Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Lançado em agosto de 2021, o Jeep Commander agrada e muito o comprador brasileiro que necessita de um SUV com 7 lugares, incluindo o motorista. Isso porque, logo no lançamento, as primeiras unidades do Commander disponibilizadas na pré-venda esgotaram rapidamente. Ainda, desde quando disponibilizou o modelo, a Stellintis interrompeu as vendas por um curto período, por causa da falta de componentes que ocorre com todas as fabricantes de veículos em todo o mundo.
A frente segue as linhas adotadas no novo Jeep Compass 2022. No capô vincos laterais, mas, no centro, eles formam um ‘U’. A grade dianteira tem 7 frisos cromados, os quais não são interligados, isso passa a impressão de uma peça inteiriça na cor preta. Os faróis do Jeep Commander Overland são em full LED e o para-choque na cor da carroceria utiliza um friso na parte central, abaixo está uma outra grade. Foram colocadas molduras nas extremidades com filetes em LED, elas também acomodam as luzes de neblina.
Ao observar a lateral do Jeep Commander Overland T270 FLEX AT6, a partir do teto, nota-se que ele é preto e também tem as barras longitudinais cromadas. A moldura da grande área envidraçada tem um friso cromado na parte superior. Já as colunas das portas utilizam apliques pretos, a mesma cor está na capa do retrovisor com lâmpada sinalizadora. Tanto o para-lama dianteiro como o traseiro do Commander tem vincos e as molduras das caixas das rodas são na cor da carroceria. As rodas são de liga leve 19 polegadas com pneus 235/50 R19.
Como o visual dianteiro é semelhante ao do Compass 2022, na traseira ele é bem diferente. Os designers da Jeep não pouparam esforços para entregar um desenho que chama a atenção. Há um aerofólio que sai do teto na cor preta. O vidro traseiro é grande com o limpador no centro. Já as lanternas traseiras são afiladas, elas invadem a tampa do porta-malas e um friso preto liga uma lanterna a outra. O para-choque é na cor da carroceria, no entanto, os refletores e as luzes de ré estão nas extremidades.
Apesar de ser um irmão mais novo e maior do Compass, na parte interior, os acabamentos foram feitos especialmente para Jeep Commander Overland T270 FLEX AT6 de 7 lugares. Ele é requintado, a começar pelo painel de instrumentos Full Digital com tela 10,25 polegadas.
O volante com ajuste de altura e profundidade em couro é multifuncional. Pelas teclas o motorista comanda as funções do computador de bordo, atende ou rejeita chamadas do smartphone, ajusta os sistemas semiautônomos de auxílio ao motorista, entre outros. Ainda tem as borboletas laterais para as trocas de marchas manuais.
O Jeep Commander Overland também traz a nova central multimídia Adventure Intelligence Plus com Alexa in vehicle e Wi-Fi nativo. A tela é de 10,1” Full HD é sensível ao toque. O sistema é completo, pois espelha aparelhos que utilizam o Android Auto e Apple Carplay por conexão sem fio. Ainda tem a navegação GPS embarcada.
Os projetistas não economizaram, pois para o Commander, o sistema de som é Premium Harman Kardon de 450W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air. Os bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro são em couro dois tons, inclusive nos assentos da terceira fileira. O ar-condicionado é dual zone e há ajuste de intensidade para as fileiras traseiras.
Apesar de ter jeitão de importado, o Jeep Commander é fabricado em Goiana (PE), na plataforma global Small Wide 7 lugares e foi desenvolvida no Brasil. As dimensões são 4,7 m de comprimento, 2,7 m de distância entre-eixos, 1,8 m de largura e 1,6 m de altura.
A capacidade do porta-malas do Jeep Commander é de 233 litros ao utilizar as três fileiras de bancos, ou seja, para 7 pessoas. Ao rebater a terceira a capacidade do porta-malas é de 661 litros, e com todos os bancos rebatidos chega a 1.760 litros.
O Grupo Stellantis lançou o SUV de 7 lugares com duas opções de motor um movido a diesel e outro flex. Esta versão Overland Avaliada por AutoAgora.com.br do Jeep Commander traz o novo motor T270 1.3L GSE turboflex, ou seja, é o mesmo do Compass 2022.
Ele utiliza, entre outras tecnologias, o turbo, a injeção direta de combustível e o MultiAir, um sistema eletro-hidráulico que permite o controle da duração e da elevação das válvulas de admissão.
O motor T270 FLEX do Commander entrega potência de 185 cv (E)/180 cv (G) a 5.750 rpm. E o torque é de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Este motor está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Há opção de trocas manuais na alavanca e também pelas borboletas no volante. Com motor flex a tração é dianteira e com motor diesel a tração é 4×4.
Ao entrar no Jeep Commander Overland o motorista percebe que se trata de um veículo Premium. Os detalhes acabamento como os utilizados nos painéis das portas, bancos, volante, são de primeira qualidade. No Jeep Commander Overland o condutor faz os ajustes dos bancos, espelhos, volante e retrovisores de maneira simples, e encontra a melhor posição para dirigir sem dificuldades.
Quem vê o tamanho do Commander por fora e sabe que o motor turbo Flex é um 1.3L, pode estranhar, pensar que é pouco para um SUV deste tamanho, mas ele atende bem as necessidades e não se impressione com o arranque. Ao sair da posição estacionária o processo é lento, mas se o motorista quer mais emoção é só acionar a tecla Sport. Nestas condições ele não só arranca, como também desenvolve velocidade rapidamente. Porém, há um preço a ser pago por esta agilidade: o consumo de combustível é maior.
Ao rodar na cidade, o ideal é utilizar o modo convencional, pois dificilmente o condutor irá passar dos 50 km/h ou ter que realizar uma ultrapassagem. No ciclo urbano o Jeep de 7 lugares oferece conforto aos ocupantes quando passa por asfalto ondulado, buracos, valetas, lombadas, sem chacoalhar demais, apesar do tamanho avantajado.
No que diz respeito a desempenho, atende as necessidades para quem precisa dirigir a maior parte do tempo na cidade. É um SUV confortável, com sistema de ar-condicionado eficiente, os comandos bem a mão, para evitar que o motorista tire as mãos do volante. Quem precisa estar conectado por longos períodos, o Wi-Fi nativo junto com o Android Auto e Apple Carplay são excelentes aliados. E se precisar de espaço e capacidade de carga, o proprietário do Commander não terá problemas.
Mas o interessado em comprar, ou que já é proprietário de um automóvel deste porte, irá ‘pegar a estrada’, e utilizar tudo que o veículo oferece para estas condições de rodagem.
Na rodovia o Jeep Commander comporta-se muito bem. Estável nas curvas, sistema de direção elétrica progressiva bem acertado e o mesmo ocorre om as suspensões e sistemas de freios. Os equipamentos semiautônomos de auxilio ao motorista são precisos, o que faz do SUV 7 lugares um veículo seguro.
Nas acelerações e retomadas, o motorista escolhe, para reações mais lentas dirija no modo convencional. Caso prefira reações rápidas, então é só acionar o modo Sport. No que diz respeito a performance, conforto e segurança, o comprador ficará satisfeito com o Jeep Commander.
O consumo do Jeep Commander T270 abastecido com etanol é de 6,9 km/L na cidade e 8,3 km/L na estrada. Já ao utilizar gasolina, o consumo é de 9,8 km/L na cidade e 11,8 km/L na rodovia. Estes são os dados de consumo divulgados pela Jeep obtidos no Programa de Etiquetagem Veicular. Para esta Avaliação, a Jeep entregou o Commander Overland T270 Flex AT6 abastecido com álcool, o combustível vegetal. Ele foi utilizado na cidade e estrada, sempre respeitando a velocidade da via e no modo convencional. Nestas condições, o consumo mostrado no computador de bordo foi de 5,8 km/L na cidade e 7,9 km/L na estrada. Mas, o consumo sofre influência direta das condições climáticas, terreno que trafega e principalmente a maneira que o motorista dirige.
O preço do Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6 é R$ 250.448. Entre os itens de série a versão Overland traz o carregador de celular por indução, câmera de ré, sensor de chuva, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, Assistente de Partida em Aclive (HSA-Hill Start Assist), Controle de Estabilidade (ESC), detector de fadiga do motorista, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico anticapotamento, freio de estacionamento eletrônico. freios a disco nas 4 rodas.
O sistema de entrada e partida do motor do Jeep Commander é por sensor (Keyless Enter ‘N Go) e a abertura elétrica do porta-malas é de série. Além disso, conta com 7 airbags e todos os sistemas de direção semiautônoma (ADAS) descritos anteriormente e o Jeep Traction Control+.
Assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr
Em 2021, o Jeep Commander foi eleito pela Abiauto, uma associação de jornalistas especializados em automóveis, o Carro Imprensa Automotiva Independente 2021. Também vale destacar que a principal diferença entre o Jeep Commander Overland e o Jeep Commander Limited são os equipamentos colocados em cada versão.
Para encerrar, agradeço a Saulo Mazzoni, o repórter fotográfico falecido no último dia 12 de abril. Desde fevereiro de 2020, ele colaborou com seu talento nas principais Avaliações do portal. As fotos desta postagem, avaliação do Jeep Commander Overland T270 Flex AT6 representam o último trabalho que ele realizou para o AutoAgora.com.br
Motor: T270
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Aspiração: Turbocompressor
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 3.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm (270Nm) E/G a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta de combustível
Câmbio: Automático, 6 marchas
Tração: 4×2
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Liga leve 19”
Pneus
235/50 R19
Comprimento: 4.769 mm
Entre-eixos: 2.794 mm
Largura: 1.859 mm
Altura: 1.680 mm
Altura mínima do solo entre os eixos: 208 mm
Ângulo de entrada: 20,1°
Ângulo de saída: 22,2°
Ângulo de rampa: 21,1°
Porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
Tanque de combustível: 61 litros
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