Lançada no início de 2023, a nova Chevrolet Montana não lembra em nada as duas gerações anteriores da picape compacta. Isso porque a primeira geração da Montana era produzida na plataforma do então novo Corsa e a segunda geração passou a ser montada na estrutura do Corsa antigo, o Chevrolet Classic. Por sua vez, a nova Montada é fabricada na mesma plataforma do Chevrolet Onix e SUV Chevrolet Tracker. Depois de alcançar sucesso com o novo produto, a General Motors incluiu no mix de produtos a Chevrolet Montana RS, ou seja, uma versão esportiva da caminhonete, a qual foi lançada em julho de 2023, já como modelo 2024. Até então a versão topo de linha era a Premier, porém, a RS assumiu essa posição. Nesta postagem você conhece as diferenças entre as duas opções.
Nova Montana RS 2024 com grade exclusiva e logo Chevrolet na cor preta, já a Premier, além da grade diferente, o logo Chevrolet é o tradicional na cor dourada
Para as duas versões, a GM adotou na dianteira identidade global da marca. O capô ostenta vincos acentuados nas extremidades, enquanto que, o conjunto ótico é bipartido em LED. Na parte superior uma faixa em LED de cada lado, elas são ligadas por um friso. Já os faróis, tipo projetor em LED, são itens de série nas duas versões, eles estão posicionados abaixo. Para completar o conjunto de iluminação, nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina, as quais são vendidas como assessórios. A grade dianteira é específica para a Montana RS e a gravata, logotipo da marca está colocada na cor preta, e a sigla RS na cor vermelha está logo abaixo do friso no lado esquerdo. No entanto, a grade frontal da Montana Premier 2024 tem desenho diferente e no centro a gravata Chevrolet é dourada.
Montana RS tem as rodas usinadas, já na Montana Premier as rodas são na cor preta
As laterais da nova Montana RS e nova Montana Premier 2024, observadas a partir do teto, mostra que, as barras no teto se juntam ao santoantonio, inclusive esta peça tem desdenho diferente para cada versão, além disso, as barras são na cor preta na RS e na Premier cromadas. Em ambas a área envidraçada tem molduras pretas, a mesma cor está nos apliques plásticos das colunas das portas e capa dos retrovisores. As lâmpadas de direção, ou lâmpadas de seta estão nos para-lamas. A linha de cintura é alta, um vinco passa acima das maçanetas, as quais são na mesma cor da carroceria. Logo abaixo, as caixas das rodas trazem molduras, elas são ligadas por um friso na parte inferior da picape. A Montana RS da foto tem o estribo lateral integrado, o qual é comercializado como acessório. As rodas da Montana RS e Montana Premier são de liga leve 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17, porém, o desenho da RS é da Premier é diferente, a esportiva traz a face usinada e na Premier elas são na cor preta.
Na traseira o desenho da nova Montana RS e nova Montana Premier é semelhante, muda a cor utilizada para indicar o nome do veículo e as versões
Sutis diferenças também entre as duas versões da Montana 2024 estão na parte traseira. Em ambas o break light está no santoantonio. As lanternas em LED aparecem nas colunas e uma faixa preta faz a ligação entre elas. Do lado direito superior está a indicação da versão, ‘RS’ em vermelho e ‘PREMIER’ cromada. Abaixo da faixa a inscrição Chevrolet aparece estampada. Na parte inferior direita da tampa a inscrição ‘TURBO’, referente ao motor e no lado esquerdo a identificação ‘MONTANA’ na cor preta para a RS e cromada na Premier. O para-choque é preto, ele avança e forma um suporte para apoiar o pé, caso seja necessário subir na caçamba. E nas pontas ele traz refletores. Já a ponteira de escapamento em aço inox na cor black piano, que está na Montana RS também é acessório, disponível para todas as versões.
Espaço dianteiro e traseiro igual na duas versões da nova Chevrolet Montana
No que diz respeito a dimensões, as duas versões, tanto a esportiva como a luxo, ou seja, RS e Premier, são idênticas. Por isso, o comprimento da nova Montana RS e Premier 2024 é 4,7 m, por sua vez a distância entre-eixos é de 2,8 m, enquanto que a largura é de 1,7 m e a altura de 1,6 m. Não podemos esquecer também que, nas gerações anteriores da Montana não havia a opção de cabine dupla, mas no modelo atual a Chevrolet não oferece cabine simples.
Semelhante ao que acontece com as dimensões, a capacidade da caçamba e de carga da nova Montana RS e Premier 2024 é a mesma, ou seja, capacidade total da caçamba é de 874 litros, enquanto que a capacidade de carga da nova Montana RS e nova Montana Premier 2024 é de 650 kg. E o tanque de combustível recebe até de 44 litros. Nas duas opções de acabamento, ela traz como item de série a capota marítima, a qual segundo a GM, foi desenvolvida com o sistema de vedação que evita a entrada de água e poeira. Além disso, traz também o ‘porta objetos’ avantajado, denominado pela Chevrolet como ‘Multi-Board’ com divisórias, as quais permitem transportar vários objetos e a capacidade de carga é de 30 kg, também vendido como acessório.
Por dentro, o a nova Montana RS e nova Montana Premier 2024, elas seguem o padrão de acabamento adotado no Chevrolet Tracker. O painel é constituído em sua maior parte de material plástico e nas bordas ele é sensível ao toque. Os frisos vermelhos estão na parte inferior da RS e cromados na Premier. O quadro de instrumentos das duas versões traz o velocímetro e o conta giros analógicos.
Volante multifuncional nas duas versões da nova Montana 2024, a RS tem o logo Chevrolet preto e na Premier ele é dourado
Por sua vez, no centro do painel de instrumentos há uma tela TFT para mostrar as informações do computador de bordo e velocidade digital. O volante multifuncional revestido em couro da nova Montana RS é na cor preta, inclusive na gravata colocada ao centro, já na Montana Premier ele tem os raios cromados. Ambos são com a base reta, e podem ser ajustados na altura e profundidade.
Tanto na Chevrolet Montana RS como na Chevrolet Montana Premier, a tela do multimídia Chevrolet MyLink é de 8 polegadas, o usuário pode parear e espelhar o celular por Android Auto e Apple Car Play. O ar-condicionado é digital, no console há o carregador de celular por indução e as entradas USB-a e USB-c. Entre os itens tecnológicos estão o Wi-Fi nativo para conectar até 7 dispositivos e sistema de telemática OnStar.
Os bancos da nova Montana RS e Premier são revestidos em couro, porém, a versão esportiva da Montana tem um friso vermelho no encosto e na versão luxo os frisos são laterais na cor bege. O sistema de áudio possuí rádio AM/FM, em frequência modulada sintoniza as estações da banda estendida e no total são 6 alto falantes.
Apesar de ser uma versão esportiva, o trem de força da Montana RS é o mesmo da Montana Premier 2024, ou seja, o motor 1.2L turbo com 3 cilindros e 12 válvulas e o câmbio é automático de 6 marchas. Por isso, este conjunto entrega potência de 132 cv (G)/133 cv (E), disponíveis a 5.500 rpm. Por sua vez, o torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. O sincronismo deste motor é feito por correia dentada banhada em óleo. Por isso é primordial que o proprietário de um veículo com este tipo de motor respeite as recomendações da fabricante sobre o período da troca e especificações do óleo, no caso o recomendado é o SAE 5W30.
Ao entrar na Chevrolet Montana RS ou Chevrolet Montana Premier 2024, a sensação é de entrar em um sedã grande, tanto para espaço como para conforto. Já ao observar os detalhes do interior, decidir qual é o acabamento mais bonito fica por conta do comprador. Isso porque na Montana RS e Montana Premier o quadro de instrumentos é fácil de visualizar. O volante é de boa empunhadura, conforme citamos acima, só muda a cor, e em ambas o condutor faz os ajustes e encontra a posição correta para dirigir e visualizar painel e os espelhos.
Navegar nos aplicativos do sistema multimídia por intuição é fácil na Chevrolet Montana RS e Premier 2024. Também parear o celular, com o Android Auto ou Apple Carplay e conecta-lo ao no Wi-Fi nativo não exige esforço, o processo é realizado com poucos toques na tela. Para espelhar o celular e utilizar o sinal de internet nativo, o aparelho deve conectado via cabo. Isso é necessário porque para espelhar sem o cabo, o sistema utiliza o receptor de Wi-Fi do smartphone e neste caso só é possível navegar na Internet utilizando o pacote de dados do celular.
Para acionar o motor tanto da Montana RS, como da Premier, o processo é feito ao apertar um botão, com o pé no freio. O isolamento acústico é bom, já que pouco se ouve do ruído do motor, isso nas duas versões. Para sair da posição estacionária basta uma leve pressão no acelerador, pois o arranque é rápido para uma picape.
Apesar de uma ser a versão esportiva e a outra luxuosa, não há diferença no que diz respeito a desempenho e performance. Circulando na cidade, onde é comum passar por lombadas, valetas, buracos, pouco se sente no interior da picape. A nova Chevrolet Montana 2024 em todas as versões tem sistema de suspensão McPherson, independente na dianteira e eixo de torção na traseira, os quais estão bem ajustados.
Podemos dizer o mesmo dos sistemas de freios da nova Montana RS e Premier, eles são compostos por discos e pastilhas na frente e tambores na traseira. As manobras de estacionamento são feitas confortavelmente, pois a direção tem assistência elétrica. A visualização da vaga também é facilitada por causa do tamanho dos espelhos retrovisores externos, a câmera de ré e os sensores traseiros.
Ao pegar a estrada, a nova Montana RS e Premier 2024 desempenham bem. Na fase de aceleração, as trocas das marchas são macias, estabiliza fácil na velocidade de 120 km/h, isso sem perder aceleração. Apesar da caçamba vazia, é estável inclusive nas curvas mais severas. Ambas as versões da nova Chevrolet Montana, a RS e Premier estão bem acertadas tanto para o uso no trabalho como também para o passeio.
O consumo de combustível da nova Chevrolet Montana 2024 validado no CONPET do Inmetro, mostra que ela faz com um litro 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, abastecida com gasolina. Ao trocar para o combustível vegetal, ou seja, o etanol o consumo da nova Montana RS e Premier 2024 é de 9,3 km/l ao rodar na estrada e 7,7 km/l circulando na cidade.
As duas versões da Montana RS e Premier 2024 foram entregues para esta Avaliação abastecidas com gasolina. A Nova Montana RS 2024 na cidade faz por litro 10,9 km e na estrada 14,1 km/l. E a média obtida com a nova Montana Premier 204 foi de 14,4 km/l na rodovia e 11,1 km/l no circuito urbano. Vale destacar que elas foram guiadas em situações diferentes de piso e clima.
O preço da nova Chevrolet Montana RS 2024 é R$ 157.160 e a nova Montana Premier 2024 custa é R$ 155.060, preços apurados em abril de 2024. A Montana RS e a Montana Premier 2024 traz entre os itens de série, os 6 airbags, indicador da vida útil do óleo, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, faróis com acendimento automático, controlador de velocidade, também conhecido como piloto automático, chave com sensor de aproximação, controle de tração e estabilidades e auxilio para saída em rampas. E não pode deixar de ser citado os equipamentos obrigatórios como os freios ABS com EBD e ancoragem Isofix para cadeiras infantis.
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Denominação: GF6
Tipo: Automático 6 marchas
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção
Rodas: Liga leve17″
Pneus: 215/55 R17
Comprimento: 4.717 mm
Distância entre-eixos: 2.800 mm
Largura: 1.798 mm
Altura: 1.659 mm
Caçamba: 874 litros
Capacidade carga: 650 kg
Tanque de combustível: 44 litros
Leia também: Avaliação: Nova Chevrolet Montana Premier 2023
Acesse o Canal AutoAgoracombr
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Colaborou: