SUV de luxo recebeu novo desenho na dianteira e traseira, a opção de entrada é equipada com motor V6 e a topo de linha utiliza propulsor V8
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em fevereiro, a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada brasileira na fábrica de São Bernardo do Campo, a linha 2015 do utilitário esportivo Premium Touareg.
O SUV recebeu novo design, na dianteira e traseira os para-choques foram redesenhados, reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.
Nas laterais, chama atenção os novos desenhos das rodas. A versão V6 traz de série rodas de liga leve de 19 polegadas estilo “Salvador” com pneus 265/50. Já as rodas com estilo “Tarragona” de 20 polegadas e pneus 275/45 têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de série o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidência de luz.
Em dimensões tem 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros. A opção de entrada é equipada com motor V6 FSI 3,6L de 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. A transmissão é automática tiptronic de 8 marchas, acelera de zero a 100 km/h em 7,8 s, a velocidade máxima é de 228 km/h.
Preparado para todo o terreno, entre os equipamentos de série, tem itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque.
Tem também o detector de fadiga, o equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos 15 minutos, o aviso é repetido, entre outros.
A opção topo de linha é a R-Line oferecida com o propulsor V8 FSI 4.2 L de 360 cv e 45,4 kgfm de torque a 3.500 rpm, o câmbio é o mesmo do V6, automático de 8 velocidades Tiptronic. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 245 km/h. A suspensão é pneumática com controle eletrônico, sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A linha 2015 do Volkswagen Touareg tem preço inicial a partir de R$ 250.000.