A Renault do Brasil anunciou investimentos de R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. O montante é voltado para a renovação de veículos da gama atual e um motor turbo.
A empresa trabalha em cinco novidades até a metade de 2022. Também serão lançados dois veículos elétricos no mesmo período. “Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Além disso, foi aprovado o acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os colaboradores, o que trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação deste ciclo de investimentos. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024). “O mercado brasileiro continua sendo estratégico para o Grupo Renault. A aprovação de um novo ciclo de investimentos para futuros projetos depende da melhoria da competitividade. Fatores como a complexidade e alta carga tributária, os altos custos logísticos e de fabricação comprometem a competitividade para fabricar no país”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, SVP para a América Latina.
Para a Renault o ano de 2020 foi marcado pelos impactos da pandemia, mas trouxe também algumas boas notícias. Em março, o Renault Duster foi completamente renovado, com importantes evoluções no interior e exterior do veículo. A Renault conquistou 19 reconhecimentos por parte do mercado, como por exemplo, o Fórum Econômico Mundial reconheceu o Complexo Ayrton Senna (CAS) pelas inovações relativas à indústria 4.0. O CAS é a primeira unidade industrial da América Latina a receber este reconhecimento. Além disso, a montadora também recebeu diversos prêmios de produto e pós-venda.
No entanto, a Renault do Brasil manteve a liderança nos respectivos segmentos: Kwid, há três anos consecutivos, e Master há 7 anos consecutivos. Segundo a fabricante, complementam essa gama de sucesso o Sandero, Logan, Stepway, que foram renovados em 2019, além do Captur e da picape Oroch.
A Renault ainda é líder na venda de veículos 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 ela comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo Z.E. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Beep Beep, administração da ilha de Fernando de Noronha, Porto Seguro, CPFL e Itaipu, entre outros.
Para finalizar, o Renault Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 300 veículos elétricos Renault em circulação no país.
A marca segue com a aplicação do plano estratégico mundial Renaulution, que prevê a mudança da estratégia do Grupo Renault de volumes para valor.
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação e Saulo Mazzoni