Utilitário esportivo compacto da Renault passa por alterações no design, recebe novo acabamento interno e sistema multimídia que proporciona navegar em redes sociais
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Campinas (SP), dia 30 de março, a Renault reuniu a imprensa especializada brasileira e apresentou o utilitário esportivo compacto Duster 2016. Nesta renovação, os designers imprimiram visual mais esportivo ao veículo.
São novos os para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto e desenho das rodas. Mudaram também os faróis dianteiros e lanternas traseiras, além do novo desenho recebeu luzes de LEDs.
No interior mudaram os materiais de acabamento das portas e bancos, a região central do painel recebeu a cor Black Piano, também são novos o quadro de instrumentos e a iluminação.
Junto com o carro chega também a nova geração do sistema interativo Media NAV Evolution, com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como temperatura externa, Eco-Coaching e Eco-Scoring.
Seu comprimento é de 4.329 mm, para uma distância entre os eixos de 2.674 mm, a altura é de 1.683 mm e a largura de 1.822 mm. A capacidade do porta-malas é de 475 litros e 400 litros no com tração 4X4.
Tem suspensão dianteira do tipo McPerson com triângulos inferiores, a traseira é semi-independente com barra estabilizadora, na opção 4X4 o sistema traseiro é independente do tipo Multi-link e os amortecedores são hidráulicos telescópicos.
Os freios são a discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e tambores de 229 mm na traseira.
A engenharia de motores evoluiu os propulsores, o 2.0 16V ganhou 6 cavalos e agora tem 148cv (E)/ 143cv (G) a 5.750 rpm. Também ganhou 1 kgfm de torque em baixa rotação, passou para 18,8 kgfm (E) e ganho de 0,6 kgfm, foi para 17,9 kgfm (G), ambos a 2.250 rpm. No motor 1.6 16V o ganho foi de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passou para 14,6 kgfm (E) e ganho de 0,5 kgfm de torque, passando para 14,1 kgfm (G) a 2.500 rpm. O câmbio é manual de 5 velocidades para o propulsor 1.6L e 2.0L de tração 4X4. Já o 2.0L manual tem câmbio de 6 marchas e o automático é de quatro velocidades.
Impressões
As modificações feitas no interior do Duster deixaram o carro mais aconchegante e confortável. Os bancos são macios, boa ergonomia no volante.
Já o painel de instrumentos escureceu. Dependendo de como o sol reflete no interior do carro é preciso acender as lanternas para verificar as informações.
Não que isso seja ruim, pois o ideal é trafegar, mesmo durante o dia com os faróis baixos acionados, mas o motorista brasileiro não tem este hábito e fica com as luzes apagadas.
Em dirigibilidade, a versão avaliada foi a de motor 2.0L e câmbio automático. Tem boa desenvoltura, o arranque não é rápido e desenvolve velocidade progressivamente. Em situações de curvas acentuadas tem estabilidade compatível, o mesmo ocorre ao ultrapassar valetas e lombadas. Para obter uma melhor performance, um câmbio automático de 5 ou 6 marchas deixaria o carro melhor.
A versão de entrada 1.6 Expression custa R$ 62.990 e a opção Dynamique sai por R$ 67.990. Entre os equipamentos de série traz: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, luzes diurnas DRL, sistema de som com radio CD MP3, quatro alto falantes, conexão USB/iPod e AUX, alarme, protetor do cárter, entre outros.
Com propulsor mais forte o 2.0L Dynamique vai a R$ 72.990 (câmbio manual)/ R$ 75.990 (câmbio automático) e com tração 4X4 a versão é 2.0 Dynamique, câmbio manual por R$ 78.490. Neste caso, tem a mais itens como: Computador de bordo com 10 funcionalidades, indicadores de temperatura externa e troca de marcha (GSI), retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve 16 polegadas, Media NAV Evolution com tela touchscreen 7’’ e navegação GPS, entre outros
A expectativa da Renault é de manter o bom desempenho, ou seja, ser a vice-líder em vendas de utilitários esportivos compactos.