A Renault lança no mercado brasileiro o carro elétrico Renault Zoe E-Tech de terceira geração. Em relação ao Zoe vendido anteriormente, ele recebeu mudanças na dianteira. O capô foi redesenhado, no centro recebeu o Losango, logomarca da Renault, holográfico e nova portinhola de recarga. Os faróis full LED passam a contar com assinatura em LED ao redor. As luzes de neblina estão em uma moldura e a grade inferior passa a contar com detalhes cromados como se fossem pingos.
Na parte interior uma nova grafia para o painel de instrumentos 100% digital com display de 10 polegadas. O sistema multimídia Renault Easy Link permite conectar o smartphone e espelhar aplicativos via Apple CarPlay e Android Auto.
A terceira geração do Renault Zoe traz um motor de 135 cv, o R135, ele entrega um torque de 25 kgfm, o que permite passar de 80 a 120 km/h em apenas 7,1 segundos, um ganho de 2,2 segundos em comparação com o motor R110. Agora, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Além disso, a velocidade máxima chega a 140 km/h.
Também foi incluído o Modo B, para não utilizar o pedal do freio. Quando o modo B está ativado, a carro desacelera de forma mais pronunciada assim que o motorista solta o pedal do acelerador. E com o e-shifter, o condutor alterna facilmente entre os modos B e D.
O dispositivo eletrônico “E-Shifter” é equipado com um motor elétrico, ou seja, não tem caixa de câmbio nem embreagem, mas continua com uma alavanca para alternar entre os diferentes modos de condução ou engrenar a marcha a ré.
A bateria também é nova, a Z.E. 50 que permite uma autonomia de até 385 quilômetros. A recarga é rápida com corrente contínua, complementando todas as opções de recarga possíveis com corrente alternada, tanto em casa como em locais públicos.
O novo Renault Zoe E-Tech está disponível no Brasil em duas versões de acabamento, a Zen que custa R$ 204.990 e a Intense custa R$ 219.990.
Na Europa a Renault confirmou a liderança na venda de veículos elétricos, segundo divulgado, a alta foi de 101,4% em comparação com 2019.
O Renault Zoe E-Tech pode ser comprado no site eletricos.renault.com.br e retirado nas concessionárias homologadas. Além da opção de aquisição online, ele está à venda em 16 concessionárias de 12 cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Curitiba, São José dos Pinhais, Porto Alegre, Chapecó, Fortaleza, Recife e Brasília).
O novo Zoe E-Tech também passa a integrar o catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize.
A Renault ainda firmou uma parceria com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP. Assim, os clientes, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação