Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
O Grupo Stellantis lança a primeira picape fabricada no Brasil a RAM Rampage. Ela é produzida na fábrica localizada em Goiana, Pernambuco, onde também são fabricados o Jeep Compass, Jeep Commander, Jeep Renegade e Fiat Toro.
A nova picape foi desenvolvida no Brasil, no Stellantis Design Center da América do Sul, com a colaboração dos designers norte-americanos. Assim, foram mantidos os traços e a identidade da marca, já utilizados em modelos como Ram 1500, 2500 e 3500.
No que diz respeito a visual, o time de desenhistas incorporou detalhes que diferenciam cada versão. A Ram Rampage Rebel é identificada pela característica off-road, nela as peças externas utilizam acabamentos preto e grafite, semelhante aos da irmã de maior porte Ram 1500 Rebel. A grade, em formato trapezoidal e as rodas, têm desenho exclusivo da versão.
Seguindo a tendencia de visual marcante para identificar cada versão, isso sem esquecer a identidade global, na Ram Rampage Laramie, o jeito norte-americano foi implantado, pois os acabamentos cromados e prateados em peças como a grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, igual aos utilizados nas picapes Ram 2500 e 3500.
Já na versão esportiva, a Ram Rampage R/T, a sigla significa “Road/Track”, (Estrada/Pista) é mostrada na cor da carroceria e preto brilhante. O capô tem grandes faixas e o emblema da versão colocado nos para-lamas traseiros e nas faces das rodas também exclusivas desta versão. Para reforçar o visual esportivo, o teto é printado em preto.
Em todas as versões da Rampage, os conjuntos óticos, são em LED. Na dianteira, os faróis trazem assinatura e as setas são dinâmicas, pois a luz se movimenta de dentro para fora, a Ram divulga que é um recurso inédito no segmento. Os faróis contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva).
Na traseira, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape.
Por dentro a Ram Rampage independente da versão tem o ar-condicionado digital, de duas zonas com saídas para os passageiros de trás e a luz ambiente é em LED. O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Na versão Rebel o couro é preto, couro marrom na Laramie e suede na R/T. O painel de porta dianteiro e a parte superior do painel de instrumentos são de toque macio, o que ajuda inclusive a reduzir o ruído interno na cabine.
Já o sistema de som premium Harman Kardon é opcional integra o pacote Elite. São 10 alto-falantes e um deles um subwoofer de 6 polegadas abaixo do banco do passageiro. O sistema entrega 360 watts de potência. O pacote inclui ainda banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro, enquanto que o do motorista sempre é elétrico de série.
A Ram Rampage traz o quadro de instrumentos full digital com tela de10,3 e central multimidia Uconnect com tela de 12,3 polegadas. Permite conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, nela é possível parear dois smartphones ao mesmo tempo. O console central é amplo, traz o RamCharger, um carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o aparelho. São 6 portas USB, das quais 3 do tipo C e 3 tipo A espalhadas pela cabine.
As dimensões da picape Ram Rampage são: 5,02 m de comprimento, o entre- eixos é de 2,99 m e a largura de 1,88 m, enquanto que a altura é de 1,78 m e 264 mm de vão livre entre os eixos. A caçamba conta com abertura elétrica, por um botão na chave, ela tem amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, e iluminação interna também em LED.
Entre os equipamentos de segurança a Ram Rampage traz 7 airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
A Rampage tem o motor Hurricane 4, o qual é utilizado pela primeira vez em um veículo produzido na região. As três versões são oferecidas com este motor, porém na opção R/T é a única motorização. O motor 2.0L turbo Hurricane 4 entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. É o mesmo que está no Jeep Wrangler.
A Rampage R/T, a mais esportiva, acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. As outras versões com motor gasolina 2.0L acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
A outra opção de motor para a picape Rampage é o 2.0L Multijet Turbo Diesel que entrega 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, o qual acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingi até 186 km/h. Vale reforçar que o Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie. Sendo o motor movido a gasolina, ou diesel, o câmbio é o ZF automático de 9 marchas, com seletor giratório e opção de trocas manuais através de aletas no volante. A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.
A Ram Rampage 2024 tem capacidade de carga de 1.015 kg nas opções com o motor diesel e de 750 kg na opção de motor a gasolina. A caçamba conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica. E na cabine o armazenamento a capacidade foi dos porta-objetos é de 35,4 litros.
O preço da Rampage Rebel Turbo Diesel é R$ 239.990, ela traz o câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4 com reduzida, central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O quadro de instrumentos é full digital de 10,3”, revestimento interno de couro preto, banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias, Ram Connect (plataforma de serviços conectados), faróis e lanternas full LED, RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento), freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.
São 7 airbags, traz ainda o controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas. Os pneus são All Terrain 235/65 R17.
A Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina custa R$ 249.990, além dos itens acima acrescenta o motor Hurricane 4 de 272 cv, escapamento duplo, Modo Sport, pneus All Terrain Plus 235/65 R17.
Já a Rampage Laramie Turbo Diesel custa R$ 249.990, o mesmo preço da opção gasolina, vem com todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel e mais o revestimento interno de couro na cor Mountain Brown, para-choque traseiro cromado, rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60. E os acabamentos externos cromados.
Enquanto que a Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina custa acrescenta R$ 259.990. O motor é o Hurricane 4 de 272 cv com escapamento duplo e Modo Sport.
A versão esportiva Ram Rampage R/T unicamente com o motor Hurricane 4 acrescenta vem com o revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red – Modo R/T. A suspensão é esportiva, o escapamento é duplo esportivo, as rodas são aro 19 polegadas em preto brilhante, o teto é preto brilhante.
Como opcional para todas as versões está o Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos, que custa R$ 6.000,00. A pré-venda da Ram Rampage começa no próximo dia 22/06. Os compradores desta fase receberão a picape, ou seja, ela será faturada nos meses de agosto e setembro para participar da pré-venda é só acessar o site: ram.com.br/rampage