O SUV Novo Citroën C3 Aircross foi lançado em novembro de 2023 com os benefícios que a marca francesa conquistou depois de passar a integrar o Grupo Stellantis. Isso porque, além de um visual mais moderno e chamativo, o modelo tem o trem de força, ou seja, motor 1.0 T200 e câmbio CVT utilizado nos veículos da Fiat como o Pulse, Fastback e Fiat Strada, além do Peugeot 208.
O visual da dianteira do Citroën C3 Aircross Shine lembra o do irmão menor o novo C3 lançado em setembro de 2022. As linhas dianteiras são arredondadas e capô com vincos acentuados nas extremidades. As luzes afiladas em LED se unem aos frisos cromados, eles estão na parte superior das extremidades e avançam para o centro onde se unem para formar os dois Chevrons, o símbolo da Citroën (Deux Chevrons). Os faróis estão nas extremidades em área esculpida para acomodá-los. A grade central é dividida por uma barra. O para-choque é grande na mesma cor da carroceria. E na parte inferior há uma grade preta, a qual acomoda as luzes de neblina arredondadas e abaixo uma barra cromada completa o visual dianteiro do novo Aircross.
Ao observar a lateral, o Novo Citroën C3 Aircross Shine traz barras longitudinais no teto. A versão avaliada tem pintura biton, carroceria Vermelho Rubi e teto Preto Perla Nera, porém, a cor do teto também pode ser Branco Banquise, ambas sem custo adicional. Com área envidraçada grande, as colunas das portas têm apliques plásticos.
Assista o vídeo de Avaliação do Citroën C3 Aircross Shine 2024
Ainda na lateral, os retrovisores com lâmpadas de direção têm as capas pretas e as maçanetas são na cor da carroceria. Os para-lamas são robustos com vincos e molduras pretas nas caixas das rodas, elas são ligadas por um friso inferior. As rodas de liga leve diamantadas 17 polegadas são calçadas com pneus 215/60 R17.
Na traseira, Citroën C3 Aircross Shine 2024, tem um aerofólio que sai do teto. As lanternas em LED são ligadas por uma barra preta. Logo abaixo, no centro da tampa, está o duplo Chevron. Ainda na tampa, no lado esquerdo inferior a inscrição ‘Turbo 200’, referente ao motor e no direito ‘C3 Aircross’. Já o para-choque traseiro é preto, com uma moldura no meio para acomodar a placa de identificação. Um skid plate cinza metálico está no meio do para-choque, ele também acomoda os refletores.
No interior, o Citroën C3 Aircross Shine 2024 tem o painel arredondado. Ele é pintado em duas cores. As saídas de ar laterais são retangulares. O volante multifuncional de três raios com ajuste de altura, ele é revestido em couro. Por sua vez, o quadro de instrumentos é digital, uma tela TFT 7 polegadas mostra a velocidade, giro e temperatura do motor, marcha engatada, quantidade de combustível no tanque, hodômetro total e parcial, entre outras informações.
A central multimídia Citroën Connect Touchscreen tela de10 polegadas está no centro do painel. Através dos sistemas Android Auto e Apple Carplay é possível espelhar e parear o smartphone sem a necessidade de um cabo de dados. O sistema de áudio vem com dois alto falantes dianteiros e dois traseiros, tem ainda dois tweeters dianteiros.
O ar-condicionado é manual, há uma porta USB de recarga e dados, tomada 12V no painel e duas portas USB para a segunda fileira. Para completar os detalhes do interior, os bancos também são revestidos em couro.
O novo Citroën C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,66 m de altura, enquanto que a distância entre-eixos é de 2.67 m. No porta-malas a capacidade é de 493 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater o encosto traseiro totalmente. Ele não oferece opção de rebatimento 60/40 ou 40/60. E o tanque recebe até 47 litros de gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
O novo Citroën C3 Aircross foi o primeiro da marca francesa a receber o motor 1.0 turbo 3 cilindros T200 da Fiat e câmbio CVT que simula 7 marchas. Este é o mesmo trem de força que está no Fiat Pulse, Fastback, Strada e também no Peugeot 208. Este conjunto entrega potência de 130 cv (E)/ 125 cv (G). Sendo assim, o torque é de 20,4 kgfm ao abastecer com gasolina, álcool combustível, ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
Já faz tempo que o consumidor prefere os SUVs, por isso, qualquer fabricante de automóvel que pretende ter sucesso no mercado, precisa ter em seu mix de produtos pelo menos um modelo utilitário esportivo neste segmento. E foi o que fez a Citroën ao lançar o Aircross 2024. Diferente de períodos passados, quando a marca era posicionada no segmento Premium, o Grupo Stellantis a colocou para disputar clientes com as fabricantes tradicionais estabelecidas a mais tempo no Brasil, porém, sem perder as características originais, como por exemplo o design chamativo. E isso é notado logo no primeiro contato com o Aircross.
Ao observar o desenho da carroceria nota-se que é um carro que chama a atenção. Depois disso, ao entrar percebe-se o requinte e modernidade nas linhas do painel e detalhes de acabamento. Para encontrar a melhor posição de dirigir, não há dificuldades, porém, o ajuste do volante deveria ser também de profundidade, não só de altura.
Também chama a atenção o espaço interno do C3 Aircross Shine 2024, pois o carro é bem confortável, porém, para quem senta no meio no banco traseiro, o túnel central tem elevação razoável, pode ser utilizado para quem tem estatura abaixo de 1,70 m.
Está enganado quem pensa que o motor 1.0 Turbo não é suficiente para uma boa performance do SUV, pois ele tem arranque forte e desenvolve velocidade de maneira rápida e constante, sem muita pressão no acelerador. No entanto, quando o modo Eco está ativado, ao chegar em uma subida, sem estar embalado, o melhor é desativá-lo, assim ele sobe melhor.
No que diz respeito aos obstáculos comuns nos trechos urbanos, como por exemplo, valetas e lombadas, ele desempenha bem, pois as suspensões estão bem calibradas, assim como a direção com assistência elétrica, pois é fácil fazer as manobras de estacionamento e também firme nas curvas mais severas.
O mesmo ocorre ao utilizar o Citroën C3 Aircross Shine 2024 na estrada. O conjunto motor/câmbio entrega boas acelerações e retomadas, mantém velocidade constante, sem a necessidade de pressionar em demasia o pedal direito. Os freios correspondem as necessidades de um veículo deste porte, tanto na cidade como na rodovia. Para quem quer um automóvel ‘descolado’ e espaçoso, vai aprovar o Novo Citroën C3 Aircross Shine 2024.
O novo Citroën C3 Aircross Shine 2024 é o primeiro da marca Citroën a receber o motor Fiat 1.0 T200 e câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Com este trem de força, o C3 Aircross Shine 2024 faz por litro ao rodar na cidade 10,6 km/l abastecido com gasolina e 7,4 km/l ao usar etanol. Por sua vez, na rodovia o consumo é de 12 km/l com gasolina e 8,6 km/l abastecido com álcool, estes dados estão registrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Para esta Avaliação, o Aircross Shine foi entregue abastecido com gasolina. Ele rodou no modo Eco, com o ar-condicionado ligado, e a média obtida foi 9 km/l na cidade e11 km/l na estrada.
O preço do novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 é R$ 128.590. Todos os itens mostrados acima são de série, pois trata-se da versão topo de linha. No entanto, ainda vale citar que ele tem os freios com assistência ABS, ESP (controle dinâmico de estabilidade).
São quatro airbags (condutor, passageiro e laterais dianteiros), assistente de partida em rampa (Hill Assist), ITPMS (monitoramento pressão dos pneus), alarme periférico, câmera traseira, vidros e retrovisores elétricos, Isofix para cadeiras infantis.
Motor Novo Citroën C3 Aircross Shine 2024
Denominação: GSE T200
Tipo: Dianteiro, transversal, com turbocompressor e wastegate elétrica
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Comando de válvulas: no cabeçote, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Cilindrada: 999 cm³
Alimentação: Injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (G/E)
Tipo de óleo Citroën C3 Aircross 2024: 0W30
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas/Pneus Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 215/60 R17
Comprimento: 4.320 mm
Distância entre-eixos: 2.675 mm
Largura: 2.019 mm
Altura: 1.673 mm
Altura mínima do solo: 200 mm
Ângulo de entrada: 23,8°
Ângulo de saída: 32º
Capacidade porta-malas: 493 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
Colaborou: Citroën do Brasil
Acesse o Canal autoagoracombr e confira os vídeos de Avaliação
Leia também: Como proteger lataria das fortes chuvas