Fiat Palio é o carro mais roubado no carnaval

Brasil é o segundo maior mercado do mundo para a marca Chevrolet da GM
17/02/2020
Bafômetro que detecta álcool a distância sem assoprar
18/02/2020

Levantamento feito pela Ituran mostra os carros mais roubados durante o carnaval. O Fiat Palio é o carro mais roubado. Ainda entre os mais roubados aparece Ford Ka, Hyundai HB20, Volkswagen Fox e Gol

Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação

Um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, empresa especialista e líder global em rastreamento veicular, mostra que o Fiat Palio é o veiculo mais procurado pelos bandidos durante o carnaval.

Riscos de roubos de veículos aumenta no carnaval

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco de roubo de veículos aumenta no período de carnaval.

Isso porque os automóveis ficam estacionados na rua por longo período. “Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti.

A proporção de roubo é 53% durante os festejos de momo, enquanto furto registrou 47%.

Como os carros são roubados mesmo com rastreadores via satélite?

Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite.

“O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet. Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam o aparelho para impedir que o sinal dos rastreadores chegue até o satélite.

Por isso, a Ituran utiliza também RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatiza Boutti.

O levantamento mostra que 40,6% dos roubos de carros ocorrem no período da noite.

Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito de percepção de um evento de roubo e furto.

“A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes, ou seja, o sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão.

Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se der conta que sofreu um furto”, alerta.

O estudo mostrou que os carros populares são os preferidos no período de carnaval 79,12%.

Outros modelos como Ford KA (16%), Hyundai HB20 (13%), Volkswagen Fox e Volkswagen Gol (11%) também compõe a lista de veículos mais roubados ou furtados durante o carnaval.


Deprecated: WP_User->id foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 2.1.0! Use WP_User->ID como alternativa. in /home/storage/c/b5/35/autoagoraimprens1/public_html/wp-includes/functions.php on line 4997
autoagora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *