Modificar catalisador é perigoso

Dpaschoal adota IA
07/03/2024
São Paulo Motor Experience o novo Salão do Automóvel 2022
Venda de ingressos do Festival Interlagos cresce 45%
12/03/2024
Modificar catalisador é perigoso

Modificar catalisador é perigoso

Modificar catalisador é perigoso

Trocar a peça pode render multa ao motorista, além de prejudicar a saúde e o meio ambiente

O catalisador é um componente essencial para reduzir as emissões, pois ele é responsável por transformar cerca de 99% dos gases poluentes, gerados durante a queima do combustível no motor, em substâncias não agressivas ao ambiente.

Mesmo sabendo da importância do componente, muitos motoristas tiram a peça para estilizar ou modificar o escapamento, principalmente devido à crença de que a potência do carro será maior.

Diferentemente do que se imagina, a retirada do conversor catalítico não melhora a performance do automóvel. A remoção do item só vai aumentar o consumo do veículo e comprometer os demais componentes do carro.

Leia mais: Lançamento: Ford E-Transit chassi cabine elétrica

De acordo com Miguel Zoca, gerente sênior de Tecnologia Aplicada da Umicore, os veículos atuais possuem sondas de monitoramento do catalisador. “Esses itens retroalimentam o sistema de gerenciamento do motor com informações da queima do combustível”, diz. “Por isso, a retirada do catalisador irá afetar o desempenho do motor, uma vez que o sistema de combustão é calibrado e dependente do correto funcionamento da peça”, destaca.

Zoca ainda relembra que cada carro é desenvolvido para atender uma série de parâmetros, como desempenho, consumo, durabilidade, emissões de gases, ruído, conforto, entre outros. “Alterar o veículo, buscando apenas performance, compromete todos os demais pontos que foram aprimorados pela montadora”, relata Zoca. “É impossível que um trabalho realizado sem recursos, possa ser mais completo e equilibrado do que o oferecido pela montadora”, acrescenta.

Crédito: Umicore

Como funciona o Controle de emissões?

A modificação ou retirada do catalisador fará com que os gases tóxicos emitidos pelo motor a combustão sejam totalmente liberados no ambiente. Em local fechado, a ação pode causar intoxicação severa e até a morte.

Leia mais: Saiba identificar queima da junta do cabeçote

O catalisador, além disso, é um item obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil, pois a peça garante que esses transportes estejam seguindo as normas estabelecidas pelo Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). 

 

Crédito: Umicore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *