A Volvo lançou uma minivan totalmente elétrica chamada EM90 na China, país em que o segmento é extremamente popular. O Volvo EM90 será a primeira minivan da montadora sueca e, por acaso, é um EV com tração traseira.
Para tirar o estigma do DNA chinês, a Volvo contou uma história que o EM90 buscou as raízes do Volvo Duett, produzido em 1953 e notável combinar carro de passageiro com veículo utilitário, mas oferecendo uma carroceria de perua.
A conexão é, na melhor das hipóteses, tênue, já que o Duett se parece mais com um SUV que abriria caminho para os modelos peruas da Volvo.
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O EM90 é construído na mesma plataforma do Zeekr 009 e compartilha seu sistema de transmissão totalmente elétrico com a minivan chinesa. Vale lembrar aqui que tanto a marca sueca como a Zeekr são de propriedade da Geely, por isso, naturalmente compartilham plataformas.
O Volvo EM90 é basicamente uma reformulação do Zeekr 009, mas tem grandes diferenças, incluindo um sistema de transmissão menos potente com um único motor elétrico no eixo traseiro, que produz 268 cv. O Zeekr 009, por outro lado, recebe uma configuração de motor duplo que produz 536 cv e que pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, contra os 8,3 do da Volvo.
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A Volvo não confirmou se o EM90 chegará aos EUA. Como se destina a transportar executivos, a cabine do Volvo tem uma ‘pegada’ luxuosa. Uma tela de 15,6 polegadas (ca. 40 centímetros) montada no teto pode ser dobrada para ser usada em reuniões, conferências ou assistir filmes. A segunda fila do EM90 tem cadeiras de capitão, ou o que a Volvo chama de “assento lounge”, enquanto a terceira fila é um banco corrido padrão.