Desgaste irregular dos pneus, trepidação no volante, carro indo sozinho para a direita ou para a esquerda, são sinais de que o carro está desalinhado e também com as rodas desbalanceadas. Além de causar prejuízo financeiro por causa do desgaste prematuro dos pneus, isso também pode provocar acidentes.
Porém, entender sobre alinhamento e balanceamento é mais simples do que se imagina, o que torna possível identificar quando o carro está em perfeitas condições para uso e o que significam cada um de seus “sinais”, caso o veículo apresente deformidades na performance.
No caso a diferença entre o alinhamento e o balanceamento é bem simples: Alinhamento é sobre o sistema de direção do veículo e balanceamento se trata da vibração.
O alinhamento de um veículo visa alinhar os ângulos das rodas do carro para que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Ele é importante para ajudar o motorista a manter o controle do veículo. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus, economiza combustível e assegura uma direção firme para quem dirige.
Já o balanceamento é a manutenção feita com o propósito das rodas girarem sem vibrações. É essencial deixar o carro balanceado, pois isso garante o equilíbrio do conjunto de pneus e rodas.
Com o objetivo de ajudar na identificação dos dois problemas, a Super Visão, uma das maiores redes de vistorias automotivas do Brasil, separou algumas dicas.
ALINHAMENTO DAS RODAS– Para saber se o carro precisa de alinhamento, quando estiver dirigindo em linha reta “afrouxe” a mão no volante. Se o veículo for sozinho, para a esquerda ou direita, já é um sinal de que é necessário fazer o alinhamento. Além disso, é importante verificar o estado do veículo após algum acidente, mesmo que a colisão seja simples, como quando a roda bate no meio fio, na guia ou em algum objeto, como por exemplo, uma pedra no meio do caminho.
Também é possível saber se o carro precisa de alinhamento quando há desgaste anormal ou desigual dos pneus; no caso de problemas no controle do volante; quando a direção não retorna facilmente após uma curva ou vai para a direita ou esquerda sozinho em uma linha reta. É importante fazer o alinhamento quando trocar componentes da suspensão ou direção e após a troca do conjunto de pneus.
BALANCEAMENTO DAS RODAS – O balanceamento precisa ser feito periodicamente, mesmo que o carro não apresente nenhuma alteração de funcionamento. Ele deve ser feito: a cada 10 mil quilômetros rodados; sempre que houver substituição ou conserto de pneus; substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão. Porém, ao sentir trepidações no volante, agende o balanceamento imediatamente, pois o carro desbalanceado fica instável e pode causar acidentes. Além disso, o balanceamento previne o desgaste excessivo dos pneus, evitando problemas nos componentes da suspensão e da direção.
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De acordo com a Super visão, manter o carro com um bom alinhamento e balanceamento é o básico para garantir a segurança do veículo e dos passageiros. Por isso, é recomendado, ao comprar um carro usado, realizar uma vistoria veicular com uma empresa de confiança, que poderá identificar a existência dos problemas.
Texto técnico: Super Visão/ Foto: Divulgação Nissan
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