A Toyota do Brasil aderiu ao Programa ProVeículo Verde que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS.
A fabricante de origem japonesa Toyota programou um investimento de R$ 1,63 bilhão para o novo veículo e ainda vai atualizar outro modelo híbrido Flex, provavelmente o sedã Corolla com aporte de R$ 61,8 milhões.
Segundo divulgado, trata-se do maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022.
Assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr
Com esse montante a Toyota irá efetivar cerca de 700 empregados que hoje são temporários. O novo modelo com motorização híbrido Flex, será um SUV compacto, ainda sem nome definido. Ele será fabricado na mesma plataforma do Toyota Yaris com motor 1.5L a combustão e elétrico.
O sistema híbrido Flex é composto por dois motores, um elétrico e outro à combustão que pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, e o motor elétrico não tem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa, ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração.
O motor híbrido Flex será montado na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). A empresa trabalha de maneira acelerada para produzir o modelo, isso porque a previsão de chegada ao mercado brasileiro deve acontecer já em 2024.
Atualmente a Toyota já disponibiliza no mercado nacional o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross hibrido Flex.
Leia também: