Por: Edison Ragassi
Em fevereiro de 2022 a Jeep lançou o SUV compacto Novo Jeep Renegade o qual recebeu mudanças visuais e também na motorização. A fabricante deixou de utilizar o motor 1.8L EtorQ EVO e o diesel Multijet II. Eles foram substituídos pelo moderno 1.3L T270 turbo Flex. Como é de costume, a fabricante oferece várias versões de acabamento. Nessa Avaliação, destacamos as diferenças entre o modelo de entrada o Jeep Renegade Sport FWD e o inédito Jeep Renegade Série S T4 FX AT9 – 4WD LOW.
Entre as mudanças visuais o Jeep Renegade com motor T270 recebeu uma nova grade com 7 fendas. Na versão Sport ela é preta e no Renegade S tem um tom mais claro. Os novos faróis são em Full LED com assinatura DRL (Daytime Running Light). As lâmpadas de seta ou luzes de direção estão integradas aos faróis. O para-choque dianteiro foi redesenhado. Na opção Sport foram colocadas molduras nas extremidades, as quais são preenchidas, com as luzes de neblina em LED, equipamento de série no modelo S.
Ao olhar a lateral do Jeep Renegade Sport e Renegade S 2023 está evidente que o desenho não foi alterado. Ele mantém as linhas quadradas, barras no teto, área envidraçada com molduras, elas são pretas com frisos cromados na base no Sport e totalmente pretas na opção S. A diferença de cor também está nas capas dos retrovisores com luzes de direção e nas maçanetas.
No Renegade Sport as capas são pretas, enquanto que no S na mesma cor da carroceria. As caixas das rodas são com molduras ligadas por um friso nas duas versões. A Jeep também mudou o desenho das rodas de liga-leve no Novo Renegade, elas são de 17 polegadas com pneus 215/60 no Sport e 19”, calçadas com pneus 235/45.
Jeep Renegade 2023 com novo desenho nas lanternas
Na traseira do Renegade Sport e Renegade Série S 2023, a identificação da versão está no lado direito da tampa do porta-malas e no lado esquerdo a inscrição T270 referente ao motor. As lanternas em LED com o “X”, tradicional do Renegade presente desde a primeira geração do modelo, foi colocada na horizontal. E o para-choque traseiro também foi redesenhado, ele traz refletores nas pontas. Para identificar a versão, além da inscrição, o logo da Jeep no centro da tampa é cromado no Sport e cinza no S.
No interior do Jeep Renegade, ou seja, por dentro, as diferenças de acabamento e tecnologias são mais evidentes. O painel de instrumentos do Renegade Sport 2022 mostra informações analógicas e digitais. No lado direito há o velocímetro analógico, e no esquerdo o conta-giros, também analógico. No centro está a tela digital com as informações do computador de bordo, as quais são acessadas nas teclas do novo volante multifuncional. Enquanto que o multimídia tem a tela de 7 polegadas.
Já o painel de instrumentos do Renegade S 2022 é totalmente digital, a tela é de 7 polegadas configurável e sem ponteiros. O motorista acessa parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G. A central multimídia também é maior, já que a tela é de 8,4 polegadas, assim como o volante multifuncional, o painel é semelhante ao utilizado no Novo Jeep Compass. Tanto no Sport como no S o multimídia aceita conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
Jeep Renegade Sport 2023, bancos revestidos em tecidos com relevos
Na Série S do Renegade, ele ainda traz o carregador de celular por indução, um detalhe interessante: foi incluído o novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, isso para evitar superaquecimento. São três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C.
No console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. E o ar-condicionado é digital duas zonas. Os bancos revestidos em tecidos com as costuras brancas e relevos nos assentos e encostos são de série no Renegade Sport 2023. Já, por se tratar de uma versão topo de linha o Renegade S tem os bancos revestidos em couro, com as costuras brancas.
O comprimento do Jeep Renegade 2023 é 4,2 m e a largura da carroceria é de 1,8 m. Sua distância entre-eixos é de 2,5 m e a altura de 1,6 m. Quem tem um Jeep, com certeza irá passar por algum terreno acidentado, para estas condições o ângulo de entrada é de 21,0°, o de saída 31,0° e o ângulo de rampa de 22,0°. A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade 2023 é de 385 litros, isso sem rebater os bancos, os quais podem ser rebatidos 60/40. E no tanque a capacidade máxima de combustível é de 55 litros.
Lançado em fevereiro de 2022, a mais importante modificação promovida no SUV Jeep Renegade foi na motorização, já que saiu o motor diesel, mesmo nas versões com tração 4×4, e entrou o turbo Flex e mantiveram as opções de câmbio. O motor do Sport e também do S é o novo T270 turbo flex. A potência do motor do Jeep Renegade é de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina), enquanto que o torque é 27,5 kgfm (270 Nm) com qualquer um dos combustíveis. Já a diferença entre o Jeep Renegade Sport e Jeep Renegade S é o câmbio e a tração, pois no primeiro ele é automático com 6 marchas e tração 4×2, enquanto que no segundo o câmbio automático é de 9 marchas e a tração 4×4.
Ao entrar na concessionária e ser atendido pelo vendedor, quem ainda não conhece o Jeep Renegade 2023, irá observar primeiro o SUV por fora e notar que, comparado ao Renegade comercializado anteriormente, as mudanças visuais não foram profundas, porém, vai notar que ele está com um aspecto mais jovem e moderno.
Como estamos mostrando duas versões, a primeira sensação ao entrar no Jeep Renegade Sport e a de que ele manteve as características de veículo robusto, porém, confortável. O painel de instrumentos é fácil de visualizar e o volante multifuncional é de boa empunhadura, também é fácil utilizar os comandos que estão ao lado, pois não exige estudos, já que são intuitivos.
No entanto, digamos que este interessado em adquirir um Renegade, saia imediatamente e entre no Renegade S, ele vai se surpreender. Isso porque a impressão é de entrar em outro carro graças ao painel digital incorporado nesta nova linha. Mas não é só isso. O acabamento dos bancos, portas e painel é mais refinado, o ar-condicionado de duas zonas e carregador de celular sem fio dão aquele toque de modernidade. Já em ambas as versões, o motorista ajusta banco, volante e espelhos facilmente, pois o volante é ajustável em altura e profundidade e os ajustes manuais, não há opção de comandos elétricos.
Já ao dirigir o motorista sentirá diferença entre uma versão e outra. Ao sair da posição estática, o Renegade Sport com motor T270 e câmbio automático de 6 marchas arranca com desenvoltura e desenvolve velocidade rapidamente. Porém, quando no modo normal, ele tem lag, uma certa demora para trocar as marchas. Essa diferença fica mais evidente quando o Renegade vai para a estrada, ao exigir um pouco mais do acelerador, ao fazer uma ultrapassagem, por exemplo, o giro do motor sobe e ele demora um pouco para trocar a marcha, mas não compromete a manobra.
Por sua vez, o Renegade S com o mesmo motor T270 e câmbio automático de 9 marchas, é mais lento ao arrancar. Esta diferença de performance é confirmada oficialmente, pois a Jeep divulga que o Sport faz de zero a 100 km/h em 8,7 s e o Renegade S faz de zero a 100 km/h em 9,5 s. No entanto, depois de estabilizar em 120 km/h, ao tirar o pé, frear e acelerar novamente a retomada é mais ágil e não há o lag como o causado pelo câmbio de 6 marchas.
No que diz respeito a estabilidade, em ambos as suspensões independentes dianteira e traseira estão bem ajustadas, assim como a direção com auxilio elétrico. As duas versões passam por valetas, lombadas, buracos, com facilidade e conforto.
Ainda como principal diferença entre as versões, o Renegade S traz a tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno para quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e o assistente de estacionamento automático Park Assist, o sistema que faz o carro estacionar sozinho em vagas laterais e longitudinais.
Com motor turbo 1.3L e câmbio automático de 6 marchas, o consumo de combustível do Renegade Sport 2023 quando abastecido com etanol é de 7,7 km/L na cidade e 9,1 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina no tanque, no ciclo urbano ele faz 11km/L e 12,8 km/L na rodovia. O Jeep Renegade Sport entrega para esta avaliação foi abastecido com etanol e a média obtida foi 8,5 km/L na cidade e 10,2 km/L ao rodar na estrada.
E o Renegade S 2023 que utiliza o mesmo motor, porém, o câmbio é de 9 marchas faz no ciclo urbano com etanol 6,3 km/L e 7,6 km/L na estrada. E com gasolina o consumo é de 9,1 km/L na cidade e 10,8 km/L na estrada. Também entregue com etanol no tanque, o Renegade S 2023 fez na cidade 7,1 km/L na estrada 9,1 km/L na rodovia.
Na concessionária, o preço do Jeep Renegade Sport 2023 é R$ 137.312. Ele sai da fábrica com 6 airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um USB-C), Start/Stop e bancos com forração exclusiva. O freio de estacionamento é eletrônico, ar-condicionado de uma zona, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.
Por se tratar de uma versão acima, o preço do Jeep Renegade Série S 2023 T270 com o câmbio de 9 marchas e tração 4×4 é R$ 177.713. Além dos itens já mostrados ele tem a mais 7 airbags, pois inclui o de joelho do motorista. A abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, comutação automática do farol alto, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Como opcional a Jeep oferece o teto solar elétrico panorâmico.
Motor: T270
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Aspiração: Turbocompressor com wastegate elétrica
Cilindrada: 1.332 cm³
Torque: 27,5 kgfm (270Nm) E/G a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta de combustível
Tração
Renegade Sport: 4×2
Renegade S: 4×4
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Renegade Sport: 215/60 R17
Renegade S: 235/45 R19
Renegade Sport: Liga leve 17”
Renegade S: Liga leve 19”
Comprimento: 4.268 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Largura: 1.805 mm
Altura: 1.696 mm (Sport)
Altura: 1.706 mm (Série S)
Altura mínima do solo: 186 mm (Sport)
Altura mínima do solo: 187 mm (Série S)
Ângulo de entrada: 21,0° (Sport)/ 29,0° (Série S)
Ângulo de saída: 31,0° (Sport)/ 32,0° (Série S)
Ângulo de rampa: 22,0° (Sport)/ 21,0° (Série S)
Porta-malas: 385 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Leia também: Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo
Fotos: AutoAgora.com.br / Imagens
2 Comments
[…] disso, toda a linha Jeep Renegade e Jeep Compass estão com taxa zero no parcelamento de até 24 vezes. Completando os atrativos, […]
[…] Jeep Commander é oferecido com motor T270 1.3L GSE turboflex, o mesmo do Compass, Renegade e Fiat Toro. Ele entrega potência de 185 cv (E)/180 cv (G) a 5.750 rpm. Já o torque máximo é de […]