O nome Raptor é sinônimo para as versões esportivas e off-road de picapes como Ford F-150 e Ranger. As versões se caracterizam por terem design mais agressivo, motor mais potente, suspensão elevada e reforçada, pneus de maior diâmetro e tração 4×4.
Nos EUA, a Ford Raptor é uma das picapes mais vendidas e admiradas, sendo reconhecida pela sua qualidade, durabilidade, confiabilidade e valor de revenda.
Agora, a Ford lança a Ranger Raptor no mercado brasileiro por valor sugerido de R$ 448,6 mil. No cofre, um V6 de 367 cv e 59,45 kgfm e no visual, detalhes escurecidos na grade frontal e grafismos fazendo alusão a versão que se consagrou nos EUA.
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“A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado. Ela foi feita para quem busca adrenalina, velocidade e emoção com o máximo em desempenho, robustez, design e capacidade todo-terreno”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford.
A Ranger Raptor é equipada com transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores.
“As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17” exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road”, diz André Oliveira, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
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A Ranger Raptor tem o maior curso do segmento: 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (mais 18%). O diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. A capacidade de imersão é de 850 mm e o ângulo de entrada é de 32°, de saída, 27°, e de transposição de rampa de 24°. O vão livre do solo é de 272 mm e a capacidade de aclive máximo é de 45°, já a de inclinação máxima lateral é de 35°.
A Ranger tem assistência ao motorista que incluem controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, assistentes de pré-colisão e frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
Sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags completam a lista.
O sistema de som da B&O, com oito alto-falantes, é de ótima qualidade. A iluminação 360° é muito útil à noite em ambientes fora de estrada, cobrindo todo o perímetro do veículo. A Ranger Raptor traz também seis comandos no teto e circuitos espalhados em todo o veículo que podem ser usados para a instalação de acessórios customizados.