As vendas totais de pneus caíram 2,6% até novembro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, passando de 48,29 milhões para 47,05 milhões de unidades. Enquanto as vendas para montadoras registraram um aumento de 1,4% (de 12,03 milhões para 12,19 milhões), o mercado de reposição teve retração de 3,9% (de 36,26 milhões para 34,85 milhões), segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Desempenho por segmento
- Veículos de passeio:
As vendas totais caíram 6,5%, saindo de 25,34 milhões de unidades em 2023 para 23,70 milhões neste ano. As vendas para montadoras recuaram 0,6% (de 7,27 milhões para 7,22 milhões), e o mercado de reposição caiu 8,8% (de 18,07 milhões para 16,47 milhões).
- Veículos de carga:
O segmento registrou alta de 3,6%, com vendas subindo de 6 milhões para 6,22 milhões de unidades. As comercializações para montadoras cresceram 22,2% (de 1,42 milhão para 1,73 milhão), enquanto o mercado de reposição teve leve queda de 2,1% (de 4,58 milhões para 4,48 milhões).
- Motocicletas:
O mercado de reposição de pneus para motocicletas cresceu 2,9%, com vendas aumentando de 9,05 milhões em 2023 para 9,31 milhões nos primeiros onze meses de 2024.
Desempenho em novembro
Em novembro, as vendas totais de pneus caíram 2,6% em relação a outubro, com 4,53 milhões de unidades comercializadas. Apesar disso, o desempenho foi 11,7% superior ao registrado no mesmo mês de 2023, mas 7,2% inferior a novembro de 2022.
- Montadoras: As vendas recuaram 9,9% em comparação a outubro, de 1,36 milhão para 1,23 milhão de unidades.
- Reposição: O mercado registrou leve alta de 0,4%, com vendas subindo de 3,28 milhões para 3,30 milhões.
A ANIP destaca que os números refletem a dinâmica variada dos segmentos, com crescimento em alguns mercados específicos e retrações em outros.