Ford abre Centro de Testes em Tatuí para competição

Venda de autos em leilões cresceu 10%

05/08/2026

Venda de autos em leilões cresceu 10%

05/08/2026

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí, no interior paulista, opera há mais de 45 anos desenvolvendo, testando e homologando veículos de forma confidencial. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2026, o espaço recebe a 22ª Competição Fórmula SAE Brasil, com cerca de 1.600 estudantes de engenharia de 66 universidades do Brasil, Uruguai e Argentina.

Durante cinco dias, protótipos desenvolvidos pelos universitários são avaliados de forma estática e dinâmica, em três categorias: veículos a combustão, elétricos e a hidrogênio (célula de combustível), estes últimos dentro do programa SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge.

As provas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal FSAE Live. No domingo, dia 2 de agosto, está previsto o Festival Ford, com exposição de 60 veículos do Clube do Mustang e 35 veículos do Clube da Ranger, tour pelo Campo de Provas, food trucks, loja de produtos da marca e exibições de performance na pista.

Segundo Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, é a primeira vez que uma montadora abre oficialmente seu centro de desenvolvimento no Brasil para sediar uma competição da SAE. A ação integra o programa de cooperação que a Ford mantém com universidades das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, voltado à formação profissional e à atração de talentos para estágios e vagas efetivas.

Como funciona a competição

Na etapa estática, os protótipos são avaliados em itens como segurança, suspensão, estanqueidade, estabilidade, ruído e freios, além de design, gerenciamento de custo, marketing e cronograma do projeto.

A etapa dinâmica inclui provas de aceleração, skid-pad, frenagem, autocross e enduro, com foco na dinâmica veicular. As avaliações usam as pistas de alta e baixa velocidade do Centro de Testes da Ford e a área conhecida como Inner, de curvas pronunciadas. Os cinco primeiros colocados de cada categoria são premiados ao final.

Estrutura da Ford no Brasil

A Ford mantém nove centros globais de desenvolvimento de produto, um deles no Brasil, com unidades em Salvador (BA) e Tatuí (SP). A operação conta com mais de 1.500 profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de um terço das funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo. A engenharia local gera cerca de R$ 600 milhões por ano em exportação de serviços de engenharia e respondeu por cerca de 40% da otimização global de custos da companhia em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *