O programa Toyota Barter é uma modalidade de vendas para o agronegócio
A Toyota do Brasil lança o programa Toyota Barter para o setor de agronegócios. È um novo canal de vendas diretas para adquirir veículos, através do processo de troca de grãos produzidos no Brasil. Este modelo de negócios oferece aos produtores rurais a possibilidade de comprar a picape média Toyota Hilux e os SUVs SW4 e Corolla Cross, por meio da permuta de grãos de soja e milho, isso considerando o valor de mercado das sacas, ou seja, a unidade de medida de peso de leguminosas e cereais.
José Luis Rincon Bruno, gerente de vendas diretas da Toyota do Brasil, fala sobre o novo modelo de negócios. “O Toyota Barter teve início como um projeto piloto em 2019, portanto, é o primeiro canal de vendas do Brasil a aceitar grãos na compra de um carro. Agora, temos a oportunidade de oficializar esta facilidade para o agronegócio e expandir a presença da Toyota e contribuir de maneira importante para esse que é um dos principais setores econômicos do nosso País”, afirma.
Para realizar as operações entre cliente e as revendas autorizadas de maneira ágil e segura, a Toyota conta com o suporte da NovaAgri, que é responsável pela coleta e validação dos dados dos clientes, atestando sua regularidade na originação de grãos e tributária.
Além disso, os interessados em renovar suas frotas ou adquirir um carro novo serão submetidos a verificações de certificações ambientais de produção rural para garantir a comercialização de grãos de plantio sustentável e reforçar a missão da empresa de neutralizar seus impactos ambientais até 2050.
O Toyota Barter conta com equipes especializadas em concessionárias localizadas na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Os interessados nesta forma de aquisição, ou seja, trocar grãos de soja e milho por veículos 0 km, que podem ser adquiridos nessa modalidade, a picape Hilux, o SUV grande Toyota SW4 e o SUV Corolla Cross, devem se dirigir a uma das concessionárias Toyota e procurar pela equipe de vendas diretas para tirar dúvidas e iniciar o processo de Barter (palavra em inglês que significa troca e em agronegócio é o pagamento comum pelo insumo através da entrega de grãos na pós-colheita, sem a intermediação monetária).
A Toyota ainda estuda expandir a atuação para este modelo de negócio para mais estados no País, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em maio deste ano o Grupo Stellantis lançou programa semelhante para a venda de veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram. Agora com a volta desta modalidade de comércio promovida pela Toyota, podemos esperar que outras fabricantes de veículos passem a oferecer a opção de trocar grãos por veículos zero-quilômetro.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação Toyota