Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação BYD
Com uma moderna bateria Blade de 44.9kWh, o hatch compacto Premium BYD Dolphin EV é considerado o modelo que revolucionou os carros elétricos no que diz respeito a segurança, durabilidade e o desempenho. Quando a bateria do Dolphin EV está 100% carregada, o BYD Dolphin EV roda até 291 km, já de acordo com nas novas normas implementadas pelo Inmetro este ano. É fabricante afirma que é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km.
Para quem tem interesse em adquirir um carro elétrico, a pergunta que mais é feita, quanto tempo para carregar a bateria do BYD Dolphin EV?
Segundo divulgado pela BYD, a bateria pode ser recarregada de forma simples. Com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de 20% a 80% em apenas 25 minutos. Esta bateria oferece autonomia de 291km registrado no (PBEV- Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
O BYD Dolphin é montado na e-Platform 3.0, ela foi especialmente desenvolvida pela empresa chinesa para veículos puramente elétricos. Isso quer dizer que não há um carro da BYD com motor a combustão montado na mesma ou plataforma semelhante. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro.
O motor elétrico do hatch BYD Dolphin EV entrega 95 cv de potência e 18,35 kgfm de torque (180 Nm). Sendo assim ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente. São três modos de condução que podem ser selecionados: Sport, ECO e Snowfield. O BYD Dolphin EV tem sistema de distribuição de energia “8 em 1”, que integra diversos sistemas do veículo para aumentar a eficiência em até 89%.
O comprimento do BYD Dolphin EV é de 4,1 m, enquanto que a largura é de 1,7 m. Sua distância entre-eixos é de 2,7 m e a altura de 1,5 m. As rodas de liga leve 16 polegadas têm desenho exclusivo. Elas são calçadas com pneus 195/60 R16. No que diz a capacidade do porta-malas, ela é de 345 litros a qual é ampliada para 1.310 litros ao rebater os bancos.
No interior o BYD Dolphin EV vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System). A tela multimidia é de 12,8 polegadas, com rotação elétrica, ela pode ser utilizada na posição vertical e horizontal. O celular pode ser espelhado por Android Auto e Apple Carplay, traz ainda o aplicativo BYD, o qual possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e verificar o nível da bateria. O carro também oferece diversão para toda a família, pois com um controle é possível jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê. O sistema de som inclui ainda 6 alto-falantes.
O sistema multimidia do carro elétrico Dolphin EV conta ainda com comando de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “ Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que ele executa as tarefas.
Por sua vez, outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta, ou no lugar do cartão, utilizar um anel é o mesmo sistema utilizado nos cartões de crédito ou débito por aproximação.
O preço do hatchback BYD Dolphin EV é R$ 149.800 o que o coloca como um dos carros elétricos mais baratos do mercado brasileiro. Nesta fase de lançamento a empresa entrega também o wallbox sem custo. A BYD projeta chegar ao fim de 2023 com 100 revendas autorizadas no Brasil.
Assista o Short vídeo do BYD Dolphin no Canal AutoAgoracombr
Depois de um longo período de negociações, nesta terça-feira (04/07), a BYD anunciou a aquisição da fábrica utilizada pela Ford em Camaçari, na Bahia. A solenidades aconteceu no Farol da Barra e contou com a presença de Sella Li, CEO para as Américas e vice presidente global da BYD e do Governador Jerônimo Rodrigues. Sendo assim, os planos da fabricante chinesa são os de produzir ônibus, caminhões e automóveis elétricos, e também automóveis híbridos, além do processamento de lítio e ferro fosfato para ser utilizado nas baterias. Esta é a primeira fábrica da BYD nas Américas, a empresa pretende revolucionar o segmento de veículos eletrificados no continente Sul-americano. Entre os modelos que serão fabricados está o BYD Dolphin.
Temas relacionados:
Avaliação: SUV elétrico Jac e-JS4 . O que o elétrico e-JS4 oferece, espaço interno e autonomia