Modelo Cargo passa a contar com a transmissão que permite mudanças automáticas, são vários os modelos para diferentes aplicações
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Farroupilha (RS), dia 01/03, a Ford Caminhões lançou a linha 2017 dos caminhões Cargo com câmbio automatizado Torqshift, desenvolvido pela Eaton em parceria com a Ford e a fornecedora de motores Cummins. Ele permite as trocas de marchas de maneira automática e também manuais no botão ao lado da manopla.
São 6 novos modelos para diversas aplicações com transmissão de 10 ou 16 marchas. O Cargo 1723 Torqshift é um modelo com peso bruto total de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, com motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. A versão Cargo 1723 Kolector Torqshift é destinada para coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas e peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado.
O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, opções de cabine simples e leito. O Cargo 2429 Torqshift, também com 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg está previsto para estrear no mercado em março, com dois anos de garantia e o preço de referência de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 cabine leito.
O Cargo 1729T Torqshift é um cavalo-mecânico com cabine leito, transmissão de 10 velocidades e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. O Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar é um cavalo-mecânico de transmissão com 16 marchas, sua capacidade máxima de tração é de 45.150 kg.
Segundo divulgado pela empresa, a transmissão automatizada nivela o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, isso reduz os custos de manutenção e a fadiga do motorista no trânsito urbano e em viagens longas.
A manopla de mudanças é a mesma utilizada nos carros de passeio como o Fusion, Focus, EcoSport e New Fiesta. Isso para simbolizar a praticidade do equipamento, ou seja, pode ser dirigido como um veículo leve.
Apesar do mercado em queda, a Ford Caminhões espera continuar a escalada de crescimento em participação, graças a inclusão no portfólio de produtos dos modelos com câmbio automatizado.