Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: Nissan Versa V-Drive 1.6 Premium CVT 2021
Avaliação: Nissan Versa V-Drive 1.6 Premium CVT 2021
09/04/2021
Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo 2021
Avaliação: Novo Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo 2021
24/04/2021
Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Versão de entrada do SUV compacto VW Nivus traz bom pacote de acessórios com excelente desempenho

A filial brasileira da Volkswagen foi designada pela Matriz alemã para desenvolver e produzir o denominado  SUV cupê. Trata-se de um veículo utilitário esportivo com caída arredondada no teto. O produto final recebeu o nome de VW Nivus, o qual chegou ao mercado brasileiro em junho de 2020 provocando fila de espera. Por tratar-se de um veículo global é vendido na Argentina e já mostraram um esquete da versão europeia do modelo, a qual chamará VW Taigo.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Faróis com assinatura em LED/ Foto: Saulo Mazzoni

A versão de entrada do SUV compacto da Volkswagen é a Comfortline.  O Nivus utiliza a plataforma MQB, a qual é compartilhada como Polo, Virtus e T-Cross, mas com visual e ajustes específicos. No capô são quatro vincos acentuados. Os faróis ostentam assinatura em LED. Eles são interligados na parte superior por um friso cromado. A grade grande acomoda o símbolo da VW no centro e ao lado frisos cromados. O para-choque é na cor do carro, ele tem uma grade trapezoidal preta com friso cromado na parte inferior e nas extremidades as molduras na cor preta.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

VW NIvus Comfortline com a caída do teto na traseira/ Foto: Saulo Mazzoni

Ao visualizar a lateral do VW Nivus Comfortline 2021, o primeiro detalhe que chama a atenção é a curvatura do teto na coluna C, como a dos modelos cupês. Para reforçar o visual esportivo, barras no teto na cor preta. A área envidraçada lateral é grande, com adesivos pretos nas colunas das portas. Um vinco começa na inscrição metálica Comfotline, a qual identifica a versão de acabamento, e termina na lanterna traseira. Outro vinco está mais abaixo, ele passa pelas maçanetas e também termina na lanterna. E mais um vinco foi colocado na parte inferior da porta.

Os retrovisores têm a base preta e a capa na cor do veículo, neles foram colocadas as lâmpadas de seta. As caixas de rodas utilizam molduras e as rodas são de liga leve com desenho Troia 16 polegadas e pneus 205/60 R16.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

A faixa no centro da tampa liga uma lanterna na outra/ Foto: Saulo Mazzoni

No entanto,  a parte traseira, tem um aerofólio no teto que acomoda o breaklight. O vidro é caído, com o limpador ao centro. As lanternas em LED avançam para a tampa do porta-malas. No meio da tampa, uma moldura para unir as duas lanternas, como se fosse uma única peça. O símbolo da VW está no centro e abaixo uma moldura que acomoda a placa de identificação. O para-choque na parte superior é na cor do carro e a inferior na cor preta com os refletores nas extremidades e um overbump que avança para o assoalho.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortiline 2021, dimensões e tamanho do porta-malas

O VW Nivus Comfortiline 2021 tem a mesma distância entre-eixos do sedã Virtus, suas medidas são: 4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e 2,5 m de distância entre-eixos. Sem rebater os bancos, a capacidade do porta-malas é de 415 litros. Versátil, os encostos são rebatidos 60/40.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Painel de instrumentos com informações analógicas e digitais / Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Acabamento interior do VW Nivus Comfortiline 2021

A opção Comfortiline do VW Nivus traz o painel de instrumentos com velocímetro, conta giros, marcador de temperatura e combustível analógicos, porém, no centro tem a tela em formato de retângulo digital. Ela mostra as informações do computador de bordo e a velocidade digital. O volante multifuncional é ajustável em altura e profundidade.  De série o multimídia e o Composition Touch com tela touchscreen, sensível ao toque e APP-Connect. Nela, além de espelhar celular com o Android Auto e Apple Carplay, é possível verificar informações de condução do veículo e utilizar os apps disponíveis pela VW. Há suporte para celular na parte superior do painel.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 

Os bancos são revestidos em tecido, porém, o do motorista tem ajuste de altura, os encostos de cabeça são ajustáveis e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes. E o ar-condicionado é mecânico. Para esta versão, a Volkswagen disponibiliza a central multimídia VW Play como opcional.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: VW Nivus Comfortiline 2021, motor e câmbio

O  SUV VW Nivus Comfortiline 2021 é oferecido só com uma opção de motor o 200 TSI. Com 3 três cilindros, flexfuel turbo e injeção direta de combustível. A potência do motor VW 200 TSI é de 128 cv (E)/ 116 cv (G) e 20,4 kgfm de torque. Já o câmbio automático (AQ250) de 6 marchas é da Aisin.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Câmbio automático de 6 marchas/ Foto: Saulo Mazzoni

Conforme foi divulgado no lançamento, não há planos para uma versão de câmbio manual. Isso porque quem paga mais de R$ 70.000 em um veículo não procura opções de câmbio mecânico. E também foi descartado o Nivus com o motor 1.4 TSI. Neste caso ele seria um rival importante do outro SUV da marca, o VW T-Cross. Mas, como a indústria automotiva é reativa, caso seja detectada esta necessidade de mercado, não se espante se o planejamento mudar.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação VW Nivus Comfortline 2021: Impressões ao dirigir e consumo de combustível

Nesta avaliação do VW Nivus Comfortline 2021, vale citar que o banco não tem ajuste elétrico, mesmo na versão topo de linha a Highline. Porém, o motorista encontra a posição de dirigir com facilidade. Depois de ajustar o volante, não há dificuldades de visualizar as informações do painel. O pareamento do celular é feito de maneira simples, assim como utilizar as funções disponíveis. O volante multifuncional é o padrão da VW, com teclas nas extremidades e muito fácil de utilizar.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Foto: Saulo Mazzoni

A versão Comfortline do Nivus tem a tradicional chave canivete, com tele comando para abrir as portas e porta-malas, e também acionar o motor. Em termos de desempenho, não há diferença entre ele e a opção de topo Highline. Com pressão leve no acelerador ele arranca forte e desenvolve velocidade de maneira consistente. O câmbio automático de 6 marchas trabalha em perfeita sincronia com o motor, sem trancos nas trocas, ou a sensação de forçar quando é necessário usar mais força no pé direito. Apesar de não ter as borboletas atrás do volante é possível dirigir de maneira mais esportiva, pois as trocas manuais podem ser feitas na alavanca de maneira sequencial.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

O sistema de direção tem a assistência elétrica, uma solução que auxilia a economizar combustível, pois não utiliza as partes mecânicas do motor. Ele funciona com um pequeno motor elétrico instalado na coluna, o qual é ativado só quando necessário, ou seja, em manobras de estacionamento ou ao entrar em uma curva fechada.

Já que citamos as manobras de estacionamento, o Nivus Comfortline  vem também de série com a câmera de ré.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

VW Nivus Comfortline com rodas e pneus menores que a versão topo de linha/ Foto: Saulo Mazzoni

As rodas e pneus são menores que da versão topo de linha, mas não comprometem a estabilidade, eles formam um bom conjunto com as suspensões que estão bem calibradas. É confortável ao passar em buracos, valetas, lombadas e também firme, segura em uma curva com velocidade elevada.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

VW Nivus Comfortline 2021, com suspenções bem acertadas/ Foto: Saulo Mazzoni

Na cidade o Nivus é um carro com muitos atributos, mas divertido mesmo é utilizá-lo na estrada. Com aceleração rápida e constante, atinge média de 120 km/h com giro em torno 2.200 rpm, ou seja sem forçar. Nas retomadas também impressiona e o sistema de freio, com discos na dianteira e traseira, corresponde com as necessidades. Uma dica para quem vai comprar um VW Nivus Comfortiline, que vale também para outros veículos, utilize sempre o óleo do motor recomendado pela fabricante e realize a troca no período correto. Isso irá ajudar a proteger as partes móveis e colaborar para preservar a vida útil.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

A VW divulga que, conforme as normas do Inmetro, o consumo de combustível do Nivus Comfortline, abastecido com Etanol é de 7,7 km/L na cidade e 9,4 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina no tanque, na cidade o consumo é de 10,7 km/L e na estrada 13,2 km/L. Nesta avaliação, ele foi entregue abastecido com gasolina, utilizamos em situações normais do dia a dia, em trechos na cidade e rodovia, com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o consumo de combustível do Nivus Comfortiline 200 TSI foi de 8,8 km/L e na estrada chegou a 11,3 km/L.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021, preço, itens de série e opcionais

O preço do VW Nivus Comfortline 2021 é R$ 96.160.  Além dos itens de série já mostrados, ele traz o ESS (alerta de frenagem de emergência), assistente para partida em aclives / subidas (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR),  Keyless (sistema de alarme com comando remoto), 6 air bags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiro ), antena no teto e sensores de estacionamento traseiros.

A cor Preto Ninja não tem custo, já pela cor Branco Cristal é cobrado R$ 490,00. As cores metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius custam R$ 1.570,00 e a especial Vermelho Sunset sai por R$ 990,00.

VW Nivus Comfortline

No VW Nivus Comfortline as rdas são de liga leve 16″

O único opcional disponível para o VW Nivus Comfortline é o Pacote VW Play & Tech, o qual inclui ACC – Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal. AEB (City Emergency Brake ), sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h), sistema de som touchscreen VW PLAY com tela colorida de 10″ e App-Connect e volante multifuncional em couro com shift-paddles, o qual custa R$ 3.970,00. Ao adicionar o kit o VW Nivus Comfortline passa a custar R$ 100.130.

Para finalizar, AutoAgora.com.br também avaliou o Nivus Highline, a opção topo de linha do SUV compacto. Navegue pelo post e conheça as principais diferenças entre as duas versões.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

No Canal AutoAgora do YouTube você confere o vídeo da Avaliação. Acesse, curta, compartilhe e se inscreva!

Ficha técnica VW Nivus Highline 2021

Motor: 1.0L TSI

Tipo: 3 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 999 cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm (E/G) – 2.000/3.500 rpm

Tração: Dianteira

Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo interdependente

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Rodas: Liga leve 16”

Pneus: 205/60 R16

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 4.266 mm

Distância entre-eixos: 2.566 mm

Largura: 1.757 mm

Altura: 1.493 mm

Porta-malas: 415 litros

Tanque de combustível: 52 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

3 Comments

  1. ForHave disse:

    I really like the VW Nivus Comfortline 2021. It has a really comfortable and spacious interior. The engine is also really powerful and efficient. I would definitely recommend this car to anyone looking for a reliable and comfortable ride. (Tradução: Gosto muito do VW Nivus Comfortline 2019. Ele tem um interior muito confortável e espaçoso. O motor também é muito potente e eficiente. Eu definitivamente recomendaria este carro para quem procura um passeio confiável e confortável. )

  2. Great review! I’m currently in the market for a new car and the Nivus Comfortline has really caught my eye. It’s great to see that it performs well in comfort and safety tests. I’ll definitely be considering it as a top contender. Thanks for sharing! (Ótima revisão! Atualmente estou procurando um carro novo e o Nivus Comfortline realmente chamou minha atenção. É ótimo ver que ele tem um bom desempenho nos testes de conforto e segurança. Definitivamente irei considerá-lo como um dos principais candidatos. Obrigado por compartilhar!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *