BYD mostra na Intermodal a fórmula do Uno furgão
A BYD Brasil apresentou na Intermodal, em São Paulo, o Dolphin Mini Cargo, versão adaptada para o transporte de pequenas cargas. Algo semelhante ao Uno furgão.
Ou seja, com 280 km de autonomia, capacidade de carga de até 289 kg e 2,1 m³ de volume útil, o modelo surge aposta da empresa para frotas comerciais, voltadas à logística urbana de última milha.
Com isso, o veículo tem o design do Dolphin Mini de passeio. Portanto, a transformação ocorre no interior, onde removeram o banco traseiro para otimizar o espaço interno.
Portanto, o lançamento marca a entrada oficial da versão no mercado brasileiro e reforça a estratégia da BYD de expandir a mobilidade elétrica voltados ao segmento comercial.
“O Dolphin Mini Cargo é uma resposta direta às novas demandas da logística urbana: mais sustentável, mais eficiente e sem abrir mão de performance. Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa inclusive para operações comerciais de pequeno porte”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil.
Todavia, o Fiat Uno Furgão surgiu como uma solução prática e econômica para o transporte de cargas leves no Brasil. Lançado oficialmente em 1987, ele foi desenvolvido a partir da base do Fiat Uno Mille, que já fazia sucesso como um carro popular e urbano.
Com a carroceria modificada — principalmente a traseira, que perdeu os bancos e as janelas laterais — o Uno Furgão ganhou capacidade de carga e virou um utilitário de entrada para pequenos comerciantes, prestadores de serviço e empresas que buscavam mobilidade nas grandes cidades.
No início, a proposta era simples: oferecer um veículo compacto, barato de manter e com um compartimento de carga eficiente. O modelo manteve a mecânica robusta do Mille, com motores 1.0 e, mais tarde, 1.3, além de uma estrutura reforçada.
Durante os anos 1990 e 2000, o Uno Furgão passou por atualizações pontuais, seguindo o visual e a mecânica das versões convencionais do Uno.
A transformação mais importante, no entanto, veio em 2013, quando a Fiat deixou de utilizar a carroceria original do Uno para o furgão e passou a fabricá-lo com a plataforma da nova Fiorino, embora o modelo ainda fosse popularmente associado ao “Uno Furgão”.
Fiat Uno Furgão fez tanto sucesso quanto o Fiat Uno Mille voltado às ruas