Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br mostra como o carro é utilizado no dia a dia do usuário. O Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 é fabricado na unidade produtiva da FCA Fiat Chrysler Automóveis em Goiana (PE), portanto, embaixo do mesmo teto onde são produzidos o Jeep Renegade e a Fiat Toro. O SUV médio foi lançado em outubro de 2016.
AutoAgora.com.br avaliou o Jeep Compass Diesel 2020 versão Trailhawk. A frente tem o capô com vincos, no centro um adesivo preto. As lâmpadas dos faróis são de Xenon, eles têm assinatura em LED.
A grade frontal é dividida, ela lembra a letra ‘O’ uma ao lado da outra, são sete no total. A parte superior do para-choque é na cor do veículo. Enquanto que a inferior utiliza o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), e dois ganchos na cor vermelha. As extremidades dos para-choques acomodam as luzes de neblina e as lâmpadas repetidoras (lâmpadas de seta).
Nas laterais a área envidraçada oferece fácil visualização. Há um vinco que nasce na lanterna traseira, atravessa o carro na região das maçanetas e termina no para-lama. As caixas de rodas utilizam molduras na cor preta. As rodas são de liga-leve 17″, calçadas com pneus 225/60 All Terrain (todo terreno).
O SUV mede 4,4 m de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,6 m e a largura é de 1,8 m.
Na parte superior da traseira um aerofólio preto para reforçar a esportividade, nele a terceira luz de freio (break-light). O vidro com limpador é inclinado, no centro da tampa a logomarca Jeep.
O porta-malas tem a capacidade de 390 litros, sem rebater os bancos.
As lanternas são bipartidas, ainda na tampa uma moldura aprofundada onde está a placa de identificação. O para-choque traseiro é preto com refletores nas extremidades e overbumper. Também na traseira um gancho para rebocar outros veículos na cor vermelha.
A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora mostra que ao entrar no Compass Trailhawk é fácil identificar os detalhes em vermelho. Eles estão nas costuras dos bancos parcialmente revestidos em couro, na moldura dos alto-falantes e painel de instrumentos.
O volante de boa empunhadura é revestido em couro e multifuncional. Nele é possível acessar as informações do computador de bordo, controlador de velocidade, atender o celular e acionar o comando de voz, o qual permite mudar as estações de rádio e temperatura do ar-condicionado. Também é possível iniciar e ajustar os sistemas semi-autônomos, quando disponíveis.
A tela do painel de instrumentos de TFT colorido 7″ oferece informações analógicas e digitais. O conta-giros e velocímetro são analógicos, no centro o display digital que mostra velocidade, consumo, calibragem dos pneus, horas de uso do motor, entre outras.
No multimídia, a tela é sensível ao toque de 8,4″, compatível com Android Auto e Apple Carplay.
Nela o motorista configura, por exemplo, o acionamento do freio de estacionamento quando a alavanca do câmbio é colocada na posição P, o toque da buzina ao fechar o carro com o sensor de proximidade, entre ouras funções. Serve também para acionar o sistema de climatização, ajustar temperatura, ventilação. Ah, sim! As emissoras de rádio tanto AM como FM também são programadas no multimídia.
O Jeep Compass versão Trailhawk tem motor diesel Multijet II 2.0L Turbo, o câmbio é o ZF948TE automático de 9 marchas. Este conjunto oferece potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm disponível a 1.750 rpm.
Preparado para o fora de estrada utiliza a tração 4×4 Jeep Active Drive Low. Ao encarar uma trilha, estrada que leva para a fazenda, chácara ou sitio, o motorista pode optar pelo modo Auto, o qual lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda.
No seletor colocado no console central, próximo a alavanca do câmbio há os modos Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra). Há o sistema Hill Descent Control, um controle de descida, ao ser acionado, o motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.
Em qualquer tipo de veículo, antes de sair dirigindo é importante se ambientar, por isso é bom dar uma checada no manual para conhecer e entender as várias tecnologias disponíveis para segurança e auxilio ao motorista.
A avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br identificou que a maioria dos comandos são intuitivos, porém é bom saber antes, por exemplo, que ao acionar o botão ‘OK’ que está no lado esquerdo do volante, a velocidade mostrada em km/h passa para milhas por hora.
Só por curiosidade, ao trafegar com o velocímetro mostrando 50 km/h, se apertar o botão ‘OK’ a velocidade mostrada é de 30 mph. Não precisa nem comentar qual será a conseqüência se passar por um radar. Ambientar-se no Jeep Compass Trailhawk é muito fácil. O modelo 2020 ganhou de série banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções e o volante tem a coluna ajustável em altura e profundidade. Os comandos dos espelhos e travas das portas estão bem a mão, fáceis de usar.
O motor pode ser acionado antes de entrar, no sensor presencial ao apertar duas vezes o comando especifico, mas antes de arrancar é necessário apertar o botão de partida com o pé no freio.
Feitos os devidos ajustes, ao arrancar uma surpresa. É natural um motor diesel proporcionar arranque lento. O Multijet II 2.0L Turbo, não é assim, o arranque é rápido nem parece ser movido a diesel. Na avaliação do Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 feita por AutoAgora.com.br foi possível sentir que o câmbio está bem sincronizado, faz as trocas suavemente, não tem trancos. Apesar das 9 marchas, é um câmbio automático convencional com o conversor de torque, mas o funcionamento lembra o CVT em termos de suavidade.
No uso urbano, velocidade média de 50 km/h, permanece em 1.500 rpm e a nona marcha nem é engatada. Ela acopla em uma rodovia com a velocidade média de 100 km/h, ou seja, é uma marcha de cruzeiro. A versão Trailhawk tem a suspensão elevada em relação as outras opções e proteções extras no assoalho para o uso no fora de estrada. Porém, também auxilia na cidade, pois faz passar por valetas e lombadas de maneira suave.
A suspensão elevada não compromete a estabilidade ao entrar em curvas, as suspensões independentes, dianteira e traseira, estão bem calibradas. Com sistema de direção eletro-assistida, as manobras de estacionamento não exigem esforço, e ainda vem de série com o sistema semi-autônomo para estacionar sozinho em vagas longitudinais e perpendiculares.
A marca Jeep tem por tradição fazer veículos robustos que encaram qualquer tipo de terreno. Neste quesito, o Compass Trailhawk não decepciona. AutoAgora.com.br levou o modelo avaliado para uma pista off-road onde foi possível utilizar alguns dos recursos disponíveis para este tipo de terreno. Ao acionar a tração 4×4 ele deixa de ser o carro dócil da cidade e transforma-se em um valente da terra, sem perder o conforto para os ocupantes.
É seguro utilizar o sistema de auxilio em descida, até parece que dirige sozinho.
Ao utilizá-lo na estrada com cascalho tem boa dirigibilidade, dá até para exigir um pouco mais do acelerador, quase que como se estivesse no asfalto e com pouco ruído invadindo a cabine. Infelizmente, não choveu no período de empréstimo do Compass, por isso não foi possível testá-lo na lama.
A validação do Inmetro para o Jeep Compass Trailhawk Diesel 2.0L Turbo mostrou consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na rodovia. Durante o período de avaliação feito, com ar-condicionado ligado, o computador de bordo marcou 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. E aqui vale a observação, o consumo de combustível é influenciado pela maneira que o motorista dirige.
Com preço sugerido de R$ 181.990, o Jeep Compass Trailhawk Diesel 2020 traz entre os itens de série: Acendimento automático dos faróis Xenon, alarme, borboletas para a troca das marchas no volante, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e o interno eletrocrômico. O rádio com RDS, porta USB e Bluetooth é integrado ao painel e 6 alto-falantes. Câmera de ré, sensores de chuva e estacionamento. Os vidros e travas são elétricos, abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado dual zone, teto preto e freio de estacionamento eletrônico.
Entre os itens de segurança estão os air bags dianteiros obrigatórios, além deles o de joelho para o motorista, de cortina e laterais. Tem ainda o controle de estabilidade para trailers (quando o engate é Mopar), controle de estabilidade anti-capotamento. Assistente de saída em rampa, monitoramento de ponto cego, protetores de cárter, tanque e câmbio, e o controle de tração.
A Jeep oferece para o Compass Trailhawk Diesel 2020 por R$ 8.000,00 o Pack High Tech:
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Aviso de mudança de faixas (LDW)
Acendimento automático de faróis
Abertura eletrônica do porta-malas
Sistema de som Premium Beats de 506 W (8 alto-falantes + subwoofer)
Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
O teto solar elétrico panorâmico Command View também é opcional e custa R$ 8.600,00.
Com todos os opcionais o preço final chega a R$ 198.590.
Desde quando chegou ao mercado em 2016, o Jeep Compass está entre os utilitários esportivos preferidos do consumidor brasileiro.. Em 2019, segundo os dados de emplacamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), encerrou o período com 60.361 unidades emplacadas, o que corresponde a 10,06% de participação.
A marca Jeep, depois de anos sem produzir no Brasil, a partir do momento que retornou a produção foi reconhecida como sinônimo de SUV, o veículo utilitário esportivo. Ao incluir nesta conta o irmão menor do Compass, o Jeep Renegade, que emplacou 68.726 unidades no ano passado, o que representa 11,45%, chegamos ao total de 21,51% de participação, ou seja, no segmento de SUVs, quem se destaca é marca Jeep.
Motor: Multijet II 2.0L Turbo
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Suspensão
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 225/60 R17 ALL TERRAIN
Dimensões / Capacidades:
Comprimento: 4.416 mm
Largura: 1.819 mm
Altura: 1.660 mm
Entre-eixos: 2.636 mm
Tanque de combustível: 60 litros
Porta-malas: 390 litros