![MUN_0814 MUN_0814](https://lh6.ggpht.com/-64YrlHbZFhg/VELuxrnF9qI/AAAAAAAAbV4/IsvbYXq_Yzc/MUN_0814_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
O sedã compacto é completo, traz equipamentos como o sistema de som, trio elétrico, direção elétrica, usa motor 1.5L movido a gasolina e câmbio manual de 5 marchas
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia, 16/10, em Campinas (SP), a Lifan lançou o sedã compacto 530. É o segundo veículo global da fabricante chinesa que chega ao Brasil, o primeiro foi o utilitário esportivo X60.
![MUN_1086 MUN_1086](https://lh5.ggpht.com/-xvi0yEslkx8/VELu0Sg15oI/AAAAAAAAbWI/qRN2her0Whg/MUN_1086_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
A frente tem uma grande grade central, faróis biparábola com regulagem de altura que avançam nos para-lamas. Na parte inferior uma grade menor e aos lados lanternas de LED.
![MUN_2505 MUN_2505](https://lh3.ggpht.com/-uJXOIip-6O0/VELu2l7CdiI/AAAAAAAAbWY/AXEAvxSjxQk/MUN_2505_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
O design lateral usa vincos que passam por cima das maçanetas e na parte inferior das portas. Ele tem comprimento de 4.300 mm, largura de 1.690 mm, altura de 1.490 mm, para uma distancia entre os eixos de 2.550 mm. A capacidade do porta-malas é de 475 litros e do tanque de combustível de 42 L.
![MUN_2008 MUN_2008](https://lh4.ggpht.com/-tnUuQsy9nLk/VELu5KYpanI/AAAAAAAAbWo/Mcu_QzDHWXk/MUN_2008_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Na traseira, a tampa do porta-malas é ressaltada na parte superior e vinco embaixo, completa o conjunto o para-choque na cor do veículo.
![MUN_2701 MUN_2701](https://lh6.ggpht.com/-1_kwUYvcR8c/VELu694USvI/AAAAAAAAbW4/xNTIWIx_3ec/MUN_2701_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
No interior, o painel de instrumentos usa velocímetro e conta-giros analógicos, no centro display para as informações do computador de bordo, outro display aparece na parte superior que mostra quem está sem o cinto, hora e data.
![MUN_0904 MUN_0904](https://lh5.ggpht.com/-GNjiQ3OJHj8/VELu9MWSyXI/AAAAAAAAbXI/1KEb6z7WgqI/MUN_0904_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
O motor é movido a gasolina 1.5L VVT de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando variável com correia sincronizadora, ele entrega 103 cv de potência a 6.000 rpm e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm. Completa o trem de força o câmbio manual de 5 marchas.
![MUN_2484 MUN_2484](https://lh6.ggpht.com/-uP5roKhT0Y4/VELu_dUW0zI/AAAAAAAAbXY/OIkKgTfUO1o/MUN_2484_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, na traseira eixo rígido e barra de torção. As rodas são de 15 polegadas equipadas com pneus 185/60 R15, e a direção usa assistência elétrica.
![MUN_2578 MUN_2578](https://lh6.ggpht.com/-HHKGxknhpAA/VELvBd4yGQI/AAAAAAAAbXo/83aCcjUe7hQ/MUN_2578_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Impressões ao dirigir
A maior qualidade do sedã compacto da Lifan é o espaço interno. Os ocupantes, tanto dos bancos traseiros e dianteiros são acomodados confortavelmente.
![MUN_2752 MUN_2752](https://lh3.ggpht.com/-kWTldwtfb-0/VELvDNUsJpI/AAAAAAAAbX4/KdEtIg_rFCQ/MUN_2752_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Em uma primeira avaliação, o porta-malas também parece suficiente para os afazeres diários, como ir ao supermercado, transportar objetos em trajetos curtos e coisas do gênero. Poderia oferecer mais se as dobradiças fossem patográficas.
![MUN_0927 MUN_0927](https://lh5.ggpht.com/-B3f0JlA7Uic/VELvFmR02gI/AAAAAAAAbYI/cGTc_7MpBS0/MUN_0927_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
O motor é de construção moderna, usa comando de válvulas variável. As velas utilizam bobinas individuais, recurso que oferece melhor queima do combustível e consequentemente mais economia.
![MUN_0912 MUN_0912](https://lh3.ggpht.com/-N0raPAm3OI4/VELvHmFqrRI/AAAAAAAAbYY/mNjzK5RHSJY/MUN_0912_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Diferente de outros propulsores de carros chineses, este tem correia sincronizadora no lugar da corrente. A vantagem deste sistema é que é mais silencioso, já a correia exige atenção, pois a Lifan recomenda a troca a cada 40.000 km, enquanto que a corrente geralmente é garantida enquanto durar a vida útil do motor. O sistema de arrefecimento não utiliza reservatório de expansão, ou seja, onde está acondicionado o liquido de arrefecimento não há pressão é só um reservatório.
![MUN_2740 MUN_2740](https://lh3.ggpht.com/-EPopINwPwag/VELvJTTLGrI/AAAAAAAAbYo/v3Z3vM31EEo/MUN_2740_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
No interior, o 530 tem o painel em material plástico, os instrumentos (velocímetro/conta-giros) são de fácil visualização. Eles ficam ainda melhor quando não há luz natural. O banco do motorista é alto e ainda tem controle para abaixar e levantar.
![MUN_2711 MUN_2711](https://lh6.ggpht.com/-h_GU-VqEkdQ/VELvLKgXEPI/AAAAAAAAbY4/unENhAM6zFc/MUN_2711_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
A central multimídia é fácil de entender, não há dificuldades, porém, para uma estatura de 1,80 m, há a dificuldade para visualiza-la.
A alavanca de mudanças das marchas é bem macia, com trocas rápidas, sem enroscar. Como todo o motor 16 válvulas, o arranque não é dos mais empolgantes, mas desenvolve velocidade de maneira rápida.
![MUN_2744 MUN_2744](https://lh3.ggpht.com/-ud7WbtlpBjk/VELvNBCEmkI/AAAAAAAAbZI/bTDq8ld59Fc/MUN_2744_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
O teste drive foi feito na via Anhanguera, em Campinas, com três pessoas dentro do carro. Em retas ele desenvolve bem, chega a 100 km/h, em quinta marcha sem esforço. Já ao encarar uma subida é preciso trocar a marcha, mostra que se tivesse um pouco mais de torque o resultado seria outro.
![MUN_1774 MUN_1774](https://lh3.ggpht.com/-EbsmGpykP5A/VELvOxCV2nI/AAAAAAAAbZY/1UWGNUBvKw4/MUN_1774_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Nas curvas, oferece boa estabilidade, mas não se deve abusar e o isolamento acústico precisa ser melhorado, o som do motor que invade a cabine, depois de um tempo incomoda.
![MUN_2511 MUN_2511](https://lh5.ggpht.com/--y1qU63aWpw/VELvRc-lfOI/AAAAAAAAbZo/GuKeiWtd5h0/MUN_2511_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Na versão de entrada, o Lifan 530 tem preço sugerido de R$ 38.990, ele traz: ar-condicionado, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), chave tipo canivete com telecomando para travamento, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e elétrica na chave, sistema de som, entre outros.
![MUN_0934 MUN_0934](https://lh4.ggpht.com/-qXKRMRMYLjs/VELvTNZBjnI/AAAAAAAAbZ4/AGqXDzpsDqs/MUN_0934_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
A opção topo de linha versão Talent custa e R$ 40.990, ela inclui o sistema multimídia com GPS e câmera de ré. Como opcional há o Hyperpack que inclui bancos em couro e DRL (Daytime Running Light) ao preço de R$1.500,00.
![MUN_7957 MUN_7957](https://lh4.ggpht.com/-PwxguVAgYpU/VELvVGz9rAI/AAAAAAAAbaI/6HvnBGqbhNU/MUN_7957_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
A expectativa da Lifan é de comercializar 1.000 unidades do 530 até dezembro, em 2015 deve chegar a 4.000 unidades/mês. Em principio as peças de reposição serão importadas, mas a empresa esta em processo de nacionalização dos principais itens.