A fábrica de motores da GM Joinville (SC) foi inaugurada em 2013. A unidade produtiva iniciou fabricando os motores e cabeçotes da primeira geração do Onix, os quais atualmente são utilizados no Chevrolet Joy e Joy Plus. Em 2017, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão, isso quadruplicou sua área e também atualizaram toda a sua linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.
A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, como energia fotovoltaica (gerada a partir da luz do sol), reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.
Pelo programa “Zero Aterro”, todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. A mesma prática foi adotada durante todas as obras de reformas e expansões da fábrica.
Na área produtiva, muitos processos da linha de motores possuem nível de automação da indústria 4.0. Cerca de 20% da frota de empilhadeiras da fábrica são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa.
Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor, ajustando os parâmetros de manufatura quando necessário.
Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.
Na fábrica de Joinville são fabricados os motores Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 (turbo), de três cilindros do Onix, Onix Plus e Tracker.
O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com o bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável.
O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve as vibrações provenientes do motor para a transmissão, além disso, a correia dentada é imersa em óleo com manutenção recomendada para 240 mil quilômetros.
Ainda neste motor, também há a otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação e Saulo Mazzoni