Por: Edison Ragassi
A Ford criou uma nova organização global dedicada a área profissional, ela é denominada Ford Pro. Depois de alcançar sucesso na Europa e Estados Unidos, agora é a vez do Brasil receber o serviço. Com o lançamento da nova estrutura Ford Pro, a empresa considera que dá mais um passo na consolidação da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, que tem colhido bons resultados desde a sua criação na região em 2021.
Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, fala sobre as expectativas do serviço. “O lançamento da Ford Pro no Brasil reforça a nossa proposta de oferecer soluções completas para o cliente de veículos comerciais, com foco nas suas necessidades para entregar o menor custo de posse e o maior retorno financeiro para o seu negócio”.
A Ford Pro conta com uma estrutura própria de vendas e pós-vendas, engenharia, manufatura, análise de mercado, experiência do consumidor e conectividade para oferecer uma solução completa de produtos e serviços para o cliente comercial. A organização foi criada para acompanhar toda a jornada do cliente, desde o momento de selecionar o veículo que melhor atende às suas necessidades, passando pelo uso diário e manutenção, até o momento de renovação do veículo ou da frota.
O portfólio de produtos da Ford Pro é composto pelas linhas Ranger e Transit. Ela possui também uma área de engenharia com recursos próprios e instalações que desenvolve veículos especiais para grandes frotas ou entidades do governo. Esse trabalho é feito em parceria com modificadores, que contam com suporte técnico e programa de certificação de qualidade da marca.
A estrutura de vendas especializada da Ford Pro está preparada para atender todo tipo de clientes comerciais, sejam pequenos empreendedores, grandes frotistas ou governo. Ela oferece também várias opções de financiamento para cada perfil de cliente, com condições que incluem desde taxa zero, sem entrada e em até 60 parcelas. “O cliente tem ainda a possibilidade de incluir o pacote de manutenção Ford Protect, custos de emplacamento, IPVA e modificação, sem alterar as condições de financiamento do veículo”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul. “Outra opção é o serviço de carro por assinatura FordGo para os clientes pessoa física ou jurídica, e o programa FordGo Fleet, específico para clientes frotistas.”
A rede de concessionárias Ford, com mais de 100 pontos de vendas e serviços, atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças, através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento.
A conectividade embarcada de fábrica é um diferencial dos veículos comerciais da Ford no Brasil. Integrada com a arquitetura do veículo, ela permite gerar relatórios com indicadores para o negócio, com o aplicativo FordPass ou o portal FordPass Pro, localizar o veículo e receber alertas que evitam paradas inesperadas, através do acompanhamento preventivo inteligente, e solucionar problemas remotamente com a assistência técnica em conferência.
A Ford Pro está investindo ainda na eletrificação e iniciou um programa de experimentação da E-Transit 100% elétrica com grandes frotistas no Brasil para entender o seu tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.
O objetivo da Ford com essa renovação é dar sequência ao seu crescimento no setor. Tudo começou ao inaugurar o centro de distribuição de peças em Cajamar (SP), e a fábrica no Uruguai, em parceria com a Nordex. Na sequência a Ford lançou as versões minibus e furgão da Transit, as quais são produzidas no Uruguai. Assim a marca foi a que mais ganhou participação de mercado no segmento de vans e furgões desde 2022. O pioneirismo fica por conta do lançamento da primeira van automática do Brasil, o qual será na próxima semana e também anuncia a chegada da versão chassi.
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