Ford fecha parceria com VEMO para ampliar recarga no México
A Ford do México anunciou uma parceria estratégica com a empresa de mobilidade elétrica VEMO para facilitar o acesso à infraestrutura de recarga pública para clientes da marca.
A iniciativa da Ford inclui bônus de até 5 mil pesos (R$ 1.500) para novos proprietários de modelos elétricos da marca em postos da VEMO no México.
Logo, o benefício oferecido pela Ford com a VEMO é válido por 12 meses e permite ao usuário localizar estações, realizar pagamentos e receber suporte técnico pelo app.
Vale dizer que a VEMO opera atualmente a maior rede de recarga do México, com mais de 1.000 pontos em 16 estados.
Além da nova aliança com a Ford, a VEMO já mantém parcerias com fabricantes como BYD, BMW, GAC Motors e JAC, além de atuar com empresas de transporte por aplicativo, como Uber e Didi.
O avanço na infraestrutura de recarga acompanha o crescimento da eletromobilidade no país. Segundo Associação Mexicana de Eletromobilidade, o país encerrou o primeiro trimestre de 2025 com 47.456 carregadores ativos.
No mercado mexicano, a Ford oferece modelos como a van elétrica E-Transit, com autonomia de até 230 km, e o Mustang Mach-E, capaz de rodar até 465 km com uma única carga.
No Brasil, há mais de 15 mil eletropostos públicos e semi-públicos, segundo a Tupi Mobilidade. Há três meses, em novembro de 2024, o país contava com 12.137 pontos de recarga.
Comparando com os números de 2025 representa um crescimento de 22% na infraestrutura o que impulsiona o processo de eletromobilidade.
A expansão da infraestrutura acompanha o aumento da participação dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no mercado e sua disseminação pelo interior do país.
Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil soma 208.344 unidades, resultando em um índice de 14 veículos por eletroposto.
Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto.
Geografia Brasileira diante da do México
Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos. Em novembro de 2024, esse número era de 1.263, indicando um crescimento de 8% na oferta de pontos de recarga, sejam eles lentos ou rápidos.
O crescimento é especialmente notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras, e inclui também o processo de interiorização da infraestrutura.
Comparação do número de Municípios/Região
Região | nov/24 | fev/25 | Evolução |
Norte | 38 | 47 | 23,7% |
Centro-Oeste | 107 | 121 | 13,1% |
Nordeste | 294 | 326 | 10,9% |
Sudeste | 479 | 506 | 5,6% |
Sul | 345 | 363 | 5,2% |
Total | 1.263 | 1.363 | 7,9% |
O aumento expressivo dos carregadores rápidos evidencia o foco na implementação de uma infraestrutura de recarga mais eficiente para os usuários de veículos elétricos.
Para Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE, membro do Conselho e diretor executivo da Tupi Mobilidade: “Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, o qual são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”