Saiba dirigir na chuva! É natural enfrentar tempo chuvoso em qualquer lugar do Brasil, em janeiro. Segundo os principais boletins meteorológicos, 2024 se inicia com tendências climáticas que devem potencializar as chuvas na maior parte do país, especialmente no extremo norte do Brasil e no litoral norte do Nordeste. No Sul, Sudeste e litoral leste do Nordeste, as chuvas serão mais amenas.
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De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (CET), os números de acidentes durante chuva aumentam 61,9% quando comparados com o total de ocorrências no tempo seco. Neste sentido, a Monroe Amortecedores e a Monroe Axios, marcas líderes no segmento de amortecimento e suspensão automotiva do grupo DRiV Tenneco, destacam a importância da revisão periódica para garantir a segurança dos motoristas.
Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV, recomenda a revisão periódica da suspensão. “O desgaste ou falha em algum componente da suspensão pode afetar os amortecedores, provocar folga nas buchas ou deterioração nos coxins, além de outros problemas que provocam a redução do contato dos pneus com o solo. É a partir desta combinação entre dias chuvosos, ventos fortes e má condições de funcionamento do sistema de suspensão que aumentam as chances de acidente devido à falta de segurança e dirigibilidade”, explica.
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A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus, alerta sobre os cuidados que o motorista deve ter durante o verão, estação do ano que apresenta temperaturas elevadas e que conta com mudanças rápidas nas condições de tempo (chuva forte, queda de granizo e ventos com alto índice de velocidade).
Nas rodovias, uma ocorrência frequente em épocas chuvosas é a aquaplanagem, uma ação que consiste na perda de contato entre um veículo e o asfalto, em virtude do acúmulo de água sobre o piso. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel, não consegue freá-lo ou direcioná-lo. Para diminuir as probabilidades desta ocorrência há algumas dicas simples, mas que são essenciais.
Inicialmente, os pneus devem estar em boas condições de uso, com os sulcos dentro da especificação determinada. Essas ranhuras nos pneus são as responsáveis pelo escoamento da água. Mas como verificar isso? Basta colocar uma moeda de um real no desenho da banda e ver se a parte dourada, que tem 1,6 mm, fica escondida ou não. Quanto menor esses sulcos, menor a capacidade de drenar a água, e consequentemente, maior o risco de o veículo derrapar ou perder o contato com o chão. Os pneus largos, por exemplo, precisam mover mais água, portanto o risco de deslizar é maior se comparado com os mais finos.
Outra dica para evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade ao perceber uma grande quantidade de água no trajeto. Já quando o veículo perde o contato com o solo, a recomendação é não frear bruscamente e nem girar o volante. O ideal nessas condições é parar de acelerar e segurar a direção em linha reta, garantindo que as rodas permaneçam no mesmo traçado.
O período também é propício para enchentes. Neste caso, o motorista deve redobrar a atenção antes de sair e verificar se no seu percurso estão áreas mais propensas a alagamentos.
1 – Limpador de para-brisas: O item é um dispositivo que serve para manter a transparência, em caso de chuva, eliminando o excesso de água através de escovas de borracha, fixadas a suportes metálicos com movimento de vaivém. Com isso, é fundamental que o motorista verifique as palhetas e se o motor elétrico do sistema está funcionando, principalmente nesta época do ano.
2 – Sistema de ventilação: Boa visibilidade é crucial. O processo de desembaçar o para-brisa é feito pelo sistema de ventilação forçada do carro. Se o automóvel tiver ar-condicionado, é ideal que o motorista o ligue na velocidade máxima e na temperatura mais fria, pois o ar frio vai retirar toda a umidade do vidro e melhorar a visibilidade. Na ausência do item, a melhor opção é usar o ar quente, que faz as gotículas condensadas evaporarem. Quando o carro não conta com nenhum destes recursos, o motorista deve usar um pano bem limpo. Atenção: Nunca utilize a mão para tentar desembaçar o vidro, pois a ação mistura a gordura da mão com a água, piorando a situação.
3 – Mantenha distância. Em geral, é necessária uma distância maior para frear em superfícies molhadas e escorregadias. Por isso, é importante não ficar muito próximo dos veículos à frente. Certifique-se também de que os faróis, luzes traseiras, luzes de freio e pisca-piscas estejam funcionado bem.