A Renault revelou o Rafale E-Tech 4×4 de 300 cv. Com a inclusão do motor elétrico no eixo traseiro, o carro conta com um sistema de tração integral ativo de forma permanente.
Leia mais: Preço do novo Chevrolet Spin 2025
Sob o capô, o motor a combustão de 3 cilindros e 1,2 litro conta com um novo turbocompressor, que eleva a potência para 110 kW, ou 150 cavalos (versus 96 kW ou 130 cavalos na versão E-Tech 200 cv) e o torque para 230 Nm (versus 205 Nm).
Para tanto, o20 eixo dianteiro, o motor elétrico principal entrega 50 kW (70 cv) e 205 Nm de torque.
O segundo motor elétrico, principal conectado de forma permanente no eixo traseiro, garante 100 kW (136 cavalos) e 195 Nm de torque. Para finalizar, o motor elétrico secundário de 25 kW (34 cv) e 50 Nm de torque.
Leia mais: Veículo a gasolina ou a diesel serão proibidos em 2030
Para uma experiência de condução dinâmica, os diferentes motores trabalham em sinergia para entregar todo seu potencial, oferecendo os seguintes níveis de performance:
“O Rafale embarca dois aspectos-chave do legado da Renault. A esportividade dos nossos sedãs de alta performance, como o R21 Turbo e o Safrane Baccara Biturbo, e nossa capacidade de inovação, como o monovolume, o turbo e as motorizações E-Tech híbridas”, explica Grégory Launay, Revenue Leader, Renault Rafale.
O Rafale E-Tech 4×4 300 cv tem suspensão autoajustável, acoplado a uma câmera localizada na parte superior do para-brisa. Batizado de suspensão ativa com câmera preditiva, este sistema leva em conta a velocidade e as reações do condutor para adaptar continuamente o amortecimento conforme os obstáculos à frente, como uma lombada ou alterações na superfície de rodagem.
Graças à gestão otimizada da energia entre os diferentes tipos de motores, o consumo padrão segundo o ciclo WLTP* é de 0,7 litro / 100 km (15 gr. de CO2/km) com a bateria carregada e 5,8 litros/ 100 km (132 gr. de CO2/km) com bateria descarregada.
Esta eficiência posiciona o Rafale E-Tech 4×4 300 cv no melhor nível do mercado dos SUVs de alta performance do segmento D.