Lançado em outubro de 2019, o sedã compacto Chevrolet Joy Plus, passou a integrar o mix de produtos da General Motors do Brasil como um modelo de entrada na marca. Porém, o sedã é o Chevrolet Prisma, que chegou ao mercado em 2013 e passou por facelift em 2016. Ele recebeu outro nome porque o novo Onix de produção brasileira (confira a Avaliação do Onix Premier), passou a ser um modelo global. Por isso optaram por manter o nome Onix nas carrocerias hatch e sedã, mas para diferenciá-los, a versão três volumes recebeu a designação Plus.
Como a GM obteve muito sucesso tanto com o Onix, como com o Prisma, ela não poderia deixar de lado estes resultados, assim, não parou de fabricar os modelos da geração anterior, eles foram reposicionados para veículos de entrada, sendo assim, o hatch recebeu o nome de Joy e o sedã Joy Plus.
Apesar de ter chegado ao mercado em 2013 e passar por facelift em 2016, o sedã permanece com linhas modernas. E a Chevrolet não mudou apenas o nome do veículo. O Joy Plus teve o visual atualizado, em relação ao Prisma. Mudaram o capô. Ele tem grandes vincos nas extremidades. A pequena grade frontal perdeu os frisos cromados e a grade maior tem novo desenho. A versão Black, igual a avaliada, tem logo da Chevrolet, a tradicional ‘gravata’, na cor preta e usa os faróis com luz de posição em LED.
A lateral tem a área envidraçada grande, vinco que começa no farol, se estende por toda a lateral, passa por cima da maçaneta e termina na lanterna. Por ser um veículo de entrada, as rodas são de aço estampado 15 polegadas com calotas e os pneus 185/65 R15.
A traseira vem com um ressalto na tampa do porta-malas, abaixo está a terceira luz de freio, o break light embutido na tampa. Abaixo dele um vinco que une as extremidades superiores das duas lanternas, aliás, elas não avançam para a tampa. O nome Joy aparece na parte inferior da tampa do lado esquerdo. O para-choque é na cor da carroceria, o que passa a impressão de o porta-malas e o para-choque serem uma só peça.
Avaliação: Chevrolet Joy Plus o sedã de entrada, interior funcional
O interior recebeu modificações. Mantiveram o painel que mescla informações digitais, como por exemplo, o velocímetro, odômetro parcial e total, e analógicas no mostrador do conta-giros. Também recebeu novo acabamento do painel central, nos painéis de porta e dos bancos, ainda ganhou a regulagem de altura. O ar-condicionado é mecânico e os comandos dos vidros elétricos estão colocados no console, próximos da alavanca do freio de estacionamento. Nos vidros traseiros os comandos são manuais.
No entanto, o multimídia, o sensor de estacionamento traseiro e ajuste elétrico dos retrovisores externos, por exemplo, são oferecidos como acessórios. Mas ele traz a preparação para som.
A altura do sedã compacto é de 1,4 m, o comprimento total é de 4,2 m. Sua largura total é de 1,9 m e a distância entre-eixos de 2,5 m. E a capacidade do porta-malas do Chevrolet Joy Plus é de 500 litros.
O Chevrolet Joy Plus utiliza o motor 1.0 SPE/4 Eco, o qual traz soluções como as bobinas individuais nas velas. Ele está acoplado ao câmbio manual F17-6 HR de 6 marchas. Este conjunto entrega potência de 80 cv (E)/ 78 (G). O torque é de 9,8 kgfm (E)/ 9,5 kgfm (G). O Chevrolet Joy Plus faz por litro, abastecido com etanol 8,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Já ao abastecer com gasolina o consumo de combustível na cidade é de 12,9 km/l e 15,6 km/l na rodovia.
Estes dados são os validos no programa de etiquetagem veicular do Inmetro. Nesta Avaliação, o sedã compacto foi entregue pela GM para o AutoAgora.com.br abastecido com gasolina. No ciclo urbano, ar-condicionado ligado, ele consumiu 11,3 km/l e na rodovia 14,9 km/l.
Logo ao entrar, o motorista percebe que se trata de um veículo de fácil condução. Não há dificuldades para encontrar um bom posicionamento para dirigir. Como os ajustes dos espelhos retrovisores são mecânicos, o melhor é ajustá-los com o carro parado. Já o painel de instrumentos oferece ótima visualização. Ele foi inspirado nos mostradores de motos, o velocímetro digital é grande. Esta versão não tem computador de bordo, sendo assim, só há as informações básicas como odometro total, parcial e marcador de combustível. Mas ele tem o sensor TPMS, que avisa quando a carga do pneu está baixa.
Ao acionar o motor, com a chave tipo canivete, nota-se que o isolamento acústico é bom, pouco ruído entra na cabine. Depois de engatar a primeira marcha, e tirar o sedã compacto da posição estacionária, o arranque é lento, mas não é necessário pressionar demais o acelerador para ele embalar. No decorrer do percurso, as trocas da marchas são macias, o câmbio está bem sincronizado. A sexta marcha dificilmente é utilizada no circuito urbano, pois ela é uma marcha de cruzeiro. Nesta Avaliação, por exemplo, ela foi utilizada nas Marginais Pinheiros e Tietê, vias rápidas da cidade de São Paulo, onde a velocidade média é de 90 km/h.
Aliás, para auxiliar o motorista a obter o melhor aproveitamento energético, e assim economizar combustível, no painel há um indicador de mudança de marchas. Ele funciona indicando se a marcha deve ser posicionada para cima ou para baixo. O condutor vai sentir menor desempenho quando entrar em uma subida. Se não chegar embalado, é necessário trocar a marcha,
Ao entrar na rodovia, é fácil atingir a velocidade de 120 km/h e estabilizá-la na sexta marcha. Nestas condições, antes de realizar uma ultrapassagem, o melhor é reduzir a marcha, aumentar o giro do motor e depois da manobra realizada, voltar para a condição de cruzeiro.
As suspensões estão bem calibradas, confortável na cidade ao passar pelas imperfeições do asfalto e firme ao trafegar por uma rodovia. O sistema de direção com assistência elétrica é macio quando utilizado em manobras de estacionamento e passa segurança ao ser exigido nas curvas de alta em uma rodovia.
Avaliação: Chevrolet Joy Plus o sedã de entrada, preço, itens de série e opcionais
O Chevrolet Joy Plus custa R$ 61.090, entre os itens de série para segurança do motorista e dos passageiros, ele traz: Airbag duplo, alarme anti-furto, cintos de segurança do motorista com ajuste de altura e aviso sonoro, ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER. Os freios têm o ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD).
Como acessórios a GM oferece o sistema multimídia, sensor de estacionamento traseiro e o ajuste eletrônico dos retrovisores externos. A cor metálica Preto Ouro Negro, não tem custo. Já as também metálicas Cinza Satin Steel, Prata Switchblade e Azul Eclipse custam R$ 1.600,00. A cor sólida Branco Summit tem preço de R$ 750,00.
Com características de uso urbano, o Chevrolet Joy Plus o sedã de entrada, tem bom espaço interno e no porta-malas. Entre os concorrentes da mesma categoria é um dos que menos consome combustível, portanto, para quem procura um veículo que será utilizado no trabalho, por representantes comerciais, taxistas, motoristas de aplicativo, ou para quem quer um modelo que servirá para levar as crianças até a escola, ir ao supermercado, e até em reuniões sociais, ele atende estas necessidades.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora.com.br
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 8 (SOHC)
Taxa de compressão: 12:6
Potência: 78 cv (G)/ 80 cv (E) a 6.400 rpm
Torque: 9,5 kgfm (G)/ 9,8 kgfm (E) a 5.200 rpm
Tipo: Manual 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Aço estampado 15″
Pneus: 185/65 R15
Comprimento: 4.275 mm
Distância entre-eixos: 2.528 mm
Largura: 1.964 mm
Altura: 1.477 mm
Capacidades
Porta-malas: 500 L
Tanque de combustível: 54 litros