Na noite de quinta-feira (01/12), logo após a Chevrolet iniciar a pré-venda da Nova Chevrolet Montana 2023, a Fiat marca integrante do Grupo Stellantis, divulgou um comunicado para a imprensa especializada confirmando a chegada da sua primeira picape média em 2023. Esta estratégia pode até ser considerada como uma aviso, do tipo: já que vocês entraram no nosso segmento-a Nova Montana concorre diretamente com a Fiat Toro-, nós vamos atacar o seu, pois a General Motors tem a picape média Chevrolet S10 com excelentes resultados em nosso mercado.
Segundo o comunicado, a terceira picape Fiat no país do segmento de D-picapes, ou seja, média será comercializada a partir do segundo semestre de 2023. Atualmente, a picape média Fiat, ainda sem nome divulgado, está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG).
Os planos da Fiat são ambiciosos, pois com a chegada desse novo modelo ela completará o portfólio de picapes da marca. Assim, passará a cobrir o segmento quase em sua totalidade, só faltará uma picape grande, porém nesse segmento, o Grupo oferece a RAM importada.
A história da Fiat no segmento de veículos com caçamba começou em 1978 quando apresentou a Fiat 147 Pickup, nada mais nada menos que, o hatch Fiat 147 cortado na traseira para ter uma caçamba. O público gostou, tanto que ela foi produzida de 1979 a 1988, e alcançou a marca de 78.459 unidades produzidas.
Ela foi substituída pela Fiorino Pickup, a qual foi produzida até 1998 e depois a Fiat Strada, que estreou no final da década de 1990 e é oferecida até os dias de hoje, inclusive, a Fiat Strada foi remodelada em 2021, e lidera o segmento em vendas. Já em 2016, a Fiat inovou quando lançou a picape Fiat Toro, a qual não é compacta, mas também não é média, uma intermediária entre as duas opções. Sendo assim, a Fiat já vendeu mais de 2,1 milhões de veículos com caçamba no Brasil, ao estender para a América do Sul, alcança o impressionante número de quase 2,5 milhões de picapes produzidas e comercializadas.
Essa categoria das picapes médias representa quase 40% de todo o segmento. Com a Toro e Strada, a Fiat já possui mais de 50% do mercado, ou seja, uma em cada duas picapes vendidas no país são da marca.
A nova picape média da Fiat também representa uma mudança de estratégia da Stellantis, pois já havia sido divulgado que a Peugeot, outra marca integrante do Grupo desenvolvia a picape média Landtrek e nos últimos tempos as informações sobre o veículo foram suprimidas.
Motor e câmbio da picape média Fiat
No que diz respeito ao trem de força, o mais provável é que a nova picape média Fiat utilizará o motor diesel 2.0 que está no Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Como as fabricantes de picapes médias instaladas no Brasil, como a Chevrolet, por exemplo, que tem a S10, ou as importadas da Argentina, igual a Ford Ranger e Nissan Frontier tiraram de seu portifólio de produtos as opções com motor Flex.
Comprador de picape média quer motor diesel
As fabricantes alegam que o consumidor de caminhonetes do segmento D, ou seja, as picapes médias, quer motor diesel. É um modelo que pouca se encontra nas grandes cidades, pois a maioria dos compradores estão concentrados nas áreas rurais. Portanto, fica a pergunta: Será que a Fiat irá aproveitar este vácuo e trazer uma picape média também com motor Flex? O Grupo Stellantis lançará no Brasil a Landtrek e competirá entre as marcas? Aguardamos as próximas informações!
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