Denominada pela Fiat como Sport Utility Pick-Up (SUP), a Fiat Toro passou por atualização. Lançada em 2016, rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro e tornou-se um dos automóveis mais vendidos do mercado. Desde o lançamento, o que mais chama a atenção é o desenho moderno e arrojado da picape. Agora com a atualização, a Fiat Toro recebeu na dianteira um capô mais alto, com vincos acentuados nas extremidades e no centro. A grade é nova e muda o acabamento de acordo com as versões. Também recebeu o Logo Script no centro e a Fiat Flag.
A lateral manteve o desenho com cintura alta e caixas de rodas amplas com molduras e a traseira também sem alterações, pois manteve a tampa com abertura dividida em duas partes, como a porta de um armário.
Se no exterior as mudanças foram concentradas na dianteira, já no interior a mudança foi completa. Recebeu um novo painel de instrumentos, com mostrador 100% digital como item de série em todas as versões. O console central, também é novo, com diferentes materiais e novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.
Semelhante a Nova Strada, o Logo Script da Fiat está no centro do volante e a Fiat Flag no revestimento em couro da coifa do câmbio. O comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia mudou.
A Nova Fiat Toro 2022 recebeu mais porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão. Na frente da alavanca de câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.
Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4×4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.
O novo sistema multimídia da Nova Fiat Toro, traz como uma das novidades as opções de telas de maior dimensão: uma de 8,4” de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1”, a maior entre as telas de sua categoria no Brasil, posicionada na vertical, nas configurações Ranch e Ultra, ainda oferece serviços conectados da plataforma de serviços Connect Me. O usuário pode, por exemplo, ligar a picape através de aplicativo, smartwatch, ou Alexea.
Conta ainda com WiFi Embarcado + Entretenimento. Em parceria com a TIM, o veículo já sai de fábrica com um eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, disponível logo após a ativação dos serviços conectados e do cadastro na operadora. Os consumidores terão três ofertas para escolher, com pacote de dados para compartilhar com até 8 pessoas dentro do carro, navegação em app de mobilidade sem descontar da franquia e assinaturas de serviços de entretenimento inclusas. Os planos TIM Carro Conectado oferecem franquias de 5GB, 10GB e 40GB por R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais respectivamente.
Este sistema da Stellantis também é utilizado nos modelos da Jeep, com o nome de Adventure Intelligence by Jeep Connect.
Com exceção das versões Ranch e Ultra, as outras versões passa a contar com o motor Turbo 270, o qual entrega 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Ao utilizar gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Além disso, a Nova Fiat Toro recebeu o Novo E-Locker com TC+, uma função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.
Um novo sistema ESC Off (4×4 Low), sendo assim, o 4×4 Low está mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.
Recebeu o ABS Off Road, o qual permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.
São vários os sistemas de auxilio ao motorista incluídos na Nova Fiat Toro 2022. Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Com sua tecnologia, o ADAS oferece os seguintes recursos:
AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking)
Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível:
Se o sistema detectar que o motorista não aplicou força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão;
Para isso, o sistema calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão;
Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape;
Como resultado, o sistema evita a colisão ou reduz significativamente a velocidade do veículo quando ocorre a colisão, diminuindo a gravidade do acidente para os passageiros dos carros envolvidos.
AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam)
Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema:
Ao invés de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos;
Se a câmera detectar faróis ou luzes traseiras se aproximando, o sistema desliga os faróis altos, e vai reacendê-los novamente quando essas luzes se apagarem, sem atrapalhar o motorista que trafega, por exemplo, no sentido contrário da pista;
LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)
O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:
Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;
O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.
O ADAS é item de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para as configurações Freedom e Volcano.
Além do ADAS, a Nova Fiat Toro ganhou o sensor de estacionamento dianteiro, além de outros importantes recursos como o Neutral Function. As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
A intenção da Fiat é atender os vários públicos que necessitam de uma picape para trabalho, lazer e os dois tipos de uso. Sendo assim, para atender a todos os consumidores, além do inédito motor Turbo 270, que está nas configurações Endurance, Freedom e Volcano, a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.
O motor flex EtorQ Evo 1.8 16V permanece na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 marchas e à tração 4×2. Foi descontinuada, ou seja, saiu de linha a opção Endurance com o câmbio manual.
O preço da Nova Fiat Toro 2022 na versão ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 é de R$ 114.590. Com o novo motor Turbo 270 a versão ENDURANCE 270 FLEX AT6 custa R$ 119.590. Já a opção topo de linha Nova Fiat Toro ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 custa R$ 187.490. Confira todas as versões e preços na próxima postagem.
A expectativa da Fiat é a de manter-se como líder na venda de picapes no mercado nacional.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação
4 Comments
OLÁ BOM DIA É MUITO LINDA CHOU DE BOLA , PRINCIPALMENTE NA COR VERMELHA É MUITO TOP PARABÉNS PELO TRABALHO A SE EU TIVESSE O DINHEIRO PARA COMPRAR UMA , DEUS ABENÇOE SEMPRE A EMPRESA FRANCISCO DONIZETE
Bom saber que gostou. Estamos torcendo muito para conquistar a sua!
LINDA MUITO LINDA PARABÉNS PELO TRABALHO
Muito obrigado. Bom saber que gostou.