A fabricante alemã apresenta roteiro da tecnologia para baterias e recarga até 2030
O Grupo Volkswagen apresentou em seu primeiro Power Day, a trajetória tecnológica para baterias e carga até 2030. O objetivo desse roteiro é reduzir a complexidade e custo da bateria para tornar o carro elétrico atraente e viável para o máximo de pessoas possível. Ao mesmo tempo, o Grupo quer garantir o suprimento de células de baterias para além de 2025. Apenas na Europa, seis gigafábricas, com uma capacidade de produção total de 240 GWh, serão instaladas até o final da década.
O Grupo está impulsionando o desenvolvimento da capacidade produtiva em toda a Europa para atender à crescente demanda por células de bateria.
A VW também busca a expansão global de uma rede pública de carga rápida. Foram acertadas cooperações na Europa com as empresas de energia BP (Grã-bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália). “A mobilidade elétrica tornou-se um negócio fundamental para nós. Neste momento, estamos integrando estágios adicionais à cadeia de valores de forma sistemática. Nós garantimos uma pole position no longo prazo na corrida pela melhor bateria e melhor experiência do cliente na era da mobilidade com emissão zero”, diz Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen. A responsabilidade por essa trajetória tecnológica por meio das marcas do grupo ficará com a empresa Volkswagen Group Components, liderada por Thomas Schmall, ex-presidente da VW do Brasil e atual membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia, e CEO da Volkswagen Group Components.
A fabricante de veículos alemã pretende integrar no futuro o carro elétrico aos sistemas de energia privados, comerciais e públicos. Isso permitirá que a energia verde do sistema de energia solar seja armazenada no veículo e alimentada à rede doméstica caso necessário. Os clientes não apenas serão mais independentes em relação à rede de energia pública, mas também economizarão dinheiro e reduzirão as emissões de CO2. Modelos baseados na plataforma MEB exclusiva da Volkswagen irão possibilitar essa tecnologia a partir de 2022. A Volkswagen também vai oferecer um pacote completo com todos os módulos e serviços digitais – da caixa de tomada de parede bidirecional ao gerenciamento de energia. A tecnologia está prestes a ser usada também em grande escala – como, por exemplo, em edifícios residenciais, negócios e na rede elétrica em geral.
As novas fábricas deverão produzir células com um valor energético total de 240 GWh por ano quando estiverem prontas. Assim, a empresa contribui para atender aos objetivos do Acordo Verde da União Européia. As duas primeiras fábricas funcionarão na cidade sueca de Skellefteå e em Salzgitter, na Alemanha. A empresa mudou o foco do plano de produção de células anterior e concentrou a produção de suas células premium na gigafábrica sueca de “Northvolt Ett”, em Skellefteå, em colaboração com a Northvolt. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.
As ações em favor da eletrificação do Grupo VW estão também no Brasil. Em outubro do ano passado, surgiu a parceria entre EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e as fabricantes de veículos Audi, que comercializa no Brasil o Audi e-tron, Porsche e Volkswagen inauguraram o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil. O eletroposto está na cidade de Caraguatatuba (SP). Ele integra a estratégia Plug&Go, nome escolhido para o projeto aprovado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação VW