor hibrido potente, avançados sistemas de segurança e auxilio ao motorista com acabamento luxuoso, são algumas das qualidades deste sedã

Desde 2019, a Volvo Cars Brasil comercializa o sedã de luxo S60 Recharge R-Design, o qual tem um motor a combustão e outro elétrico que pode ser recarregado na tomada, ou seja, Plug-in Hybrid. O sedã de luxo integra a estratégia global da Volvo Cars de comercializar só automóveis eletrificados.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Nos faróis um T estilizado o qual remete ao martelo de Thor/ Foto: Saulo Mazzoni

O sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design foi pensado para ser esportivo com o luxo e conforto de um três volumes executivo. A dianteira tem o capô com vincos ressaltados no centro em forma de V. Os faróis Full LED ostentam no centro um T em LED. É uma alusão ao martelo de Thor, o deus nórdico do trovão.  Há uma grande grade, a qual acomoda no centro a logomarca da Volvo. O para-choque na cor da carroceria é moldado para acomodar as grades com as entradas de ar nas pontas e no meio.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Os espelhos retrovisores na cor preta integram o pacote R-Design/ Foto: Saulo Mazzoni

Na lateral, o sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, utiliza o teto com caída acentuada na traseira. A área envidraçada é grande e os espelhos retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor preta. O para-lama é ressaltado sem moldura, neste ressalto começa um vinco que se estende por toda a lateral e termina na traseira. Outro vinco acentuado está na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 19 polegadas com 5 raios triplos e os pneus 235/40R19.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Lanterna traseira em formato de E/ Foto: Saulo Mazzoni

Na traseira a antena do tipo barbatana está no teto. O vidro é grande, a tampa do porta-malas é ressaltada o que forma um aerofólio. As lanternas têm o desenho da letra E, com a linha superior que avança para a tampa. No centro da tampa, uma moldura para a placa de identificação. O para-choque na cor da carroceria utiliza refletores nas extremidades superiores. Nas extremidades inferiores molduras para a saída do escapamento.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Volante multifuncional, painel totalmente digital e multimídia com tele de 12″ / Foto: Saulo Mazzoni

 

Avaliação: Sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, interior luxuoso

A tradição da marca sueca em oferecer modelos luxuosos foi preservada. O volante multifuncional é revestido em couro. No painel de instrumentos de 12 polegadas são mostradas informações como as direções de navegação, smartphone conectado, mostram também os sinais de trânsito como placas de velocidade, e indicação da localização dos radares. O layout oferece quatro modos gráficos. Apesar de o painel ser digital, o visual do velocímetro e conta-giros é do instrumento analógico. No meio do painel uma tela com informações variadas, inclusive as de navegação do sistema GPS.

Através do multimídia, com Android Auto e Aple Carplay e tela sensível ao toque de 9 polegadas, que está no centro do painel, é possível acionar os vários sistemas de auxilio ao motorista que o sedã oferece. 

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Interior

Os bancos são revestidos em couro, tanto o banco do motorista como o do passageiro possui ajustes elétricos e a função de memória, a qual ajusta o assento e os espelhos da porta no lado do motorista. A almofada do assento e o encosto são ajustáveis. Ao abrir o carro com o sensor de presença, o assento e os espelhos da porta são ajustados automaticamente.

O sistema de ar-condicionado é de duas zonas, ou seja, permite temperaturas diferentes para motorista e passageiro. As saídas de ar estão no piso e nos pilares do teto para os assentos traseiros. O sistema de climatização ainda tem tecnologia para proteger os ocupantes. Quando ele detecta altos níveis de gases perigosos no exterior, o sensor de qualidade do ar do sistema fecha automaticamente as entradas e ativa a recirculação da cabine.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Carregador

No porta-malas o cabo para carregar a bateria na tomada/ Foto: Saulo Mazzoni

O sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design tem 4,7 m de comprimento, 2 m de largura, Altura de 1,4 m e distância entre-eixos de 2,8 m. A parte traseira é recomendada para dois ocupantes. Apesar de ter o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, o túnel central é elevado, o que pode causar desconforto para quem senta no meio. A capacidade do porta-malas é de 442 litros.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Motor a combustão 2.0L e outro elétrico com bateria que carrega na tomada/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, motores, câmbio e tração

Desde 2020, a Volvo Car comercializa no Brasil só modelos eletrificados e planeja para este ano o 100% elétrico. Nesta versão o S60 T8 Recharge R-Design tem um motor 4 cilindros 2.0L a combustão interna movido a gasolina e outro motor elétrico, que pode ser carregado na tomada, ou durante a condução. A potência combinada deste sistema de propulsão do sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design é de 407 cv e torque de 40,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com opção de trocas manuais e a tração do tipo eAWD, a qual permite o motorista selecionar os modos.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, impressões ao dirigir

Logo ao visualizar o sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design externamente, o motorista percebe que se trata de um modelo diferenciado. Isso porque, geralmente os sedãs têm aquele estigma de ser um veículo para o cliente com idade avançada. O desenho da carroceria deixa bem claro que se trata de um esportivo. Ao entrar, nota-se que a Volvo Cars não deixou o luxo de lado, apesar dos elementos que conferem esportividade.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Informações variadas no painel, inclusive mostra placa de velocidade e proximidade dos radares/ Foto: Saulo Mazzoni

O painel é fácil de visualizar, porém, para obter o melhor das várias informações do computador de bordo, as quais são acessadas pelo volante multifuncional, o motorista deve reservar um período, com o sedã parado, e navegar nos vários menus. O mesmo deve ser feito com a tela multimídia. Assim poderá usufruir de todas as funções oferecidas.

Logo ao acionar o motor, fica aquela sensação de que não foi ligado. Isso porque, entra em funcionamento o sistema elétrico, inclusive ele arranca com o motor elétrico, ou seja, sem nenhum ruído. Mas mesmo assim o arranque é forte.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Tela multimídia

Funções de auxilio ao motorista acionadas na tela do multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

Ao conduzi-lo na cidade, o motorista percebe que o Volvo S60 T8 Recharge R-Design tem excelente isolamento acústico e boa visibilidade. Na cidade o melhor é utilizar o modo Hybrid, assim ele automaticamente entra e sai do motor elétrico quando necessário economizando combustível.

Por tratar-se de um sedã esportivo, o motorista precisa ter cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar o assoalho. Nestas condições e nas costumeiras ondulações do asfalto, ele é muito confortável, isso graças ao bom acerto do sistema de suspensão.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Foto: Saulo Mazzoni

Como o veículo é grande, o sistema de câmeras auxilia o motorista ao realizar as manobras de estacionamento, e assim a tarefa é fácil. Os sistemas de auxilio são precisos. Durante esta avaliação, em uma manobra para sair de um estacionamento aberto, uma moto passou na traseira do carro e ele freou imediatamente.

Na rodovia o motorista sente que tem um automóvel potente nas mãos. Excelentes acelerações e retomadas, sem sustos nas ultrapassagens. Muito seguro nas curvas, a direção com assistência elétrica é firme e macia quando necessário.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design com excelentes acelerações e retomadas / Foto: Saulo Mazzoni

O consumo de combustível do sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, validado no Conpet, o programa de etiquetagem veicular é de 21,9 km/L na cidade e 22,5 km/L na rodovia. Nesta avaliação, ao utilizar o sedan em várias situações do dia a dia, como trânsito congestionado, entradas e saídas de estacionamentos, circulação em avenidas com velocidade média de 50 km/h chegamos a 18,7 km/L na cidade e 21,3 km/L na rodovia, isso com o ar-condicionado ligado.   

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Bateria pode ser carregada nos carregadores públicos / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design, carregamento da bateria    

O conjunto de baterias pode ser carregado pelo motor a combustão, através da regeneração durante a frenagem e também nos carregadores públicos ou tomada residencial. Para realizar a carga na tomada residencial ela precisa ser 220V e ter aterramento. O tempo necessário para carregar totalmente em uma tomada comum é de 8 horas. Já em uma estação de carga rápida a média é de 50 minutos.

Assista no Canal Auto Agora o vídeo que mostra todos os detalhes do Volvo S60 T8 Recharge R-Design

A Volvo Cars Brasil firmou parceria com o aplicativo de rotas Waze. Todos os eletropostos  By Volvo estão disponíveis na plataforma, sendo assim, podem ser localizados digitando “Eletroposto Volvo” para traçar a rota até os pontos mais próximos. Ela também comercializa o Wallbox um carregador doméstico para veículos híbridos e elétricos.

A Volvo conseguiu reunir o visual e o desempenho de um esportivo em um sedã de luxo.

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedã Volvo S60 T8 Recharge R-Design, preço, itens de série

O preço sugerido do Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design é de R$ 314.950.

Entre os itens de série ele traz:

Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes c/ Subwoofer – 600 watts

Controles do áudio no volante

Duas (2) portas USB console dianteiro

Conexão Bluetooth

Subwoofer

Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Info)

Sensus Connect – Sistema de entretenimento e conectividade

Apple CarPlay e Android Auto (via USB)

Comando de voz

Assentos

Assento do motorista com regulagem elétrica e memória

Assento do passageiro com regulagem elétrica

Assento do passageiro com regulagem elétrica e memória

Assentos dianteiros com suporte lombar elétrico

Assentos dianteiros com ajuste de extensão

Climatização

Ar-condicionado digital dual zone

Sistema de qualidade de ar multiativo (CleanZone)

Teto solar panorâmico elétrico

Instrumentação

Painel de instrumentos digital com 12,3″ personalizável

Painel central de LCD com 9″ touch screen e antirreflexivo

Segurança

Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical – WHIPS

City Safety – Sistema de frenagem automática

Cintos de segurança com pré-tensores e limitador de esforço

Sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX

Alerta de colisão frontal

Sistema de alerta de mudança de faixa – LKA

Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert

Alerta de colisão traseira

Assistente de partida em subidas (HSA)

Sistemas de travamento e prevenção

Alarme com sensor de movimento interior

Chave com controle remoto integrado e função memória

Sistema Keyless de travamento, destravamento e partida sem chave

Fechamento elétrico das portas traseiras para crianças

Sistemas de suporte e tecnologia

Airbag frontal para motorista e passageiro

Sistema de proteção contra impactos laterais – SIPS

Airbags do tipo cortinas laterais infláveis

Sistema Inteligente de informação – IDIS

Volvo On Call

Sistema Start/Stop

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Pilot Assist

Câmera traseira de estacionamento

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Configuração de modos de condução – Drive Modes

Sensor de chuva

Sistemas de iluminação

Faróis Full LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativas – ABL

Jato lavador para os faróis

Exterior

Moldura dos vidros laterais com acabamento em Preto brilhante

Retrovisores externos na cor Preto brilhante

Escapamento duplo integrado

Espelhos retrovisores retráteis

Grade frontal

Para-choque

Interior

Acabamento interno – Metal Mesh

Para-sol com espelho e iluminação (LD/LE)

Espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático

Soleira de porta com inscrição “Recharge”

Iluminação interna ambiente com cores personalizadas

Chassis

Chassi Dynamic

Rodas

Rodas de alumínio 19″ (R133)

Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS

Pneus 235/40 R19

Compartimento de bagagem

Kit de reparo

Triângulo de segurança

Saída 12V no porta-malas

Cabo de recarga da bateria (Tipo 2)

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Avaliação: Sedan Volvo S60 T8 Recharge R-Design/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Volvo S60 T8 Recharge R-Design

Motor: T8

Tipo: 4 cilindros em linha e motor elétrico

Cilindrada: 1.969 cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência motor a combustão: 320 cv a 6.000 rpm

Potência motor elétrico: 87 cv

Torque motor a combustão: 40,8 kgfm a 2.000 rpm

Torque motor elétrico: 24,5 kgfm

Torque combinado: 65,3 kgfm a 2.200 – 5.400 rpm

Tração: Integral sob demanda eAWD

Câmbio: Aisin, automático 8 marchas

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente, braços sobrepostos

Traseira: Independente, multibraço

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Rodas: Liga leve 19”

Pneus: 235/40 R19

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 4.761mm

Distância entre-eixos: 2.872 mm

Largura: 2.040mm

Altura: 1.431mm

Porta-malas: 442 litros

Tanque de combustível: 60 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *