Nesta avaliação da Nova Chevrolet Montana Premier 2023, vale lembrar que, o mercado brasileiro de automóveis possui características específicas. Por isso, alguns modelos desenvolvidos aqui, não estão disponíveis em outros mercados. Um bom exemplo de solução local é a picape derivada de um automóvel de passeio, como a Chevrolet Montana.
A primeira geração da Chevrolet Montana foi lançada em 2003, ela foi montada na plataforma do Corsa, já a segunda geração da picape compacta lançada em 2010 passou a ser produzida na plataforma do Chevrolet Agile/ Fotos: Divulgação
A primeira geração da picape compacta foi lançada em 2003 (foto esquerda), com o então motor 1.8 Flexpower. Ela era montada na plataforma do novo Corsa. Depois disso, a segunda geração da Chevrolet Montana (foto direita) chegou ao mercado em 2010, montada na plataforma do Chevrolet Agile. E no final de 2022, a GM iniciou a pré-venda da Nova Chevrolet Montana 2023, agora montada na mesma plataforma do Chevrolet Onix e SUV Chevrolet Tracker.
Sendo assim, esqueça o que você conhece sobre a picape Montana, pois das gerações anteriores só restou o nome e o fato de ser uma picape. A começar pelo visual. A nova Chevrolet Montana 2023 Premier tem na dianteira a recém adotada identidade global da marca. O capô ostenta vincos acentuados nas extremidades. Já o conjunto ótico é bipartido em LED. Na parte superior uma faixa em LED de cada lado, elas são ligadas por um friso. Já os faróis, em full LED, item de série na versão Premier, estão abaixo. Completando o conjunto de iluminação, nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina. A grade dianteira é grande e no centro está a gravata dourada, símbolo da marca Chevrolet.
Ao observar as laterais da nova Montana 2023, a partir do teto, nota-se que ela tem as barras cromadas. A área envidraçada tem molduras pretas, a mesma cor está nos apliques plásticos das colunas das portas e capa dos retrovisores. A linha de cintura é alta e as caixas das rodas trazem molduras, as quais são ligadas por um friso na parte inferior da picape. As rodas são de liga leve 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17, são na cor preta para combinar com o conjunto e o desenho é exclusivo. Há molduras nas caixas das rodas para reforçar o visual esportivo e robusto. Outro acessório que também foi desenvolvido para a nova picape da Chevrolet e se destaca na lateral é o santoantonio com a inscrição Chevrolet.
Na traseira, o desenho da nova Montana 2023 Premier, traz o break light colocado no santoantonio. As lanternas em LED estão colocadas nas colunas e uma faixa preta faz a ligação entre elas. Do lado direito superior está a indicação da versão ‘PREMIER’ cromada. Abaixo da faixa a inscrição Chevrolet aparece estampada. Na parte inferior direita da tampa a inscrição ‘TURBO’ e na esquerda a identificação ‘MONTANA’. O para-choque é preto, ele avança e forma um suporte para apoiar o pé, caso seja necessário subir na caçamba. E nas pontas ele traz refletores.
Como já mostramos no início desta Avaliação, a picape Chevrolet Montana 2023 subiu de categoria, ela deixou de ser compacta e passou para uma categoria intermediária, ou seja, está entre a compacta e a média, no caso a Chevrolet S10. Sendo assim, as dimensões da nova Montana 2023 são: 4,7 m de comprimento, com distância entre-eixos de 2,8 m, a largura é de1,79 m e a altura de 1,65 m. Vale destacar também que nas gerações anteriores da picape não havia a oferta de cabine dupla e para o modelo atual a General Motors não oferece cabine simples.
A nova Montana Premier 2023 traz como item de série a capota marítima. Ela foi desenvolvida com sistema de vedação o qual evita a entrada de água e poeira. Além disso, traz também um grande ‘porta objetos’, denominado pela Chevrolet como ‘Multi-Board’.
O Multi-Board traz divisórias, as quais permitem transportar vários objetos e a capacidade de carga é de 30 kg. Já a capacidade total da caçamba na nova Montana 2023 é de 874 litros, enquanto que a capacidade de carga da nova Montana Premier 2023 é de 650 kg. Enquanto que no tanque de combustível a capacidade é de 44 litros.
O interior da nova Montana Premier 2023 é confortável, apesar de ser um veículo também destinado ao trabalho, segue o padrão adotado no SUV Chevrolet Tracker. O painel tem a maior parte em material plástico e nas bordas ele é sensível ao toque. Já o quadro de instrumentos tem o velocímetro e o conta giros analógicos e no centro uma tela TFT que mostra as informações do computador de bordo e velocidade digital. O volante multifuncional revestido em couro da Nova Montana tem a base reta, ele pode ser ajustado em altura e profundidade.
A novidade fica por conta da tela do multimídia de 8 polegadas Chevrolet MyLink que aceita Android Auto e Apple Car Play. Essa tela no Tracker e Onix é flutuante, enquanto que na nova Montana ela está como uma continuação do quadro de instrumentos. O ar-condicionado é digital, no console há o carregador de celular por indução e as entradas USB-a e USB-c. Entre os itens tecnológicos estão o Wi-Fi nativo para conectar até 7 dispositivos e sistema de telemática OnStar. Os bancos são revestidos em couro e o sistema de áudio com rádio AM/FM, traz 6 alto falantes.
Como já foi citado, a nova Chevrolet Montana 2023 é montada na mesma plataforma do SUV Chevrolet Tracker, sendo assim, utiliza o motor 1.2L turbo com 3 cilindros e 12 válvulas e o câmbio é automático de 6 marchas. Este conjunto entrega potência de 132 cv (G)/133 cv (E), disponíveis a 5.500 rpm. Enquanto que o torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm.
As picapes, ou caminhonetes, como também são conhecidas, inicialmente foram desenvolvidas para serem utilizadas no trabalho. Porém, a evolução dos veículos no que diz respeito a conforto, segurança, controle da emissão de poluentes, eletrônica embarcada, entre outros fatores, forma incorporadas também nestes modelos ‘trabalhadores’. Sendo assim, digamos que a pessoa entre na nova Chevrolet Montana Premier 2023, com os olhos cobertos, sem saber em qual veículo foi colocado. Ele vai ter a sensação de estar em um sedã grande, no que diz respeito a percepção de espaço e conforto.
Depois de tirar a cobertura dos olhos e confirmar que está em uma picape, o próximo passo será observar os detalhes interiores. No caso do quadro de instrumentos ele é fácil de visualizar. Como o volante de boa empunhadura tem o ajuste de altura e profundidade, o motorista não demora para fazer os ajustes e encontrar a melhor posição para dirigir e visualizar painel e os espelhos.
Assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr que mostra a Avaliação da nova Chevrolet Montana Premier 2023
A característica de navegar nos aplicativos do sistema multimídia por intuição permanece na Chevrolet Montana Premier 2023. O celular é pareado, seja com o Android Auto ou Apple Carplay e conectado no Wi-Fi nativo com poucos toques na tela. Neste quesito vale uma explicação. Para espelhar o smartphone e utilizar o sinal de internet do veículo, a conexão deve ser feita por cabo. Isso porque ao espelhar sem o cabo, o sistema utiliza o receptor de Wi-Fi do celular e neste caso só é possível navegar na Internet utilizando o pacote de dados do celular.
Feito os ajustes, ao acionar o motor apertando o botão, a versão Premier não tem a tradicional chave, pouco se ouve do som, pois o isolamento acústico é bom. Depois disso, basta colocar a alavanca do câmbio automático de 6 marchas na posição ‘D’ e pressionar levemente o acelerador. O arranque surpreende, ele é rápido para uma picape.
A nova Montana Premier 2023 circulando na cidade, onde encontra pelo caminho obstáculos como lombadas, valetas, buracos no asfalto, mostra que tem um sistema de suspensão ajustado (McPherson, independente na dianteira e eixo de torção na traseira), pois absorve bem estes impactos, apesar de estar com a caçamba sem carga. Nas manobras de estacionamento, o motorista não faz esforço, graças ao sistema de direção elétrica. A visualização da vaga também é facilitada por causa do tamanho dos espelhos retrovisores externos, a câmera de ré e os sensores traseiros.
Na estrada, a nova Montana Premier 2023 também tem bom desempenho. Enquanto está na fase de aceleração, as tricas das marchas são macias, o motorista não percebe a troca. Ela estabiliza fácil na velocidade de 120 km/h e não perde o folego.
Nas curvas, apesar da caçamba vazia, ela é estável até nas condições mais severas. A engenharia de desenvolvimento da Chevrolet conseguiu equilíbrio para um automóvel que pode ser utilizado no trabalho e também como carro de passeio.
Segundo validado pelo programa Conpet Inmetro, a nova Chevrolet Montana Premier 2023 faz com um litro 13,3 km/L na estrada e 11,1 km/L na cidade, isso ao ter gasolina no tanque. No entanto, ao trocar o combustível para etanol o consumo da nova Montana 2023 é de 9,3 km/L ao rodar na estrada e 7,7 km/L circulando na cidade.
Leia também: Quanto faz com 1 litro a nova Montana 2023, que compara o consumo da nova Montana com Fiat Toro e Renault Orock.
Nesta Avaliação, a Montana Premier 2023 foi entregue abastecida com gasolina e a média obtida foi de 14,4 km/L estrada e 11,1 km/L cidade. Neste caso foi possível igualar o resultado do Inmetro.
O preço da nova Chevrolet Montana Premier 2023 é R$ 142.590. Esta é a versão topo de linha. Entre os itens de série, além dos já mostrados, vem com 6 airbags, indicador da vida útil do óleo, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, faróis com acendimento automático, controlador de velocidade, também conhecido como piloto automático, chave com sensor de aproximação, controle de tração e estabilidades e auxilio para saída em rampas. E ainda os equipamentos obrigatórios como os freios ABS com EBD e ancoragem Isofix para cadeiras infantis.
Vale destacar que a nova Chevrolet Montana 2023 avaliada é a versão topo de linha, ou seja, a mais cara da gama, porém, para quem necessita de um veículo utilitário, que será utilizado exclusivamente no trabalho e não faz questão do câmbio automático, a General Motors oferece a Montana 2023 1.2T MT com o câmbio manual por R$ 118.690. Para finalizar, a nova Montana chegou ao mercado concorrendo diretamente com a Fiat Toro e Renault Orock.
Motor Chevrolet Montana Premier 2023
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Denominação: GF6
Tipo: Automático 6 marchas
Freios Chevrolet Montana Premier 2023
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção
Rodas: Liga leve17″
Pneus: 215/55 R17
Comprimento: 4.717 mm
Distância entre-eixos: 2.800 mm
Largura: 1.798 mm
Altura: 1.659 mm
Caçamba: 874 litros
Capacidade carga: 650 kg
Tanque de combustível: 44 litros
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Colaborou: