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Compacto da Fiat tem versão com equipamento que desliga o motor quando o carro para em um semáforo e volta a liga-lo quando o pedal da embreagem é acionado
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 04 de setembro, em Buenos Aires na Argentina, a Fiat Automóveis mostrou para a imprensa especializada brasileira e portenha o novo Uno 2015. O modelo que é um dos mais vendidos do Brasil, passou por poucas modificações externas.
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São novos os faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros, mas sem fugir da linha ‘quadrado arredondado’. As maçanetas receberam fechaduras integradas e os retrovisores externos repetidores de luz de seta.
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No interior as modificações foram radicais, o painel de instrumentos foi redesenhado, tem mais elementos e faixa horizontal que personaliza cada versão. Ganhou um display de LCD de 3,5” em alta com várias indicações. As saídas de ar centrais foram dispostas verticalmente e as laterais lembram turbinas, além disso, os matérias mudaram.
A versão Vivace com motor 1.0 Flex (de duas e quatro portas) tem preço sugerido de R$ 26.700/ R$ 28.500 e mantêm a carroceria antiga, porém, como linha 2015.
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Já a opção Attractive 1.0L custa R$ 30.990, a Way 1.0L e 1.4L sai por R$ 31.490/ R$ 34.990, a Sporting 1.4L custa R$ 36.650. A novidade é a opção Evolution 1.4L Start&Stop por R$ 34.990. Nela a fabricante incluiu o sistema fornecido pela Bosch que faz o motor desligar quando o carro para em um semáforo e o liga imediatamente ao acionar o pedal da embreagem para engatar a primeira marcha.
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Para incluir esta tecnologia, todo o sistema de partida foi reformulado, desde o motor de arranque, desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência , até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento. A bateria é de 60 Ah, traz Mix Acid Element (misturador do eletrólito), além de células de energia com tecnologia Heavy Duty, para garantir partidas e recargas mais rápidas.
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Existe também o Sensor Inteligente de Bateria (IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S. Este sensor trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico e garante que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga.
Ainda para garantir recargas mais rápidas, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.
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O motor 1.0L entrega potência de73 cv (G) / 75 cv (E) a 6.250 rpm e torque de 9,5 kgfm (G) / 9,9 kgfm (E) a 3.850 rpm. E o 1.4L tem potência de 85 cv (G)/ 88 cv (E) a 5.750 rpm. O torque máximo é de 12,4 kgfm (G) / 12,5 kgfm (E) a 3.500 rpm.
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O painel é novo, traz:
• Display de 3,5 polegadas de LCD com iluminação branca. Mostra várias informações para auxiliar o motorista. Nas versões mais básicas ele traz indicações como, por exemplo, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) apresenta várias outras informações. Entre elas: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas, inclusive o número de horas de funcionamento do motor. Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth.
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• Novo rádio com dimensão de 2DIN, integrado ao painel frontal, traz display maior e muito mais informações e conectividade. Ele conta com tomada USB/AUX no console central. Como alterna funções de rádio mais USB / iPod / AUX / Áudio Bluetooth, ele permite ser sincronizado com celulares para receber e fazer chamadas.
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O sistema de áudio usa novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora e melhorar a reprodução de graves, adequando o som mais ao gosto do consumidor brasileiro.
• Nova alavanca de seta incorpora uma função bastante útil para mudança de faixa de rolamento: o Lane Change. Ele permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes.
• Emergency Stop Signaling (ESS) – Em uma freada mais brusca as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio.
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• Os retrovisores externos elétricos agora trazem uma tecnologia muito útil nas manobras de estacionamento, o Tilt-Down. Basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis.
• Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.
• O novo modelo conta agora com vidros elétricos também para as portas traseiras, trazendo one-touch, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.
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Outra novidade é o sistema Free Choice de câmbio automatizado da Magneti Marelli, o qual a Fiat chama de Dualogic. Nesta versão, o equipamento não tem alavanca. Para mudar manualmente as marchas, o processo é feito pelas borboletas ao lado do volante.
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A expectativa da Fiat é de manter o Novo Uno entre os três veículos mais vendidos do Brasil.