Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Ford Mustang Mach1
Lançamento: Ford Mustang Mach1
16/04/2021
Preços da Nova Fiat Toro 2022 e todas as versões
Preços da Nova Fiat Toro 2022 e todas as versões
22/04/2021
Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

A picape Fiat Toro recebe novo visual externo e interno, central multimídia de 10 polegadas e motor Flex turbo 270  

Denominada pela Fiat como Sport Utility Pick-Up (SUP), a Fiat Toro passou por atualização. Lançada em 2016, rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro e tornou-se um dos automóveis mais vendidos do mercado. Desde o lançamento, o que mais chama a atenção é o desenho moderno e arrojado da picape. Agora com a atualização, a Fiat Toro recebeu na dianteira um capô mais alto, com vincos acentuados nas extremidades e no centro. A grade é nova e muda o acabamento de acordo com as versões.  Também recebeu o Logo Script no centro e a Fiat Flag.

A lateral manteve o desenho com cintura alta e caixas de rodas amplas com molduras e a traseira também sem alterações, pois manteve a tampa com abertura dividida em duas partes, como a porta de um armário.

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Nova grade, faróis Full LED, são algumas das novidades da Nova Fiat Toro

Se no exterior as mudanças foram concentradas na dianteira, já no interior a mudança foi completa. Recebeu um novo painel de instrumentos, com mostrador 100% digital como item de série em todas as versões. O console central, também é novo, com diferentes materiais e novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

Semelhante a Nova Strada, o Logo Script da Fiat está no centro do volante e a Fiat Flag no revestimento em couro da coifa do câmbio. O comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia mudou.

A Nova Fiat Toro 2022 recebeu mais porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão. Na frente da alavanca de câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.

Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4×4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Várias mudanças no interior da Fiat Toro, tela multimídia na posição vertical, entre outros detalhes

Fiat Toro 2022 com novo sistema multimídia

O novo sistema multimídia da Nova Fiat Toro, traz como uma das novidades as opções de telas de maior dimensão: uma de 8,4” de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1”, a maior entre as telas de sua categoria no Brasil, posicionada na vertical, nas configurações Ranch e Ultra, ainda oferece serviços conectados da plataforma de serviços Connect Me. O usuário pode, por exemplo, ligar a picape através de aplicativo, smartwatch, ou Alexea.

Conta ainda com WiFi Embarcado + Entretenimento. Em parceria com a TIM, o veículo já sai de fábrica com um eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, disponível logo após a ativação dos serviços conectados e do cadastro na operadora. Os consumidores terão três ofertas para escolher, com pacote de dados para compartilhar com até 8 pessoas dentro do carro, navegação em app de mobilidade sem descontar da franquia e assinaturas de serviços de entretenimento inclusas. Os planos TIM Carro Conectado oferecem franquias de 5GB, 10GB e 40GB por R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais respectivamente.

Este sistema da Stellantis também é utilizado nos modelos da Jeep, com o nome de Adventure Intelligence by Jeep Connect.

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022, com o motor Turbo 270

Nova Fiat Toro 2022 com o novo motor Turbo 270

Com exceção das versões Ranch e Ultra, as outras versões passa a contar com o motor Turbo 270, o qual entrega 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Ao utilizar gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

Além disso, a Nova Fiat Toro recebeu o Novo E-Locker com TC+, uma função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.

Um novo sistema ESC Off (4×4 Low), sendo assim, o 4×4 Low está mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.

Recebeu o ABS Off Road, o qual permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Tecnologias embarcadas na Nova Fiat Toro 2022

São vários os sistemas de auxilio ao motorista incluídos na Nova Fiat Toro 2022. Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Com sua tecnologia, o ADAS oferece os seguintes recursos:

AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking)

Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível:

Se o sistema detectar que o motorista não aplicou força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão;

Para isso, o sistema calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão;

Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape;

Como resultado, o sistema evita a colisão ou reduz significativamente a velocidade do veículo quando ocorre a colisão, diminuindo a gravidade do acidente para os passageiros dos carros envolvidos.

AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam)

Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema:

Ao invés de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos;

Se a câmera detectar faróis ou luzes traseiras se aproximando, o sistema desliga os faróis altos, e vai reacendê-los novamente quando essas luzes se apagarem, sem atrapalhar o motorista que trafega, por exemplo, no sentido contrário da pista;

LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:

Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;

O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.

O ADAS é item de série nas versões Ranch e Ultra e opcional para as configurações Freedom e Volcano.

Além do ADAS, a Nova Fiat Toro ganhou o sensor de estacionamento dianteiro, além de outros importantes recursos como o Neutral Function. As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível.

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Lançamento: Nova Fiat Toro 2022

Opções de motor e câmbio para a Nova Fiat Toro 2022

A intenção da Fiat é atender os vários públicos que necessitam de uma picape para trabalho, lazer e os dois tipos de uso. Sendo assim, para atender a todos os consumidores, além do inédito motor Turbo 270, que está nas configurações Endurance, Freedom e Volcano, a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.

O motor flex EtorQ Evo 1.8 16V permanece na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 marchas e à tração 4×2. Foi descontinuada, ou seja, saiu de linha a opção Endurance com o câmbio manual.

O preço da Nova Fiat Toro 2022 na versão ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 é de R$ 114.590.  Com o novo motor Turbo 270 a versão ENDURANCE 270 FLEX AT6 custa R$ 119.590.  Já a opção topo de linha Nova Fiat Toro ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 custa R$ 187.490. Confira todas as versões e preços na próxima postagem.

A expectativa da Fiat é a de manter-se como líder na venda de picapes no mercado nacional.  

Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *