Ford fecha parceria com VEMO para ampliar recarga no México

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23/05/2025
Ford fecha parceria com VEMO para ampliar recarga no México

Ford fecha parceria com VEMO para ampliar recarga no México

A Ford do México anunciou uma parceria estratégica com a empresa de mobilidade elétrica VEMO para facilitar o acesso à infraestrutura de recarga pública para clientes da marca.

A iniciativa da Ford inclui bônus de até 5 mil pesos (R$ 1.500) para novos proprietários de modelos elétricos da marca em postos da VEMO no México.

Ford fecha parceria com VEMO para ampliar recarga no México

Logo, o benefício oferecido pela Ford com a VEMO é válido por 12 meses e permite ao usuário localizar estações, realizar pagamentos e receber suporte técnico pelo app.

Vale dizer que a VEMO opera atualmente a maior rede de recarga do México, com mais de 1.000 pontos em 16 estados. 

Além da nova aliança com a Ford, a VEMO já mantém parcerias com fabricantes como BYD, BMW, GAC Motors e JAC, além de atuar com empresas de transporte por aplicativo, como Uber e Didi.

México tem infraestrutura diferente da brasileira

O avanço na infraestrutura de recarga acompanha o crescimento da eletromobilidade no país. Segundo Associação Mexicana de Eletromobilidade, o país encerrou o primeiro trimestre de 2025 com 47.456 carregadores ativos.

No mercado mexicano, a Ford oferece modelos como a van elétrica E-Transit, com autonomia de até 230 km, e o Mustang Mach-E, capaz de rodar até 465 km com uma única carga.

Veja os números da eletrificação no Brasil

No Brasil, há mais de 15 mil eletropostos públicos e semi-públicos, segundo a Tupi Mobilidade. Há três meses, em novembro de 2024, o país contava com 12.137 pontos de recarga.

Comparando com os números de 2025 representa um crescimento de 22% na infraestrutura o que impulsiona o processo de eletromobilidade.

A expansão da infraestrutura acompanha o aumento da participação dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no mercado e sua disseminação pelo interior do país.

Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil soma 208.344 unidades, resultando em um índice de 14 veículos por eletroposto.

Dentro desse total de veículos elétricos:

  • 45% (93.082 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores.
  • 55% (115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV) e possuem dependência parcial da infraestrutura, pois também operam com motor a combustão.

Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto.

Geografia Brasileira diante da do México

Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos. Em novembro de 2024, esse número era de 1.263, indicando um crescimento de 8% na oferta de pontos de recarga, sejam eles lentos ou rápidos. 

O crescimento é especialmente notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras, e inclui também o processo de interiorização da infraestrutura.

Comparação do número de Municípios/Região

Região nov/24 fev/25 Evolução
Norte 38 47 23,7%
Centro-Oeste 107 121 13,1%
Nordeste 294 326 10,9%
Sudeste 479 506 5,6%
Sul 345 363 5,2%
Total 1.263 1.363 7,9%

O aumento expressivo dos carregadores rápidos evidencia o foco na implementação de uma infraestrutura de recarga mais eficiente para os usuários de veículos elétricos.

Para Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE, membro do Conselho e diretor executivo da Tupi Mobilidade: “Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, o qual são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”

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