Linha 2015 dos sedãs A4 e A5 chega ao Brasil, eles trocaram o motor 2.0L pelo novo 1.8L de dupla injeção e câmbio com 8 marchas
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 27 de janeiro, a Audi mostrou em São Paulo para a imprensa especializada brasileira a linha 2015 do A4 Sedan, A4 Avant e A5 Sportback.
A fabricante alemã promoveu poucas alterações de conteúdo nos carros, na versão de entrada, Attraction, eles passaram a ter acabamento Platinum, volante com base aplanada, soleiras das portas em alumínio, entre outros.
A novidade é o propulsor, o 2.0L turbo foi substituído pelo 1.8 turbo FSI, ele utiliza duplo sistema de alimentação de combustível, composto por a injeção direta na câmara de combustão, com bomba de alta pressão e indireta MPI. De acordo com a necessidade em situações de solicitação parcial, o MPI reduz o consumo e as emissões de partículas. Na partida e quando o motor é mais exigido, entra em funcionamento a injeção direta, ele pode executar até duas injeções por ciclo. Ainda, para otimizar o fluxo de gases, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação.
O turbo foi reprojetado, desenvolve pressão quase constante de 1,3 bar. E o peso foi reduzido em cerca de 3,5 kg. Assim, este motor entrega potência de 170 cv e torque de 32,63 kgfm disponível entre 1.400 e 3.700 rpm.
Completa o trem de força a transmissão Multitronic de 8 velocidades, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 s. A velocidade máxima é de 225 km/h no A4, e 220 km/h no A5.
O A4 Sedan Attraction tem preço sugerido de R$ 138.990. A opção Ambiente sai por R$ 147.990 e na versão Avant R$ 152.990. Enquanto que o A5 Sportback Attraction sai por R$ 155.990 e o Ambiente custa R$ 167.990.
A Audi importa as peças de reposição destes veículos e não tem planos de homologar fornecedores nacionais.