Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Lançado no Brasil em 2018, o Citroën C4 Cactus foi o responsável pelo crescimento em volume de vendas da marca naquele, e nos anos seguintes, pois rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro. E muito desta preferência se deu ao visual do C4 Cactus, pois traz linhas arrojadas.
Com linhas arredondadas, a frente do SUV Citroën tem o capô sem vincos acentuados. Luzes afiladas em LED na parte superior. Dois frisos cromados saem das extremidades destas luzes, avançam para o centro e se unem formando o duplo Chevron símbolo da Citroën.
O para-choque na mesma cor da carroceria tem os faróis nas extremidades, além disso, uma grade no centro, onde abaixo está a placa de identificação. Na parte inferior uma grade menor e nas extremidades as luzes de neblina.
Visto de lateral, as barras no teto dão aquele toque de esportividade fora de estrada. As colunas das portas utilizam apliques na cor preta, a mesma cor é utilizada nas capas dos retrovisores que têm as lâmpadas repetidoras. Há um vinco que inicia nos para-lamas, segue na região das maçanetas até o final da porta traseira.
Um outro vinco acentuado está na parte inferior da porta e abaixo um friso estilizado. No Citroën C4 Cactus, as caixas das rodas são com molduras e as rodas liga leve 17 polegadas diamantadas são calçadas com pneus 205/55 R17.
Na traseira do Citroën C4 Cactus as formas arredondadas ficam mais evidentes. Um aerofólio sai do teto. O vidro traseiro é arredondado, na tampa do porta-malas um vinco e abaixo o duplo chevron.
As lanternas invadem para a tampa. O para-choque na cor da carroceria tem uma moldura preta com o overbump que avança para o assoalho e nas extremidades refletores.
O SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP automático tem 4,1m de comprimento para uma distância entre-eixos de 2,6 m. A largura é de 1,7 m e a altura de 1,5 m. A altura em relação ao solo é de 225 mm, o ângulo de ataque é de 22° e o de saída 32°. A capacidade do porta-malas é de 320 litros, isso sem rebater os bancos, os quais oferecem a opção 60/40.
Embaixo do capô, o SUV C4 Cactus Shine tem o motor 1.6 THP Turbo High Pressure 173 Flex. Quando abastecido com etanol a potência é de 173 cv a 6.000 rpm, já ao utilizar gasolina a potência é de 166 cv também a 6.000 rpm e torque é de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, com qualquer combustível. Uma das características deste motor é a de utilizar a corrente de comando no lugar da correia dentada. Isso significa que não é necessário a troca do componente, porém, é necessário verificar as condições de funcionamento do sistema durante as revisões. Acoplado a este motor está o câmbio automático de 6 marchas com modo ECO e SPORT.
No interior o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP mantém as linhas arredondadas do exterior. Estas linhas estão no painel e nas saídas de ar. O volante com a regulagem de altura e profundidade é multifuncional e o painel de instrumentos é totalmente digital. Bem no centro do painel está a Central Multimídia Touchscreen com 7 polegadas, ou seja, tela sensível ao toque, além do rádio AM/FM ela traz o Android Auto e Appe Car Play.
Nela é possível obter informações do veículo, regular o ar-condicionado digital e ver as imagens da câmera de ré. Logo abaixo, integrando o console, está o botão de partida do motor (Engine Start/Stop), pois está versão não têm a tradicional chave, utiliza o sensor de proximidade.
Ao lado está o seletor do seletor Grip Control, pois o motorista pode escolher entre as opções: Normal, Neve, Lama e Areia, isso faz com que o SUV tenha a aderência de acordo com o terreno que trafega. Ele sai de fábrica com 4 alto falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), 2 tweeters. Os bancos são revestidos em couro e nos assentos traseiros há o sistema Isofix para a fixação da cadeira infantil.
Não há como fugir, quem observa o Citroën C4 Cactus pela primeira vez fica impressionado com o visual do SUV. Já os mais experientes, irão associar aos veículos de exploração lunar que apareciam nos filmes de ficção científica dos anos 1960 e 1970. Ao entrar confirma-se que é um modelo confortável e espaçoso.
Para ajustar banco, volante e espelhos não há dificuldades. E mesmo com as linhas externas arrojadas a visibilidade oferecida pelos espelhos é boa. Entender as funções do volante e multimídia é fácil, os comandos são intuitivos.
Depois de feitos os devidos acertos e acionar o motor o motorista tem uma grata surpresa. O Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP tem bom arranque, desenvolve velocidade de maneira rápida e mantém a performance sem exigir muito do pedal do acelerador.
No modo ECO, indicado para uso urbano, nas situações do anda e para no trânsito, as reações são mais lentas. Inclusive, ao entrar em uma subida, o melhor é desativá-lo. Ao passar por valetas, lombadas, asfalto ondulado, o sistema de suspensão tem a calibração adequada para um modelo deste porte.
Na rodovia, também tem bom desempenho, desenvolve a velocidade de maneira rápida mesmo sem ativar o modo Sport, a função também não é necessária ao realizar uma ultrapassagem ou quando é necessário uma retomada, porém, no modo Sport é mais divertido dirigir.
O consumo de combustível do Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP registrado no programa de etiquetagem veicular do Inmetro, abastecido com Etanol é de 7,2 km/L na cidade e 8,9 km/L na estrada. Ao usar gasolina o consumo na cidade é de 10,4 km/L e na estrada de 12,6 km/L.
O C4 Cactus entregue pela Citroën para esta Avaliação do AutoAgora.com.br foi abastecido com gasolina e utilizado com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o computador de bordo registrou 9,6 km/L no circuito urbano e 11,5 km/L no ciclo rodoviário.
O preço do Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP é R$ 131.590. Entre os itens de série ele vem com os 6 air bags (frontal condutor, passageiro, lateral dianteiros e cortina). Vem com o ITPMS – Sensor de Pressão de Pneus, acionamento das luzes de emergência em caso de frenagem brusca, alarme periférico.
Traz também o sistema de direção com auxilio elétrico, Citroën Advanced Drive (alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática e alerta de colisão).
Ainda inclui o ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade) + ASR (Anti-Patinagem) e Hill Assist – Assistente de Partida em Rampa e todos os itens já mostrados nesta avaliação do SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático. As cores disponíveis metálicas variam de R$ 1.000,00 a R$ 2.800,00. Só a cor preta Perla Nera não tem custo, no caso de acrescentar teto Branco Banquise o valor cobrado é de R$ 1.000,00.
A cores Cinza aluminium e Cinza grafito custam R$ 1.400,00. Com o teto Preto Perla Nera sai por R$ 2.400,00. E a cor perolizada Branco Nacré com teto Preto custa R$ 2.800,00. No site da Citroën é possível configurar o modelo.
Motor: 1.6 THP Turbo High Pressure 173 Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.598 cm³
Número de válvulas: 16V
Potência: 173 cv (E)/ 166 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm (E/G)
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, 6 marchas com função ECO e Sport
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Pseudo McPherson, independente
Traseira: Travessa deformável
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17” Diamantadas
Pneus: 205/55 R17
Comprimento: 4.170 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Largura: 1.979 mm
Altura: 1.534 mm
Porta-malas: 320 litros
Tanque de combustível: 55 litros
1 Comment
[…] visual, ele lembra o irmão maior C4 Cactus, pois na dianteira, as linhas são arredondadas e capô com vincos. Frisos cromados saem das luzes […]