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Volkswagen vai produzir baterias para veículos elétricos

Volkswagen vai produzir baterias para veículos elétricos / Foto: Divulgação

Volkswagen vai produzir baterias para veículos elétricos

Volkswagen vai produzir baterias para veículos elétricos / Foto: Divulgação

A fabricante alemã apresenta roteiro da tecnologia para baterias e recarga até 2030  

O Grupo Volkswagen apresentou em seu primeiro Power Day, a trajetória tecnológica para baterias e carga até 2030. O objetivo desse roteiro é reduzir a complexidade e custo da bateria para tornar o carro elétrico atraente e viável para o máximo de pessoas possível. Ao mesmo tempo, o Grupo quer garantir o suprimento de células de baterias para além de 2025. Apenas na Europa, seis gigafábricas, com uma capacidade de produção total de 240 GWh, serão instaladas até o final da década.

O Grupo está impulsionando o desenvolvimento da capacidade produtiva em toda a Europa para atender à crescente demanda por células de bateria.

A VW também busca a expansão global de uma rede pública de carga rápida. Foram acertadas cooperações na Europa com as empresas de energia BP (Grã-bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália). “A mobilidade elétrica tornou-se um negócio fundamental para nós. Neste momento, estamos integrando estágios adicionais à cadeia de valores de forma sistemática. Nós garantimos uma pole position no longo prazo na corrida pela melhor bateria e melhor experiência do cliente na era da mobilidade com emissão zero”, diz Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen. A responsabilidade por essa trajetória tecnológica por meio das marcas do grupo ficará com a empresa Volkswagen Group Components, liderada por Thomas Schmall, ex-presidente da VW do Brasil e atual membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia, e CEO da Volkswagen Group Components.  

Carro elétrico integrado aos sistemas de energia privados

A fabricante de veículos alemã pretende integrar no futuro o carro elétrico aos sistemas de energia privados, comerciais e públicos. Isso permitirá que a energia verde do sistema de energia solar seja armazenada no veículo e alimentada à rede doméstica caso necessário. Os clientes não apenas serão mais independentes em relação à rede de energia pública, mas também economizarão dinheiro e reduzirão as emissões de CO2. Modelos baseados na plataforma MEB exclusiva da Volkswagen irão possibilitar essa tecnologia a partir de 2022. A Volkswagen também vai oferecer um pacote completo com todos os módulos e serviços digitais – da caixa de tomada de parede bidirecional ao gerenciamento de energia. A tecnologia está prestes a ser usada também em grande escala – como, por exemplo, em edifícios residenciais, negócios e na rede elétrica em geral.

As novas fábricas deverão produzir células com um valor energético total de 240 GWh por ano quando estiverem prontas. Assim, a empresa contribui para atender aos objetivos do Acordo Verde da União Européia. As duas primeiras fábricas funcionarão na cidade sueca de Skellefteå e em Salzgitter, na Alemanha. A empresa mudou o foco do plano de produção de células anterior e concentrou a produção de suas células premium na gigafábrica sueca de “Northvolt Ett”, em Skellefteå, em colaboração com a Northvolt. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.

Eletrificação do Grupo VW no Brasil

As ações em favor da eletrificação do Grupo VW estão também no Brasil. Em outubro do ano passado, surgiu a parceria entre EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e as fabricantes de veículos Audi, que comercializa no Brasil o Audi e-tron, Porsche e Volkswagen inauguraram o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil. O eletroposto está na cidade de Caraguatatuba (SP). Ele integra a estratégia Plug&Go, nome escolhido para o projeto aprovado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.

Por: Redação-AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação VW

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