Lançada no mercado brasileiro em 2016, a picape Fiat Toro agradou os consumidores e desde a época do lançamento está entre os veículos mais vendidos do Brasil. Com visual futurista, o capô têm vincos em forma de ‘V’ no centro e outra que forma um ‘U’ nas extremidades.
Na versão Freedom com o pacote S-Design, ainda vem com um adesivo retangular na cor preta. O conjunto ótico é formado por dois faróis afilados em LED. Eles se unem por um friso na cor da carroceria, no centro, o logo da Fiat escurecido. No para-choque há dois faróis nas extremidades e a grande grade escura no centro. A parte inferior acomoda nas pontas as luzes de neblina e no meio, o overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), incluído a partir da linha 2020.
A lateral tem área envidraçada avantajada e as portas são cortadas por vincos, eles estão nas laterais, passam na altura das maçanetas e mais acentuados na parte inferior das portas.
As caixas das rodas são ressaltadas com molduras pretas. Elas reforçam o visual esportivo, e fora de estrada. Na caçamba o santoantonio que também é item de série. As rodas escurecidas são de liga leve 16 polegadas calçadas com pneus 215/65R16.
A traseira de picape Fiat Toro tem a tampa retangular, por isso parece igual a de outras picapes. As lanternas em LED estão nas extremidades. A diferença está na abertura da tampa, a qual abre para fora, como a porta de um armário e não para baixo como nas outras caminhonetes. A fechadura elétrica está localizada no centro da tampa, onde figura o logo Fiat escurecido, o adesivo retangular preto também integra o Pack S-Design. O para-choque é preto com as luzes de ré nas pontas junto com os refletores.
A picape Fiat Toro Freedom Flex com o câmbio automático e pacote S-Design tem o volante multifuncional, com o logo Fiat escurecido e borboletas para a troca das marchas. Ele tem ajustes de altura e profundidade. No painel de instrumentos, o motorista obtém informações de maneira analógica, como velocidade e giro do motor.
No centro uma tela que mostra informações digitais, inclusive a velocidade. As funções da central multimídia com tela de 7 polegadas são ativadas como em um tablet. É completa e intuitiva, aceita Android Auto e Apple Carplay, conectados via cabo. Não há possibilidade de atualizar para conexão sem cabo. O motorista não encontra dificuldades para entender como funciona, mas vale ressaltar: consulte o manual porque assim é mais fácil de entender as funções.
Posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro Freedom Flex câmbio automático, tem o comprimento de 4,9 m. Sua distância entre-eixos é de 2,9 m, com a largura da carroceria de 2 m, a altura em relação ao solo é de 1,6 m. O volume da caçamba é de 937 litros, a capacidade de carga de até uma tonelada, ou seja, 1.000 kg. e o tanque de combustível recebe até 60 litros.
Na linha 2021, a Fiat se concentrou em incluir itens de conforto e segurança na picape Toro. Assim, o motor é o mesmo da versão 2019, o 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex. Portanto, a potência e torque não foram alterados. Ele entrega 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm e torque máximo de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. Este motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, o qual tem um sistema que desacopla o câmbio do motor quando a picape está parada. Isso auxilia a economizar combustível. Traz também o modo Sport, acionado no botão do painel, o qual melhora o desempenho do veículo.
Quando o motorista entra na Fiat Toro Freendom percebe logo que é um veículo espaçoso. Precisa ter atenção para fazer os ajustes do banco e volante junto com os espelhos e encontrar a posição correta. Geralmente, quem compra uma picape não está preocupado com arranque se é rápido ou não, ou a alta performance. Sendo assim, o arranque com o câmbio automático é lento. Também não resolve pisar fundo no acelerador, pois só vai comprometer o consumo. No entanto, para conseguir a melhor eficiência energética da Fiat Toro, o ideal é pressionar levemente o acelerador, deixar desenvolver velocidade progressivamente. Ao parar em um semáforo, farol ou sinaleira, como queira, quando a luz verde acende, não pense que é a largada de um GP. Pressione levemente o acelerador e deixe o veículo deslanchar.
Mas se bate aquela vontade de sentir mais agilidade, ultrapassagens rápidas, ter a sensação de estar em um veículo mais esperto, a Fiat Toro tem no painel uma tecla de modo Sport. Ao acionar este modo, a impressão é de ligar o turbo!
Este ano/ modelo da Toro não tem turbo, o motor T270 passa a ser oferecido na Toro 2022, porém a diferença no desempenho é grande. Nesta avaliação da Toro Freedom Flex câmbio automático foi possível constatar que o consumo de combustível aumenta.
Uma qualidade da picape Fiat Toro que merece ser destacada é a do sistema de suspensões independentes da dianteira e traseira. Elas estão bem calibradas tanto para o uso na cidade, onde é preciso enfrentar, valetas, buracos e lombadas, como também na rodovia, onde é preciso estabilidade, principalmente com a caçamba vazia. Ela agarra bem nas curvas, sem deixar a traseira escapar e a direção com assistência elétrica progressiva atua de acordo com a necessidade.
O consumo de combustível da picape Fiat Toro Freedom Flex 1,8 câmbio automático validado do Inmetro no Programa de Etiquetagem Veicular, abastecida com etanol 6,4 km/l (cidade) e 7,8 km/l (estrada). Com gasolina o consumo é de 9,5 km/l (cidade) e 11,2 km/l (estrada). Esta Fiat Toro Freedom Flex AT6 avaliada foi entregue pela Fiat abastecida com 100% etanol. Com o ar-condicionado ligado, em várias situações de uso urbano o consumo foi de 6 km/l (cidade). Ao entrar na rodovia chegou a 7,2 km/l, em velocidade média de 100 km/h.
A picape Fiat Toro Freedom Flex AT6 2021 custa R$131.501. Traz de série os equipamentos de segurança obrigatórios, os air bags frontais e freios com assistência ABS/ EBD. Vem ainda com o controlador de velocidade (piloto automático), controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. O ar-condicionado é dual zone, apoio de braço central dianteiro com porta-objetos. O alarme também é item de série, assim como o desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
No teto, traz as barras longitudinais, a caçamba é com a capota marítima. Os faróis de neblina tem o sistema Cornering (ilumina o lado que o volante é esterçado), traz ainda o porta-escada e retrovisores externos elétricos com Tilt Down.
O Pack S-Design custa R$ 5.797,00 e, além dos itens mostrados durante a reportagem, traz também os estribos laterais pretos.
A cor sólida Vermelho Colarado não tem custo, já a sólida Branco Ambiente custa R$ 1.526,00. São 4 opções de cores metálicas, Preto Carbon, Cinza Antique, Prata Billite, Vermelho Tribal R$ 2.543,00,
Como a Fiat lançou a linha 2022 da Fiat Toro, nas concessionárias da marca ainda há unidades em estoque do modelo 2021 é só procurar em ofertas. Elas estão sendo comercializadas com preço bem abaixo da tabela. Outra modificação incorporada na Nova Fiat Toro 2022 foi a saída da versão com o câmbio manual, sendo assim, todas as opções da picape têm o câmbio automático.
Motor: 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747 cm³
Potência: 135 cv (G) /139 cv (E) a 5750 rpm
Torque: 18,7 (G) / 19,3 (E) a 3.750 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente Multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/65 R16
Rodas: Liga leve 16”
Comprimento: 4.944 mm
Largura: 2.033 mm
Altura: 1.655 mm
Entre-eixos: 2.990 mm
Tanque de combustível: 60 litros (capacidade reserva 8 litros)
Caçamba: 937 litros
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[…] 270 Flex AT6, abastecida com etanol na cidade é de 6,5 km/L e 8 km/L na estrada. Ao comparar com a Fiat Toro Freedom Flex 1.8 2021, que tem o consumo registrado no programa do Inmetro, abastecida com gasolina o consumo em ciclo […]