Desde o final de 2022, a General Motors do Brasil vem trabalhando o lançamento da picape nova Chevrolet Montana 2023.
Não há comparação com a Montana vendida anteriormente, já que se tratava de uma picape compacta e a nova está posicionada entre a compacta e média.
A nova Montana 2023 foi mostrada para o público no dia 01/12/2022 e imediatamente iniciou a pré-venda de 2.000 unidades, as quais esgotaram rapidamente.
E nesta segunda-feira (16/01), a fabricante comunicou que iniciou a produção na fábrica de São Caetano do Sul. As primeiras unidades que sairão da linha de montagem serão entregues aos consumidores que já adquiriram a nova Montana 2023 na ação especial promovida de pré-venda. A previsão é de entregar a picape nas concessionárias Chevrolet de todo país a partir de meados de fevereiro.
A General Motors divulgou que, mesmo já tendo alcançado elevado nível tecnológico dentro do conceito da indústria 4.0, o complexo industrial em São Caetano do Sul passou por atualizações que agregaram ainda mais qualidade, produtividade e eficiência. As obras para receber a Nova Montana levaram mais de um ano para ficar pronta e foram executadas em etapas, no intuito de evitar prolongadas interrupções na linha, que já montava o Chevrolet Tracker e o Chevrolet Spin.
Assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr
A fábrica da GM em São Caetano do Sul recebeu 4.000 m² de novas instalações. Isso permitiu uma completa readequação do fluxo fabril, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e onde operam 274 novos robôs, elevando o nível de automação e a segurança dos operadores. Além disso, foi instalada uma espécie de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial.
No entanto, a principal novidade, foi a instalação da mais rápida prensa da GM nas Américas. Apenas esta máquina ocupa quase um quarteirão. São 96 metros de comprimento, por 12 metros de largura e 18 metros de altura, sendo 7 deles no subsolo. A nova prensa tem a capacidade para estampar até 30.000 peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira. Este volume representa duas vezes mais do que modelos tradicionais de geração anterior, consumindo aproximadamente metade da energia elétrica.
Aliás, importante foco da reformulação foi o aumento dos índices de sustentabilidade nos mais variados processos.
Leia também: GM inicia a pré-venda da Nova Chevrolet Montana 2023
Outra novidade na linha de montagem da nova Chevrolet Montana 2023 é o carrinho autônomo específico para o transporte de peças de grande porte, que foi desenvolvido pela própria GM no Brasil. Tudo isso permitiu que a fábrica de automóveis há mais tempo em operação no país, com mais de nove décadas de história, se transformasse numa das mais modernas e competitivas do mundo.
Tanto a atualização da fábrica de São Caetano do Sul como o desenvolvimento da Nova Montana integram o atual ciclo de investimento o qual totaliza R$ 10 bilhões da empresa a ser aplicado até meados da década no Brasil.