Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
No Rio de Janeiro, dia 28/09, a Renault mostrou para a imprensa especializada a picape cabine dupla Oroch. Fabricada em São José do Pinhais (PR), é derivada do utilitário esportivo Duster.
Comparada ao irmão de arquitetura, tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento. No total, são 4.693 mm de comprimento e 2.829 mm de entre-eixos. A capacidade volumétrica da caçamba é de 683 litros, com capacidade de carga para 650 kg e o tanque de combustível recebe até 50 litros.
São duas opções de trem de força, 1.6L Flex e câmbio manual de 5 marchas, a qual entrega potência de 110 cv (G)/ 115 cv (E) a 5.750 rpm e torque de 15,1 kgfm (G)/ 15,9 kgfm (E) a 3.750 rpm.
E 2.0L, e transmissão manual de 6 marchas, com 143 cv (G)/ 148 cv (E) a 5.750 rpm e torque de 20,2 kgfm (G)/ 20,9 kgfm (E) a 4.000 rpm. As suspensões são independentes, semelhantes a do Duster 4X4, McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
No primeiro trecho andei com a versão equipada com motor 1.6. Em termos de espaço interno e bem interessante. Ampla, bom espaço para as pernas, inclusive no banco de trás. O painel tem boa visualização, porém, a tela do multimídia fica em posição de difícil visualização.
Em desempenho, ao sair da inércia parece um pouco pesada. Ela desenvolve velocidade de maneira lenta, já a partir da terceira marcha embala. Também perde um pouco quando enfrenta uma subida. A relação das marchas foi encurtada o que não comprometeu o sincronismo.
Já a 2.0L é parecida com o Duster em termos de desempenho. Bom arranque, acelerações e retomadas. Desenvolve velocidade de maneira rápida. O câmbio de 6 marchas e bem mais elástico. O acerto de suspensão ficou bom ela e bem estável em curvas nas duas motorizações.
Senti as duas opções pular um pouco em situações de asfalto ondulado. Porém, pode ser por causa dos pneus com carga alta. Estava bem quente e isso interfere na pressão. Merece avaliação mais apurada.
A opção Expression com motor 1.6L tem preço sugerido de R$ 62.290. Traz de série itens como: Alarme perimétrico, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, comando de áudio no volante, controle elétrico de vidros e travas, direção hidráulica, indicador para troca de marcha, protetor de caçamba, rádio/CD/ MP3, entrada USB Bluetooth, rodas de liga-leve 16 polegadas e travamento a distância.
A Dynamique 1.6L custa R$ 66.790 e a 2.0L R$ 70.790, vem a mais com: Retrovisores elétricos, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, faróis de neblina, rodas escuras, sensores de estacionamento traseiros, sistema Media Nav Evolution com navegador e volante de couro.
Apesar de ser fabricada na mesma arquitetura do Duster, não compartilhas peças de reposição como amortecedores e molas, pois as calibrações são diferentes. A expectativa da Renault é de continuar a crescer no mercado brasileiro com a Duster Oroch.
1 Comment
[…] primeira geração da picape Renault Oroch foi lançada em 2015. Ela chegou como opção entre as picapes compactas e médias, e também na […]