A Fiat revelou o nome de sua primeira picape média a ser comercializada no Brasil, ela se chama Fiat Titano. A revelação ocorreu por meio de um teaser distribuído para a imprensa especializada, ela integra o segmento de D-picapes e vai concorrer com modelos consagrados como por exemplo a Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e VW Amarok.
Segundo divulgado, o nome Fiat Titano, foi inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Além disso, pode ser vinculado também ao metal titânio, o mais resistente usado pela indústria de alta tecnologia, isso para conferir uma imagem de alta resistência e durabilidade. A denominação faz referência a toda a força que a picape tem.
Para iniciar esta explicação é necessário lembrar que a Fiat integra o Grupo Stellantis, o qual é detentor da marca Peugeot, entre outras. Sendo assim, em princípio, esta picape média era desenvolvida pela Peugeot com o nome de Landtrek. No período de desenvolvimento ocorreu a fusão dos Grupos PSA (Peugeot Citroën) e FCA (Fiat Chrysler Automóveis), assim, as estratégias de produtos foram revisadas e ocorreram fatos como por exemplo, a Fiat fornecer motor e câmbio para o Peugeot 208 e Citroën C3, ou colocar os símbolos e logos da Marca do Leão no mini furgão Fiat Fiorino e chama-lo de Peugeot Partner.
Agora é a vez da picape que seria inicialmente da Peugeot, receber os símbolos e logos da Fiat e assim completar o portifólio de produtos no segmento de caminhonetes, que aliás a Fiat vai muito bem. É líder em vendas com a picape compacta Fiat Strada e a Fiat Toro, figura todos os meses entre as 10 mais emplacadas do Brasil.
A Fiat não confirma, ou nega, mas as informações de bastidores são de que a Peugeot Landtrek era testada com um motor 1.9L turbodiesel feito na China. Como a Fiat mira o mercado brasileiro e argentino, ela mudou a motorização, a expectativa é de que a Titano tenha o mesmo motor 2.2L turbodiesel Blue HDi, o qual entrega 200 cv de potência, ou seja, o mesmo encontrado nas vans Fiat Ducato, Peugoet Boxer e Citroën Jumper. O câmbio será o automático de 6 marchas fornecido pela Aisin.
Como está entrando no mercado agora, não podemos descartar, até para testar a aceitação, uma versão com o motor 2.0L Diesel que está no Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro, porém, uma versão com este propulsor poderá concorrer diretamente com a Toro Diesel topo de linha em termos de preço.
Há quem diga que a Titano terá também uma opção com o câmbio manual. Caso isso ocorra será uma estratégia ousada, pois neste tipo de trem de força, ou seja, motor diesel e câmbio manual, não há mais opções no mercado brasileiro.
A Fiat divulgou o lançamento da picape média no mesmo dia que a GM iniciou a pré-venda da nova Chevrolet Montana, um modelo que concorre diretamente com a Fiat Toro, ou seja, o Grupo Stellantis deixou claro que pretende atuar em todos os segmentos.
Assista os vídeos no Canal AutoAgoracombr