Campinas, interior de São Paulo, é a cidade cujo emplacamento de carros elétricos teve o maior aumento em 2023, de 140%, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Curiosidades sobre o mercado de carros foram reunidas em um levantamento da OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país. Segundo a ABVE, o Brasil emplacou em torno de 78 mil veículos elétricos entre os meses de janeiro e novembro, 2023, nas 10 principais cidades do país.
Leia mais: Parque Hot Wheels dentro do Ibirapuera em SP
“Segundo a Pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pelo Data OLX Autos, braço de análises da OLX e divulgada em outubro, cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um automóvel híbrido ou elétrico. Desses, a preferência é, em especial, pelos modelos híbridos. Mas ainda há desafios como a maior disponibilidade de pontos de recarga”, afirma o vice-presidente Comercial de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos.
São Paulo é o município que conta com a maior frota de automóveis eletrificados do país em 2023, com cerca de 13 mil unidades e 17% de participação na frota nacional de carros elétricos, seguido de Brasília, com 5.021 veículos e 7% de share, e Rio de Janeiro, com 3.637 carros, o que representa 5%. Os dados são da ABVE.
Leia mais: Veja como ficou a Fiat Titano
Anápolis (GO), a sexta colocada, é a primeira cidade que não é capital a aparecer no ranking, com 1.735 unidades, seguido de Campinas (SP), na sétima posição, com 1.602 veículos elétricos e representando 3% da frota nacional.
Qual elétrico foi mais comercializado por meio da OLX?
Dentre os modelos eletrificados, o líder E-JS1, da JAC, representa 6% de share dentre o total de elétricos comercializados na plataforma em 2023. O BMW I3 é o segundo colocado, também com 6% de participação. O Volvo XC40 é o terceiro do ranking, com 5%.
O Porsche Taycan foi o modelo elétrico mais procurado no site e app, enquanto o Nissan LEAF é o mais anunciado no ano.
JAC e Toyota: as campeãs do ano entre as fabricantes de elétricos e híbridos
O levantamento também aponta que, das 10 marcas de carros elétricos com mais vendas na plataforma, a JAC ocupa a primeira posição, com 10% de share. Já dentre os híbridos, a Toyota é a fabricante vencedora de 2023.