Por: Edison Ragassi
O Novo Jeep Compass Diesel Limited 2022 foi lançado em abril de 2021. Em todas as versões, foram poucas as mudanças visuais, digamos que, aprimoraram as linhas do SUV médio que figura entre os mais vendidos do mercado brasileiro. Porém, as principais alterações aconteceram no trem de força, pois passaram a utilizar o novo motor T270 Turbo Flex 1.3L, a qual já foi avaliada, e no motor diesel incluíram o Arla 32, para diminuir as emissões de gases nocivos na atmosfera.
O visual da dianteira do Jeep Compass Diesel Limited 2022 é um pouco diferente das versões com motor Flex. Ele tem a grade dianteira preta com 7 contornos cromados. O capô ostenta vincos no centro. Os faróis são em full LED, com assinatura LED. Comparado ao Compass com motor diesel comercializado até 2021, o para-choque foi redesenhado. A engenharia incorporou uma grade fina. As molduras nas extremidades acomodam as luzes de neblina, elas são grandes com frisos, enquanto que na versão com motor Flex o desenho das molduras são retilíneos. E na parte inferior do para-choque há uma grade maior na cor preta.
Na lateral o Jeep Compass Limited TD 350 2022 tem os vincos acentuados nos para-lamas. O vinco lateral inicia no para-lama, avança no sentido das maçanetas e segue até as lanternas. E na parte inferior da porta está o nome COMPASS em letras maiúsculas. Com área envidraçada grande, as molduras das janelas são com frisos cromados e as colunas das portas possuem apliques pretos, mesma cor das capas dos retrovisores com lâmpadas de direção, as lâmpadas de seta. As molduras das caixas de roda são na cor preta. As rodas são em liga leve 19 polegadas e os pneus 235/45 R19.
Na traseira o Jeep Compass Diesel Limited 2022 tem um aerofólio que sai do teto com break light. O vidro traseiro inclinado traz frisos cromados e o limpador está no centro. A identificação Jeep está acima da placa, a qual é colocada em uma área esculpida. As lanternas em LED são divididas já que começam na coluna e invadem a tampa. No lado esquerdo inferior está a identificação do motor e tração “TD 350 4×4” e do lado direito em letras maiúsculas a identificação da versão ‘LIMITED’. Os refletores de neblina estão nas pontas superiores do para-choque traseiro que tem a cor preta para reforças o visual esportivo, com um overbump na cor grafite voltado para a parte debaixo do SUV e a ponteira do escapamento é cromada.
Na parte interior o Jeep Compass Diesel Limited 2022 utiliza o quadro de instrumentos totalmente digital denominado pela Jeep como Full Digital e HD de 10,25″. A parte superior do painel é na cor preta, enquanto que a área frontal utiliza a mesma cor da forração das portas e bancos, os quais são revestidos em couro, o que proporciona um ambiente requintado.
A central multimídia do Jeep Compass Diesel Limited 2022 tem a tela de 10,1 polegadas, ela está no centro do painel. Através dela é possível acionar os vários recursos de conforto, como por exemplo o ar-condicionado digital de duas zonas. Espelha o smartphone por Android Auto e Apple Carplay sem fio e ainda o GPS nativo, o qual não impede a utilização dos aplicativos de localização e rotas.
A chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros (Keyless Enter ‘n Go) é item de série, assim como o carregador de celular por indução. O volante na cor preta revestido em couro é multifuncional com ajustes de altura e profundidade, vem também com as aletas para a troca das marchas. Os bancos são revestidos em couro, com ajustes elétricos para motorista e passageiro.
Embaixo do capô o Jeep Compass Diesel Limited 2022 traz o motor Turbo Diesel TD 350. A potência é de 170 cv a 3.750 rpm e o torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. A partir da linha 2022 o motor TD 350 recebeu o sistema de Arla 32. Importante também para que o sistema funcione corretamente é utilizar Arla 32 de primeira qualidade e diesel S10 ou S50, nunca o S500. A Jeep divulga que a média de abastecimento do Arla 32 ocorre a cada 10.000 km e há um marcador no painel que avisa o momento de abastecer. O câmbio automático é de 9 marchas (ZF 9HP).
O Compass Diesel Limited 2022 traz todos os sistemas para enfrentar terrenos ruidosos com terra, barro, lama, pedras e até neve. Utiliza a tração 4×4 Jeep Active Drive Low. O motorista pode optar pelo modo Auto, o qual lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda. A tecla para mudar o sistema de tração está no console central, ao lado da alavanca do câmbio.
Os modos de tração disponíveis para o Jeep Compass com motor diesel são o Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra). Para descer um terreno íngreme há o Hill Descent Control, um controle de descida que ao ser acionado, o motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.
O comprimento do Jeep Compass Diesel Limited 2022 é 4,4 m, com distância entre-eixos de 2,6 m. A carroceria tem largura de 1,8 m e a altura é de 1,6 m. Para enfrentar o fora de estrada o Jeep Compass Limited 2022 oferece ângulo de entrada de 29,9°, o ângulo de saída é 29,3° enquanto que o ângulo de rampa é de 21°. Já a capacidade do porta-malas é de 476 litros, porém ela pode ser ampliada pois os bancos traseiros permitem rebatimento 60/40. E no tanque de combustível a capacidade é de 60 litros.
Na linha 2022 a Jeep focou seus esforços em proporcionar mais conforto ao motorista e ocupantes de seus modelos em geral. Por isso que ao observar o desenho da carroceria, o interessado percebe poucas modificações em relação a versão anterior. Sendo assim, logo ao entrar no Jeep Compass Diesel Limited 2022 é possível perceber que ele está mais confortável e aconchegante.
Depois de acionar o sistema de partida e ver o painel iniciando vem a sensação de modernidade. Neste quesito vale esperar um pouco antes de arrancar com o SUV e navegar nas várias opções de informações que são oferecidas. Os comandos colocados no volante são intuitivos e fáceis de entender. Vale também procurar e entender as funções que são oferecidas na tela do multimídia que traz inclusive GPS nativo. Após fazer os devidos ajustes no banco e espelhos, ao ligar o motor diesel o som invade a cabine, mas sem incomodar o que chama a atenção é a diferença entre o som que emite um motor flex e o movido a diesel.
Depois disso é só mover a alavanca até a posição D e pressionar levemente o acelerador. Ao arrancar, por se tratar de um veículo diesel, que normalmente é mais lento na saída, ele surpreende já que sai da posição estacionária de maneira rápida e segue desenvolvendo velocidade de maneira constante com pouca pressão no acelerador.
No circuito urbano, a as suspensões preparadas para circular tanto no asfalto como na terra, absorvem bem os impactos decorrentes das passagens por buracos, asfalto ondulado, lombadas e valetas. A boa altura em relação ao solo não interfere na estabilidade e evita aquelas incomodas ‘raspadas’. Ao estacionar o ângulo de visão oferecido pelos espelhos é satisfatório e o motorista ainda conta com o auxílio da câmera de ré, os vários sensores e ainda pode utilizar o sistema que faz o Jeep Compass Diesel Limited 2022 estacionar sozinho em vagas longitudinais e perpendiculares.
Nesta Avaliação, o Jeep Compass Diesel Limited 2022 foi utilizado mais na rodovia, do que no circuito urbano, pois foi levado até Curitiba (PR) e a rodovia utilizada foi a Regis Bittencourt, uma distância aproximada de 806 km ida e volta. Ela possui trechos de retas, muitas curvas, subidas e descidas. Nestas condições, o Compass Diesel proporcionou uma viagem extremamente confortável e segura. Nos trechos retos mantém velocidade constante, ao chegar em uma subida não perde desempenho, faz ultrapassagens de maneira consistente e é muito estável ao entrar em curvas, mesmo as mais severas. Ou seja, o Jeep Compass Diesel Limited 2022 é um SUV multiuso, vai agradar quem precisa de um veículo para rodar na cidade, rodovia e fora de estrada com bastante conforto e segurança.
O consumo de diesel do Jeep Compass Diesel Limited 2022 divulgado pela Jeep é de 10,4 km/L na cidade e 13 km/L na estrada. O modelo anterior, ou seja, o Jeep Compass Diesel 2021 a fabricante divulgava consumo de 10,2 km/L e na rodovia 11,7 km/L. Sendo assim, as calibrações adotadas no motor que recebeu o Arla 32 também resultaram em economia de combustível mais acentuada no ciclo rodoviário.
Nesta Avaliação feita com ar-condicionado ligado, na cidade o Compass Diesel apresentou consumo médio de 9,8 km/L, passando por vários trechos congestionados, com trânsito realmente engarrafado. E na estrada, no caso a Regis Bittencourt, a média obtida foi de 17,2 km/L. Quem leu outras postagens das nossas Avaliações irá encontrar esta explicação, a qual repetimos. O consumo de combustível sofre influência de vários fatores, como por exemplo a maneira que o motorista dirige, terreno que circula, condições climáticas, entre outras, por isso a diferença entre o divulgado oficialmente e o consumo obtido.
O Jeep Compass Diesel Limited 2022 custa R$ 243.965 e pode ser configurado no site da Jeep. É uma versão bem equipada pois traz entre os itens de série os freios ABS, controle de estabilidade (ESC), controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, HSA (Hill Start Assist), 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), sensores de chuva e de estacionamento traseiro e dianteiro, sistema Auto Hold, monitoramento de pressão dos pneus, travas elétricas nas portas e porta malas, câmera de ré e freio de estacionamento eletrônico. O ar-condicionado é digital de duas zonas, há o controlador de velocidade, o piloto automático e o alerta de velocidade. Sistema de áudio com 6 alto falantes, USB e USB-c e Bluetooth. Os bancos em couro Marrom Arizona, iguais ao do Compass avaliado, custam R$ 1.665,00.
O pacote PACK HIGH TECH 2022 custa R$ 9.696,00 para o Jeep Compass Diesel Limeted 2022. Ele traz os sistemas semiautônomos de direção que contempla a abertura eletrônica do porta-malas, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixas, banco elétrico para o passageiro, acendimento automático dos faróis altos, detector de fadiga e reconhecimento de placas e Park Assist. E ainda há o teto solar eletrônico panorâmico por R$ 8.717,00.
Nas opções de cores a Jeep oferece para o Compass Limited Diesel a cor sólida Preto Carbon sem custo. Já as cores metálicas Prata Billet Bicolor, Azul Jazz Bicolor, Deep Brown Bicolor ou Cinza Granite Bicolor o custo é de R$ 1.861,00. E a cor perolizada Branco Polar custa R$2.480,00. Já o comprador do Jeep Compass Série S pode optar pela cor perolizada Branco Polar Bicolor custa R$ 2.350,00.
Motor: TD 350 Turbo Diesel
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Câmbio: ZF 9HP Automático, 9 marchas
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 19”
Pneus: 235/45 R19
Comprimento: 4.404 mm
Entre-eixos: 2.636 mm
Largura: 1.819 mm
Altura: 1.633 mm
Altura mínima do solo entre os eixos: 212 mm
Ângulo de entrada: 29,9°
Ângulo de saída: 29,3°
Ângulo de rampa: 21°
Tanque de combustível: 60 litros
Porta-malas: 476 litros